Usina de Letras
Usina de Letras
49 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->EULINA-AMANTE DAS FLORES. -- 24/06/2010 - 00:08 (Mário Ribeiro Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
EULINA-AMANTE DAS FLORES.



Mario Ribeiro Martins*



Paulo Nunes Batista acaba de publicar um livro formidável. Trata-se do texto de poemas EULINA- A AMADA AMANTE DAS FLORES(Anápolis, 2010), com prefácio de Alice Spindola.



Uma extraordinária homenagem para uma mulher “sui generis”. Eulina, de quem Paulo ficou viúvo, não faz muito tempo, foi um ser especial.



Eu conheci a Dona Eulina em 1975, ao chegar do Recife, como Professor da Faculdade de Direito da hoje UNIEVANGÉLICA e Co-pastor da Primeira Igreja Batista de Anápolis.



Morávamos na mesma Rua(Rua Inglaterra, do Conjunto Nações Unidas).



Em 1975, portanto, tive os primeiros contatos com o Paulo e a Eulina. Nunca a vi de cara feia. Sempre sorridente, afável. Fui sempre tratado por ela como um Rei.



Ao bater à porta e perguntar pelo Paulo Nunes Batista, ela tinha sempre um sorriso e uma frase: “Entra Dr. Mario. Paulo, Dr. Mario está aqui”.



Ao Paulo, agradeço a minha “goianidade” e o meu “anapolinismo”. É que o Paulo me incentivou a gostar das academias.



Primeiro, foi a Academia Anapolina de Filosofia, Ciências e Letras. Depois, veio a Academia Anapolina de Letras e Artes. Finalmente, a Academia Goiana de Letras, na qual fui recebido em 19.03.1983, pelo jornalista Jaime Câmara, então presidida por Ursulino Leão, depois de ter eu concorrido com Antonio Baptista e Aidenor Aires.



A Eulina, agradeço a simpatia, a simplicidade, o seu suco de graviola(árvore plantada por ela), o seu cafezinho.



O livro do Paulo é um conjunto de poemas de fina sensibilidade poética, todos dedicados a Eulina.



Quando soube da morte de Eulina fiquei sentido. Não entendi porque ela se foi tão cedo. Mas o Paulo perpetuou a sua imagem através dos poemas, das fotografias.



Num deles, disse Paulo, em 20.06.1998: “Olhe, Eulina Querida, um dia, a Vida, que vive morre e que renasce em tudo, fará de mim, aquele grande Mudo e, quem sabe, também, o grande Cego para cumprir o carma, a que me entrego, dessas eternas lavras, que, afinal, não são mais do que um monte de palavras”.



*Mario Ribeiro Martins é Procurador de Justiça, Escritor, Conferencista. Atende pelo www.mariomartins.com.br ou ainda pelo mariormartins@hotmail.com ou Caixa Postal, 90, Palmas, Tocantins ou ainda pelo (063) 99 77 93 11.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui