Usina de Letras
Usina de Letras
95 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A importância do Projeto Rondon -- 18/05/2010 - 13:26 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A TRIBUNA - 18/5/2010



Artigo: A importância do Projeto Rondon



Autor: * Nilson Liguori Sant’Anna



O Projeto Rondon teve início em 1966, com a denominação de Operação Rondon, envolvendo universitários de Geografia da UFF e de Medicina da UFRJ com o aprovo dos militares no poder. Eles viram no Projeto Rondon - que levou o nome do grande general de origem indígena do Exército Brasileiro que desbravou o Centro Oeste e a Amazônia, levando o telégrafo e defendia o lema “INTEGRAR PARA NÃO ENTREGAR” - , um meio de ocupar os universitários com atividades de pesquisa para desviá-los de atividades políticas. Ao entrar em contato direto com os problemas brasileiros, o Projeto Rondon foi um formador de opiniões dos estudantes.



Integrei o Projeto Rondon Regional, em 1968, atuando na área de Macaé durante o mês de julho. Realizamos trabalhos em Macaé, Trajano de Moraes, Casemiro de Abreu e em áreas de Nova Friburgo, Conceição de Macabu e Rio das Ostras. Estudantes de Medicina, Odontologia, História, Geografia, Direito e Pedagogia, entre outros, realizaram as mais variadas tarefas, a pedido das prefeituras ou do Governo Estadual, evidentemente, com o auxílio dos órgãos de governo e das comunidades.



Mais de uma década depois, meus filhos, então universitários de Direito, participaram do Projeto Rondon Nacional (Estado do Rio de Janeiro). Um deles integrou o Rondon Nacional, participando no interior do Piauí, num trabalho inerente ao Direito.



Estranhamente, na segunda metade dos anos 60, um grupo de estudantes norte-americanos dispersava-se em trabalhos acadêmicos pelo Brasil. Em 1966, integrando um grupo de estudantes da UFF, do curso de Geografia, como aluno, estivemos na Serra do Caparaó, num trabalho acadêmico com o professor Ziede Coelho Moreira, entre os estados de Minas Gerais e do Espírito Santo. Quando descemos a serra do Caparaó, nos encontramos com o grupo de estudantes americanos perto do abrigo de pedra.



O Projeto Rondon, com o lema do Marechal Rondon, “INTEGRAR PARA NÃO ENTREGAR”dispersou estudantes brasileiros por todas as áreas do país, do Rio Grande do Sul à Amazônia, num trabalho de grande importância nacional com frutos em milhares de municípios, com destaque para as áreas de Saúde, Educação, Agropecuária, Meio Ambiente, Direito e Cidadania.



A extinção do Projeto Rondon, com a queda do governo militar, não foi devidamente justificada. A instituição era adequada à educação superior em suas futuras profissões, que identificam fatores importantes no exercício pleno da cidadania, a partir do conhecimento dos problemas do interior das diversas regiões do país, descobrindo mazelas nos diversos setores empresariais de governo, denunciando atrocidades no campo, incluindo invasões de posseiros e grileiros em comunidades indígenas e quilombolas, estudando as causas do êxodo rural e da favelização nas áreas urbanas, cuidando da saúde e da educação, e fiscalizando o meio ambiente.



É necessário incentivar o retorno do Projeto Rondon, com o dinamismo que havia no seu início.



*Sócio efetivo dos Institutos Histórico e Geográfico de Niterói e São Gonçalo







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui