Usina de Letras
Usina de Letras
32 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->QUEM FOI ELIEL BARRETO? -- 24/05/2010 - 08:20 (Mário Ribeiro Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
QUEM FOI ELIEL BARRETO?







Mário Ribeiro Martins*



Eliel de Souza Barreto nasceu em Santo Antônio de Jesus, Bahia, no dia 17 de maio de 1915. Filho de José de Souza Barreto e Francelina de Souza Barreto. Após os estudos primários em sua terra natal, deslocou-se para outros centros, onde também estudou. Fez o ginásio por correspondência.



Na década de 1940(17.01.1942), casou-se com Esther Silveira Barreto, com quem teve os filhos Elide(19.04.1943), Elielzinho(16.12.1944), Eliane(18.11.1946) e Edson(30.07.1954), todos nascidos em Santo Antonio de Jesus, Bahia. Em virtude de sua função publica, foi para Bom Jesus da Lapa, na Bahia, onde permaneceu até o ano de 1963(entre 1961 e 1962, o autor destas notas residiu na casa de Eliel Barreto).



No inicio de 1963, com 48 anos de idade, mudou com a familia para Cruz das Almas, na Bahia.



Em 1964, retornou com a família para sua terra natal, Santo Antonio de Jesus, levando apenas Elide, Eliane e Edson, já que Elielzinho fora para Salvador continuar seus estudos.



No final de 1964 Elide formou-se Professora e no final de 1965 foi a vez de Eliane. No início de 1966 saíram em direção à cidade de Conceição da Feira, à exceção de Eliane, que foi estudar no SEC em Recife, onde se encontrou outra vez com o então seminarista Mário Martins, demonstrando ambos muita alegria com o reencontro.



Chegando em Conceição da Feira, Eliel e família fundou um trabalho Batista, que se tornou igreja em 1967. Ainda em 1967, com 52 anos de idade foi consagrado, tornando-se Pastor Eliel de Souza Barreto, a pedido da novel igreja, que foi crescendo com a conversão de várias pessoas. Também o trabalho social foi implantado com a distribuição de roupas, calçados e alimentos oriundos dos EUA.



Elide casou-se em 1969 e continuou morando em Conceição da Feira. Tem três filhos (Fredd, Ana Cláudia e Luciane) e 5 netos.



Elielzinho (que havia se formado em contabilidade em Salvador em 1967), casou-se em 1971 com Nancy Oliveira Barreto, com quem tem 3 filhos (Samuel, Marcelo e Leandro) e espera o 1º neto (a) (do casal Marcelo/Emanuela) para o final deste ano ou início do outro.Foi professor durante quase 20 anos e hoje está aposentado juntamente com a esposa, morando em Salvador.



Eliane, que se formou no SEC em 1970, passou 2 anos como missionária em Ibotirama, de onde voltou para Conceição da Feira e se casou com Luiz Ferreira. Tem 3 filhos (Luiz Edson, Luiz Alberto e Luiz Eduardo) e um neto chamado Guilherme do casal Luiz Edson/Flávia. Está esperando o 2º neto do casal Luiz Alberto/Cíntia.Também foi professora e hoje está aposentada em Cruz das Almas.



Edinho(Edson) está casado com Vera Barreto, mora em São Gonçalo dos Campos e tem 2 filhos (Raquel e Tiago). Do 1º casamento também tem 2 filhos (Marcos e Lílian Esther), sendo que Lílian já lhe deu um neto chamado Filipe e é casada com o Pastor Fidélis Júnior.



Quanto ao Pastor Eliel Barreto trabalhou como auditor do Ministério da Fazenda e conseguia conciliar tal função com as lides pastorais. Organizou alguns pontos de pregação nas regiões próximas e também uma congregação em Cachoeira, que mais tarde se tornou em igreja, onde foi consagrado e empossado o Pastor Arlindo de Oliveira (sogro de Elielzinho).



Eliel Barreto aposentou-se em 1982, com 67 anos de idade e passou a dedicar-se inteiramente ao ministério cristão. Era muito querido na cidade, tendo sido convidado para ser candidato a prefeito. Recusou por considerar que a dedicação ao trabalho de DEUS é muito mais importante. Sempre contou com o apoio da família dentro das possibilidades de cada um, principalmente da esposa Esther, que segundo suas próprias palavras, era a metade do seu ministério.



Em novembro de 1998 teve a primeira grande tristeza de sua vida: sua querida esposa Esther Silveira Barreto foi acometida de câncer no intestino, vindo a falecer em 22 de dezembro de 1998.



O Pastor Eliel Barreto, em 2004, foi acometido de câncer da próstata, só falecendo em julho de 2007, com 92 anos de idade, quando passou por vários momentos de sofrimento. Deixou 4 filhos, 13 netos e 5 bisnetos.



(Sobre Eliel, recebi o seguinte e-mail: ELIEL BARRETO FILHO - eliel.barreto@uol.com.br. Da cidade : Salvador-Bahia(04.04.2010). Querido e grande amigo Mário: acabo de ler seus escritos e fiquei muito emocionado ao ver você mencionar nossos nomes. Minha mãe faleceu em dezembro/98, vítima de câncer generalizado no intestino. Meu pai também faleceu em 2007, também vítima de câncer, quando pastoreava a Igreja Batista em Conceição da Feira-Bahia. Elide já tem filhos e netos. Eliane também tem e mora em Cruz das Almas-Bahia. Eu moro em Salvador, fui professor durante muitos anos e estou aposentado, tenho 3 filhos e ainda não tenho netos. Confesso minha alegria em poder enviar-lhe nossas notícias. Qualquer outra informação, pode procurar-me. Um grande abraço, Elielzinho).







*MÁRIO RIBEIRO MARTINS-PROCURADOR DE JUSTIÇA E

ESCRITOR.

SITE: www.mariomartins.com.br

CAIXA POSTAL, 90, PALMAS, TOCANTINS, 77001-970.

FONES: (063) 32154496. (063) 99779311.

E-MAIL: mariormartins@hotmail.com

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui