Usina de Letras
Usina de Letras
142 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->19 de abril: Dia do Exército -- 20/04/2010 - 10:06 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
19 DE ABRIL - DIA DO EXÉRCITO



Soldados do Exército Brasileiro – de todos os postos e graduações, de ontem e de hoje, com ou sem farda!



Vivemos tempos desafiadores.



Neste 19 de abril, ao reverenciarmos a memória dos nossos heróis, que no longínquo 1648, em Guararapes, criaram as condições para que se forjasse um exército vencedor, gênese da nacionalidade brasileira, temos consciência de que vivemos tempos desafiadores.



Precisamos buscar na formação da nacionalidade brasileira – que se confunde com a própria história do nosso Exército – inspirações e exemplos que robusteçam nossa fé em FELIPE CAMARÃO, HENRIQUE DIAS, VIDAL DE NEGREIROS, MATIAS DE ALBUQUERQUE, ANTONIO DIAS CARDOSO, TIRADENTES, ANITA GARIBALDI, CAXIAS, SAMPAIO, OSORIO, MALLET, DEODORO DA FONSECA, RONDON, MASCARENHAS DE MORAES, MAX WOLFF e outros que a história há de reconhecer. Precisamos, também, forjar o soldado do futuro, com fértil imaginação criadora, capacidade de conciliação, enérgica versatilidade, despojado do obsoleto e pronto para incorporar tecnologias das mais avançadas.



Vivemos tempos desafiadores.



Os desafi os do passado foram a manutenção da unidade nacional, evitando sua fragmentação; o estabelecimento de fronteiras definitivas; a independência da Colônia; a proclamação da República; a preservação da integridade do território brasileiro, da democracia, da ordem e do progresso.



Os desafios de hoje implicam contribuir com o desenvolvimento nacional, com o bem estar social e com a ajuda a nações amigas. E, simultaneamente, adestrar a Força com reduzidos meios, dando-lhe um poder de combate mínimo indispensável. Os desafios de amanhã são imprevisíveis. As ameaças são multifacetadas, sem fronteiras, sem frentes de combate, sem doutrina defi nida, sem estruturas, sem efetivos e sem piedade. Precisamos envolver a sociedade nessa discussão, comprometer, ainda mais, as autoridades com a Estratégia Nacional de Defesa, e preparar um exército dissuasor e com a mesma estatura do Brasil.



O fato é que o mundo está se movendo muito rapidamente. E é imperativo ao Exército não ficar para trás. Para isso não basta apenas ser criativo e inovador, há que se implementar mudanças rapidamente, assumir a indutora vanguarda tecnológica, ter condições de travar a guerra cibernética, possuir modernos mecanismos de monitoramento, vigilância e proteção, e mapear cenários impensáveis.



Há que se olhar para frente. Renovar o antigo que habita em cada soldado profissional é um necessário ato de coragem.



Sem desprezar o permanente, desfazer-se do provisório; sem perder os valores que conformam e dão credibilidade à nossa Instituição, abrir as clarabóias para o arejamento e preparar-se para vencer a guerra do futuro – com tudo que ela terá de “nunca visto”. É este o desafio que concito todos a enfrentar.



Parabéns Exército Brasileiro pelo seu 19 de Abril! Parabéns pelo seu passado de lutas e glórias, pelo seu presente de diuturno trabalho e permanente prontidão, e pelo seu futuro que por certo será tão venturoso quanto o que já se descortina para o nosso Brasil!



Avante! Sigamos todos com ânimo retemperado, coesão inconteste, entusiasmo, confiança e determinação. Como no passado, arregacemos as mangas, lutemos com as mesmas armas destes tempos desafiadores. E mereçamos a vitória.



General de Exército ENZO MARTINS PERI



Comandante do Exército









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui