Usina de Letras
Usina de Letras
155 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62180 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Ovo frito -- 23/04/2010 - 23:15 (Beatriz Cruz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
OVO FRITO







Eu já disse que adorei o filme Julie & Julia, agora estou lendo o livro. E voltei a pensar na arte da culinária, que tantos desastres tem me causado ao longo da vida... Mas de vez em quando acerto.



Fritar ovo, por exemplo, eu sei. Parece bobagem, podem rir, mas não é todo mundo que faz isso direitinho. Já repararam? Cansei de ver cozinheiras pôr bastante óleo na frigideira, colocar o ovo ali dentro e ficar jogando a gordura por cima. A clara vai fritando, fritando... até que as bordas, enrugadas e moreninhas, levantam um pouco. Enquanto isso a gema, já recoberta de uma película esbranquiçada, endurece. Aí está pronto.



Ou então o ovo é jogado de qualquer jeito, a clara esparrama e a gema se quebra. O ovo servido tem aparência de atropelado. Neste caso um bom palavrão expressaria o que eu acho do resultado.



Podem me chamar de enjoada ou o que quiserem, não gosto de ovo assim! Prefiro fritá-lo em pouquíssima gordura, só aquele tanto para que não grude. E para não ter surpresas, tiro o ovo da casca em um potinho. Imediatamente após colocá-lo cuidadosamente na frigideira, acrescento ao redor dele um tiquinho de água. Isso impede que a clara escorra para os lados. Assim que ela embranquece, e antes que seque, está pronto. Com a clara clarinha (sem rendados nas bordas) e gema cor de gema.



A maneira de degustá-lo vai depender do freguês. Se quiser pôr em cima do arroz, tudo bem. Assim que furar a gema, o arroz ficará amarelo. Neste caso, nem há necessidade de salgá-lo antes. Se preferir molhar o pão na gema, salpique um pouquinho de sal (ou fondor) depois que o ovo estiver no prato.



De minha parte, que me perdoem os vegetarianos, acho o ovo frito (desta maneira) ótimo acompanhamento para um bom bife ao ponto.



Aliás, os bifes também têm lá seus segredinhos para ficarem bons...







Beatriz Cruz

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui