Usina de Letras
Usina de Letras
151 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50629)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->A seleção pela globalização -- 13/07/2002 - 10:06 (José Ricardo Mendes Oliveira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Algumas situações que ando vendo por aqui, cada vez mais me fazem acreditar que constituímos a mais cruel de todas as formas de sociedade.

O Darwinismo social pelo qual estamos passando nenhuma das espécies ja extintas experimentaram.

O homem social atual trava uma batalha intensa com sua própria espécie, onde caça e caçador, pertencem ao mesmo gênero e família.

A desunião de nossa espécie nos carrega rumo à redução de nós mesmos, onde a seleção natural mais óbvia e premeditada, irá dizimar uma boa parcela de nossos irmãos que, por um acidente de percurso, pertencem a uma subespécie que está ultrapassada pela velocidade das informações.

Projete seu estado de espirito para o ano de um mil novecentos e trinta- por exemplo- imagine a distancia social que separa a classe privilegiada da menos privilegiada. Naquele tempo as dificuldades encontradas pelos dois lados eram quase que as mesmas - tendo em vista as de hoje - as informações eram o único item que os dominantes recebiam a mais e primeiro.

As desvantagens que parte dos indivíduos de nossa espécie levam, determinam a extinção de sua classe. Pois estão de costas para a evolução.

Deixaram de ter forças para lutar por sua sobrevivência, seus adversários - nós mesmos - estão mais preparados e amparados.

A atual irreal situação de globalização nada mais é que, o homem atual descobriu como dizimar seus concorrentes facilmente e nunca, mais nunca mesmo, deixa-los se sobressaírem. Através da informação.

Ééé! A informação sim! Já que traz o conhecimento que é a definição de poder. Faz tempo mas só agora foi que os privilegiados conseguiram dominar as informações e busca-las com maior velocidade.

Alem do mais, eu gostaria de deixar uma pergunta no ar: Quantos de nossa espécie estarão realmente inseridos no terceiro milênio?

José Ricardo Mendes
São Paulo 23/02/1998

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui