Usina de Letras
Usina de Letras
12 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Não comemore a sua formatura -- 10/05/2010 - 17:55 (Jefferson Cassiano) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Formatura. Este texto foi escrito pensando em você que passou por esse ritual, comum nos finais de ano. Você se formou e isso deve ser mesmo motivo de muita comemoração e até de comoção. Pais, outros parentes e amigos também querem viver essa emoção, o que é muito justo. Você merece as congratulações de todos. Você merece: parabéns! Só que eu gostaria de comemorar com você outros fatos, e não a formatura. Formatura parece ser uma palavra muito definitiva para explicar o que está acontecendo em sua vida. Quem se forma está, então, “formado”, no sentido de que está terminado, de que completou a missão? Creio que não. Ao menos, espero que não. Não acredite que você está formado. Isso não seria bom para você. É isto: desejo que você nunca esteja mesmo formado e que, pensando assim, siga sempre “em formação”.

Faz tempo que as pessoas são obrigadas a ter metas bem definidas. A pressão começa muito cedo, quando perguntam à criança mal saída das fraldas: “o que você vai ser quando crescer?”. Essa loucura por metas tem tirado dos homens a alegria da jornada. É como se todos nós tivéssemos que escolher uma cidade na qual quiséssemos chegar e mantivéssemos toda a atenção nesse destino, sem tempo para perceber as paisagens talvez muito belas, talvez muito pitorescas que se apresentassem em nosso caminho. O importante seria apenas a chegada, e não a viagem. Como passamos a maior parte de nossas existências em diversos tipos de viagem, creio que a vida pode ser muito chata se não aprendermos a curtir o passeio, mesmo que a meta nunca seja alcançada.

Metas não são o fim. São apenas pontos de referência na longa jornada que é a vida. É por isso que não quero que você comemore a formatura. Formatura é apenas esse ponto de referência da longa jornada que foi o seu tempo na escola. Minha proposta é que você aproveite o momento para relembrar as diversas “paisagens” que encontrou pelo caminho, os diversos amigos que fez, os erros que cometeu, as pequenas vitórias que conquistou. Tudo isso agora faz parte de você. Comemore o que você se tornou. Formaturas, como outras metas, chegarão. Não as comemore. Comemore, isto sim, a possibilidade que se abre quando os objetivos são atingidos. Esse deve ser o motivo da sua alegria: o acesso a novos caminhos. Não foi a formatura que lhe deu esse acesso, mas a caminhada que você empreendeu. Você, agora, pode mais do que podia, quer mais do que queria. Quer, inclusive, atingir outras metas. E pode querer: você conquistou todos esses direitos. Comemore essa conquista.

Professores têm essa mania de dar conselhos. Peço desculpas por isso e aviso que nós também temos outra mania: a de criar expectativas sobre nossos alunos. Mesmo que você não tenha sido meu aluno e que nunca vá desempenhar esse papel, aviso que tenho uma esperança em relação a você. Ela não tem nada a ver com uma profissão, uma escola, uma faculdade, ou com sucesso financeiro. Eu espero que você tenha uma meta única na vida: buscar você mesmo em tudo que fizer. Essa é uma meta interessante, principalmente se for, de fato, única. Como ela nunca será atingida, pois, acredite, nenhum homem se conhece por inteiro, você estará sempre buscando. Buscar sempre é o melhor jeito de aprender a apreciar a viagem. As outras metas serão conquistadas com mais prazer se você puder viver assim.

Outro nome para o ritual que você viveu ou está prestes a viver é “colação de grau”. É uma confirmação de que, a partir de agora, você tem um nível de conhecimento: fundamental, médio, superior ou pós isso tudo. Já que a palavra é essa, brinquemos com ela: por que você não “cola” nos amigos que fez ao longo de seu curso? Siga seu novo caminho, mas esteja sempre próximo deles, dê notícias, apareça. Talvez não esteja muito claro agora, mas acredite: mais importante que o seu canudo são, e serão sempre, as amizades que você construiu. Esse é o seu maior prêmio. Isso, sim, deve ser comemorado. Parabéns por isso.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui