Usina de Letras
Usina de Letras
30 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->O Quadro -- 23/09/2002 - 15:40 (cumpadri) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Ana: tinha 16 anos e amava a pintura! Era muito boa aluna na escola B..., uma escola normal, mas muito melhor na de pintura, os pintores seus professores afirmavam-na genial, um génio! Ana amava Picasso acima de todos os outros pintores, e imaginava que juntamente com mais alguns pintores como eles, Ana e Picasso, fariam a revolução através dos seus pincéis, telas e cores,...
Na escola B... Ana deu a ideia de se fazer uma exposição com quadros e desenhos e rabiscos dos alunos; sem o seu conhecimento nem consentimento a exposição transformou-se num concurso de pinturas.


Carlos era um jovem reservado – não era muito falador e tentava sempre e ao máximo evitar discussões e confusões -, de convicções fortes e Católico, Ana por isso amava-o!


Carlos: Tinha 16 anos e amava! Era um aluno razoável da escola B... e gostava muitos de desportos. Acreditava em Deus numa altura em que era quase um pecado social faze-lo, não apregoava a sua fé ao mundo, antes pelo contrário tentava guardá-la o mais possível para si, as criticas que faziam aos crentes e à igreja não o demoviam da sua crença.


Ana pelo contrário apregoava aos ventos as suas convicções e defendi-as tanto quanto podia e não podia, era uma rapariga dinâmica e de grande força interior, Carlos por isso amava-a!


As diferenças de personalidade existentes entre os dois jovens tornaram-se um obstáculo quase intransponível, Carlos sentia-se invisível aos olhos de Ana; enquanto Ana, de certa forma, temia Carlos por este ser indiferente às ideias que ela exponha e defendia com tanta tenacidade.


Carlos desde o dia que tomou conhecimento do amor que Ana tinha pela pintura começou também ele a interessar-se por tal arte , viu no concurso de pintura da sua escola uma forma de fazer Ana reparar nele. Pelo que estudou a obra de grandes pintores e técnicas de pintura afincadamente. O artista que mais o encantou foi Dali. Como resultado o quadro que levou a concurso foi genial, como também o era o de Ana.


No dia da entrega dos prémios Ana e Carlos esperavam ansiosamente os seus prémios, Ana o reconhecimento da sua genialidade e da força revolucionária dos seus quadros, Carlos o reconhecimento do seu valor enquanto homem e artista por parte de Ana.


Ana como era de esperar , devido à sua fama, ao seu amor e dedicação à pintura e a uma certa abertura do júri para pinturas racionais e revolucionárias, foi declarada vencedora, mas a obra de Carlos, apesar da parte sentimental se sobrepor à racional, devido à sua qualidade não podia ser ignorada, pelo que ao jovem pintor calhou o segundo lugar no concurso e o prémio revelação.


Ana depois de lhe passar a euforia devida à sua completa vitória, resolveu olhar com mais atenção o quadro de Carlos e decepcionou-se, pois descobriu que a sua vitória não fora total como tinha imaginado, mas sim parcial. Viu-se obrigada a concluir que por cada Picasso existirá sempre um Dali com pinturas anti-revolucionárias!

A continuar com o título: O quadro (2)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui