Usina de Letras
Usina de Letras
151 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50621)

Humor (20031)

Infantil (5433)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Etapas de julgamento -- 03/07/2000 - 21:38 (IVANILDO PORFÍRIO DA CRUZ) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ETAPAS DE JULGAMENTO



Ivanildo Cruz



O julgamento é um dos atos mais difíceis para ser executado. Que o digam os juizes que exercem com integridade as suas funções. É bastante conhecida a sentença do rei Salomão sobre a posse de uma criança disputada por duas mulheres. Ele sustou a decisão de cortar ao meio o bebê, quando percebeu qual era a verdadeira mãe. Ela suplicava fosse o recém-nascido entregue a outra mulher, contanto que permanecesse vivo.

Mas, queremos nos referir ao julgamento humano em diferentes aspectos. Podemos fazer analogia das suas etapas com o fato de escolher o arroz como base da refeição diária. Por que o utilizamos? São sete as etapas e têm a gradação que se inicia com o julgamento mais elementar e vai ao nível supremo, a saber:

l. Utilizando o julgamento mecânico, que é primário, comemos o arroz porque temos fome. Temos apetite e o arroz é mais fácil de obter.

2. O nosso segundo julgamento é sensorial. Escolhemos o arroz como alimento porque gostamos do seu paladar, somos controlados pela língua. (Aceitamos ou rejeitamos outros alimentos, usando apenas o paladar).

3. No terceiro nível de julgamento humano, que é o sentimental, levamos em consideração o fato de que metade da população do mundo come arroz como seu principal alimento. Decidimos então sentimentalmente que aquele cereal será também bom para nós.

4. Chegamos ao nível intelectual, quando consideramos o arroz alimento mais completo dentro do ponto de vista da nutrição. Verificamos que a sua taxa de sódio e potássio é de 5/1, aproximada das células do nosso corpo. Observamos que os carboidratos contidos no arroz integral, transformam-se rapidamente em glicose, que é essencial para o perfeito funcionamento do corpo.

5. Passamos agora para o julgamento sócio-econômico, quando vamos analisar os custos da produção. Verificamos que determinada área de terra plantada de arroz dará para alimentar vinte a trinta pessoas. Como uma vaca necessita de área dez vezes maior para produzir menor quantidade de alimento, concluimos que não existe campo suficiente para alimentar todo um mundo de carnívoros. O que disto pode resultar é conflito, conforme a história comprova. Muitas guerras já foram deflagradas pela necessidade de possuir campos para nutrir todo o gado. É compreensível, portanto, que, se maior extensão de terra fosse liberada para o cultivo do arroz, a escassez dos alimentos poderia ser coisa do passado.

6. No nível de julgamento ideológico, baseamo-nos no padrão alimentar experimentado por milhões de pessoas durante milhares de anos. Podemos, assim, seguir a mesma dieta, que comprovou ser capaz de curar a doença e promover a saúde de enorme parte da população mundial. Como os grãos sempre foram o alimento usado por homens que buscam desenvolver a percepção, é natural que nos voltemos para o arroz, pois o nosso objetivo é o mesmo.

7. Quando o indivíduo atinge o nível supremo, verifica ser possível comer qualquer coisa que desejar. "Como a sua vida é a própria ordem, ele só aprecia a nutrição que é simples e ordenada. A comida mais simples e mais completamente de acordo com a Ordem

do Universo é o arroz escuro, integral."



Fonte: Folheto Informativo nº 6 da Associação Macrobiótica de Porto Alegre, 1966.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui