Usina de Letras
Usina de Letras
18 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HISTÓRIA SÉCULO XX - QUESTÕES DE VESTIBULARES DEZEMBRO 2009 -- 11/07/2010 - 12:05 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA – SÉCULO XX – QUESTÕES DE VESTIBULARES – DEZEMBRO DE 2009 E JANEIRO DE 2010 .

Edson Pereira Bueno Leal , julho de 2010 .







1 PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL E SOCIALISMO UNESP 2010 2 FASE



Discorra sobre a experiência socialista iniciada na Europa no período entre as duas Guerras Mundiais.





2 EUA POLÍTICA ENEM 2009



Na democracia estado-unidense, os cidadãos são incluídos na sociedade pelo exercício pleno dos direitos políticos e também pela idéia geral de direito de propriedade.

Compete ao governo garantir que esse direito não seja violado. Como conseqüência, mesmo aqueles que possuem uma pequena propriedade sentem-se cidadãos de pleno direito.

Na tradição política dos EUA, uma forma de incluir socialmente os cidadãos é

a) submeter o indivíduo a proteção do governo.

b) hierarquizar os indivíduos segundo suas posses.

c) estimular a formação de propriedades comunais.

d) vincular democracia e possibilidades econômicas individuais.

e) defender a obrigação de que todos os indivíduos tenham propriedades.





3 FGV ECONOMIA DEZEMBRO 2009 NEW DEAL



“Duas pessoas inventaram o New Deal: o presidente do Brasil e o presidente dos Estados Unidos”. O autor da frase foi o próprio criador do histórico plano de recuperação da economia norte-americana, Franklin Delano Roosevelt (1882-1945). O elogio foi feito em visita ao Rio de Janeiro, em novembro de 1936, e referia-se ao governo de Getúlio Vargas.

(Flavio Limoncic, Os inventores do ‘New Deal’ in Revista da História da Biblioteca Nacional, agosto de 2009)

Sobre o New Deal, e correto afirmar que

a) recuperou as doutrinas liberais de Adam Smith no sentido de restabelecer o dinamismo da economia por meio das regras de mercado, alem de controlar as atividades sindicais para evitar aumentos salariais que comprometessem o crescimento nacional.

b) foi decisivo na recuperação da economia capitalista por desenvolver praticas que reduziram a produção aos mesmos níveis da demanda, com a constituição de rígidos orçamentos públicos sem déficits.

c) efetivou, a partir das idéias do economista John Keynes, a intervenção do Estado na ordem econômica, principalmente por meio dos investimentos públicos em grandes obras, o que resolveria parte do problema do desemprego.

d) limitou-se em reorganizar as instituições bancarias, que passaram a sofrer com a intensa vigilância do governo norte-americano e foram obrigadas a conceder linhas de credito populares para os agricultores.

e) optou pela utilização de algumas ortodoxias econômicas, a partir do modelo teórico de J. K. Galbraith, como a concentração de capitais em atividades essenciais, principalmente as industrias do aço e do petróleo.





4 FGV ECONOMIA DEZEMBRO 2009



IDEOLOGIAS



(…) a luta contra o capitalismo e a burguesia é inseparável da luta contra o Estado. Acabar com a classe que detém os meios de produção sem liquidar ao mesmo tempo com o Estado é deixar aberto o caminho para a reconstrução da sociedade de classes e para um novo tipo de exploração social (Angel J. Capelletti, apud Adhemar Marques et alli, História contemporânea através de textos)

O fragmento define parte do ideário

a) liberal. b) anarquista. c) corporativista. d) socialista cristão. e) marxista-leninista.



5 GUERNICA UNESP 2010 2 FASE



Observe a figura. Pablo Picasso, Guernica, 1937. (Carol Strickland. Arte comentada, 1999.)

A Europa já não é a liberdade e a paz, mas a violência e a guerra. Durante a ocupação alemã de Paris, a alguns críticos alemães que virão lhe falar de Guernica, Picasso responderá com amargura: Não fui eu que a fiz, fizeram-na Vocês (Giulio Carlo Argan. Arte moderna, 1992.)

O comentário de Pablo Picasso, em relação a sua obra Guernica, refere-se

a) a separação entre manifestações artísticas e realidade histórica.

b) ao bombardeio alemão da cidade basca em apoio ao general Franco.

c) aos massacres cometidos pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

d) a denuncia da anexação do território espanhol pelas tropas nazistas.

e) a aliança dos nazistas com os comunistas no inicio da Segunda Guerra Mundial.





6 PRIMEIRA E SEGUNDA GUERRAS MUNDIAIS UFSCAR 2010 2 FASE



As duas Grandes Guerras do século passado afetaram significativamente nosso pais, mas o Brasil de 1939 a 1945 era bem diferente do Brasil de 1914 a 1918. Levando em conta esses aspectos, indique a situação e o posicionamento do nosso pais na

a) Primeira Guerra Mundial.

b) Segunda Guerra Mundial.





7 SEGUNDA GUERRA MUNDIAL PUC SP 2010



Apesar de os combates da Segunda Guerra, ocorrida entre 1939 e 1945, terem transcorrido principalmente na Europa e no Oceano Pacifico, ela pode ser considerada “mundial”, pois

a) os paises participantes envolveram suas colônias americanas, africanas e asiáticas nos conflitos e estenderam as ações armadas a todos os continentes e oceanos.

b) não era possível a nenhum pais manter-se neutro diante do choque entre os membros do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) e os Aliados (liderados por Inglaterra e Franca).

c) os seus efeitos políticos e econômicos atingiram as diversas partes do planeta e provocaram alterações importantes nas relações internacionais, durante e após os conflitos.

d) todos os paises do Ocidente tiveram parte de sua população envolvida nos confrontos e computaram mortos e feridos durante o conflito e mesmo apos seu desfecho.

e) os únicos paises que se mantiveram afastados da luta foram Estados Unidos e União Soviética, as chamadas superpotências, que representavam a forca do capitalismo e do socialismo.





8 PACTO GERMANO SOVIÉTICO 1939 UNESP 2009



Charles K. Berryman,1939

(www.dancodeimagens.blogspot.com/2008/07/charges-ecaricaturas.

html) A figura faz referencia ao Pacto Ribbentrop-Molotov, de 1939, como se fosse o casamento de Hitler e Stalin.

O referido pacto estabelecia

a) a aliança entre a URSS e a Alemanha em seus projetos de destruição da ordem capitalista, só rompida com a invasão alemã no território soviético, em 1941.

b) o compromisso de Stalin em colaborar com a política de perseguição a judeus, homossexuais e ciganos, iniciada na “Noite dos Cristais”.

c) o apoio decidido dos soviéticos a política expansionista de Hitler, fornecendo recursos para o esforço de guerra alemão na Tchecoslováquia.

d) a união de forcas soviéticas e alemãs para combater a ameaça representada pela presença inglesa nos estreitos de Bosforo e Dardanelos.

e) o compromisso de não agressão entre alemães e soviéticos, com a partilha da Polônia e a ocupação dos paises Bálticos e da Finlândia pelos soviéticos.



9 FATEC DEZEMBRO 2010 SEGUNDA GUERRA MUNDIAL



Considere o texto e a charge para responder a questão.

Charge – Hitler – “ boa piada, ninguém conhece nossas intenções” . Stálin – “verdade , nem nós”.

GDANSK – O presidente e o primeiro-ministro da Polonia, Lech Kaczynski e Donald Tusk, comandaram nesta terça-feira, 1, em Gdansk, a cerimônia que lembrou o momento exato dos 70 anos do inicio da Segunda Guerra Mundial. As 4h45 de 1o de setembro de 1939, o encouraçado alemão Schleswig-Holstein abriu fogo contra a guarnição da península de Westerplatte, nas cercanias de Gdansk, dando inicio a Segunda Guerra Mundial. “Westerplatte e o símbolo da luta do fraco contra o forte”, assinalou Kaczynski, em discurso no qual reivindicou o papel de vitima da Polônia contra “os totalitarismos nazista e bolchevique”. (http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,polemicahistorica-marca-cerimonia-de-70-anos-da-2-guerra, 427842, 0.htm acessado em 05.09.2009)

(http://www.integral.br/zoom/imgs/324/image001.jpg, acessado em 01.09.2009)

O trecho do artigo e a charge de Belmonte remontam a um importante e polemico episodio ligado a 2a Guerra Mundial. Esse episodio foi

a) a divisão da Alemanha, logo apos a 2a Guerra Mundial, em Alemanha Ocidental, pertencente ao bloco capitalista, e Alemanha Oriental, pertencente ao bloco comunista.

b) a operação Barba Ruiva, executada pela Alemanha e por ela descrita como uma cruzada para salvar a Europa do bolchevismo judaico.

c) a batalha de Stalingrado, em que soldados e civis russos defenderam a cidade de Stalingrado do ataque alemão, interessado no domínio do centro industrial existente as margens do rio Volga.

d) o Dia D, momento que marcou o avanço da forca aliada, liderada pela Rússia, sobre o exercito alemão, ocorrido na região da Normandia.

e) a assinatura do pacto de não-agressão, assinado pela Rússia comunista e pela Alemanha nazista, pacto esse que previa, em segredo, a divisão da Polônia entre as duas partes.



10 CONFERÊNCIA DE BRETTON WOODS 1944 FGV ADMINISTRAÇÃO 2010



A Conferencia Monetária e Financeira reuniu representantes dos 44 paises aliados na Segunda Guerra Mundial,em julho de 1944. Buscou-se prevenir e evitar situações análogas ao caos monetário, ao desastre financeiro entre guerras e a Grande Depressão. Sobre o Acordo de Bretton Woods (Bretton Woods Agreement), assinado durante a Conferencia, e correto afirmar que:

a) Buscou regulamentar a política econômica internacional, o que provocou desvalorizações monetárias repentinas e altas flutuações das taxas cambiais.

b) Reforçou os objetivos dos Estados Unidos para a economia pós-guerra, abolindo o direito das nações a iguais oportunidades no comercio internacional.

c) Reforçou a política do liberalismo clássico de não intervencionismo estatal na economia, como forma de preservação do sistema capitalista de produção e o desenvolvimento econômico.

d) Desencorajou medidas de incentivo governamental para aumento do emprego e garantia de mercado.

e) Estabeleceu o dólar como moeda padrão para o mercado mundial e instituiu organismos internacionais como o FMI (Fundo Monetário Internacional) e o Banco Mundial.



11 DOUTRINA TRUMAN PASUSP





Em março de 1947, Harry Truman, presidente dos Estados Unidos, apresentou as diretrizes da sua política externa, solicitando aprovação de recursos para auxílio econômico e militar para a Grécia e a Turquia, então ameaçadas, segundo ele, por atividades conduzidas pelos comunistas. Em junho de 1947, o Secretário de Estado, George Marshall, apresentou o programa norte-americano de apoio aos países europeus que enfrentavam sérios problemas econômicos, em decorrência da Segunda Guerra Mundial, ofertando cerca de US$ 13 bilhões para reativação de suas atividades econômicas.

A partir da leitura do texto, pode-se afirmar que os Estados Unidos, após a Segunda Guerra Mundial,

a) buscavam fortalecer a economia de alguns países europeus para evitar a expansão do comunismo.

b) propunham o desarmamento em escala mundial, como única forma de recuperar a economia européia.

c) planejavam cobrar pesados impostos dos cidadãos europeus, como compensação à ajuda prestada.

d) faziam gestões diplomáticas para garantir o entendimento entre todos os países europeus.

e) mantinham-se isolados dos problemas internos dos países europeus.



12 UNICAMP 2010 2 FASE CHINA DE MAO TSE TUNG



No ocidente, as relações de Mao Tse-Tung com o marxismo foram objeto de discussão. Alguns estudiosos questionaram se Mao era realmente um marxista, enquanto outros argumentaram que seu pensamento estava baseado no stalinismo e não acrescentava nada de original ao marxismo-leninismo. As idéias de Mao só foram reconhecidas internacionalmente pelo termo “maoísmo” depois da Revolução Cultural.

(Adaptado de Alan Lawrence, China under communism. Londres e Nova York: Routledge, 2000, p. 6.)

a) Identifique no texto duas visões diferentes sobre o pensamento de Mao Tse-Tung.

b) O que foi a Revolução Cultural na China?







13 CORÉIAS DO NORTE E DO SUL UNESP 2010 2 FASE



A Coréia do Norte e a Coréia do Sul foram delimitadas após a 2.ª Guerra Mundial, quando soviéticos e americanos dividiram a península da Coréia no paralelo 38°N. Durante o período da Guerra Fria a reunificação se tornou inviável, surgindo em 1948 as duas Coréias. Nos últimos 56 anos as duas Coréias se mantiveram em estado de guerra. A tensão nesta área se torna crítica em 2009, devido ao fato de a Coréia do Norte ter realizado testes nucleares. (Claudia Trevisan, O Estado de S.Paulo. Coréia do Norte deixa armistício e ameaça Seul com ataque militar, Maio/2009. Adaptado.)

Ao fazer uma retrospectiva deste período histórico e possível afirmar que:

a) As tensões permaneceram restritas a tiroteios na fronteira entre as duas Coréias ate que a Revolução Chinesa, em 1929, encorajou a Coréia do Norte a tentar unificar a península sob a bandeira do comunismo.

b) Em junho de 1914, tropas norte-coreanas invadiram a Coréia do Sul, sendo que os EUA usaram a ONU para legitimar uma intervenção internacional e expulsaram os comunistas, ultrapassaram o paralelo 38oN , chegando ate a fronteira com a China.

c) Em nenhum momento histórico Mao Tse-tung apoiou a Coréia do Norte, que, desta maneira, não conseguiu empurrar os americanos para o paralelo 38oN e delimitar seu território.

d) Os dois lados negociaram só um cessar-fogo, em 1983, o que manteve as duas Coréias em estado de guerra.

e) A Coréia do Norte ameaçou, em 2009, atacar militarmente a Coréia do Sul e romper o acordo de armistício de 1953.



14 POLÍTICA INTERNACIONAL PÓS GUERRA UNESP 2010 2 FASE



Leia com atenção os textos

I. “A política internacional do pós-guerra apresenta duas características que a distinguem de todos os períodos anteriores: a universalidade das relações entre Estados e a bipolarização do poder planetário. A universalidade das relações entre Estados e fruto da desagregação definitiva dos impérios coloniais. A descolonização da Ásia e da África, que se iniciara no entreguerras, praticamente se completa na década de 60. O aparecimento de dezenas de novos paises independentes cria, pela primeira vez, uma diplomacia efetivamente mundial”.

II. “A bipolarização do poder planetário e resultado do enfraquecimento geopolítico das antigas potencias e da emergência de duas superpotências capazes de desencadear a destruição de todo o sistema mundial de Estados”.

III. “Comandando direta ou indiretamente dezenas de Estados abrigados em suas áreas de influencia, as superpotências encetam uma disputa pela hegemonia mundial que tem repercussões nos planos político, econômico e propagandistico. [...] A diplomacia contemporânea se desenvolve em circunstancias sem precedentes. Raras vezes existiu base menor de entendimento entre as grandes potencias, mas tampouco jamais foi tão coibido o uso da forca”. (Demetrio Magnoli, O mundo contemporâneo, Relações Internacionais 1945 a 2000. São Paulo: Moderna, 2002. Adaptado.)

Os textos referem-se, respectivamente, a:

a) I. Organização das Nações Unidas (ONU); II. Inglaterra e Franca; III. Doutrina Monroe.

b) I. Organização das Nações Unidas (ONU); II. Estados Unidos e a União Soviética; III. Guerra Fria.

c) I. Organização dos Estados Americanos (OEA); II. Reino Unido e Japão;

III. Plano Marshall.

d) I. União Européia; II. Canadá e EUA; III. Doutrina Trumam.

e) I. Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN); II. Alemanha e Franca; III. Conferencia de Potsdam.





15 CRIAÇÃO DE ISRAEL UNESP 2009 2 FASE



Quando da criação do Estado de Israel pela ONU, estava prevista a criação de dois estados, um judeu e outro árabe, no território do antigo mandato britânico. Apenas o primeiro viabilizou-se.

Explique o contexto em que se deu a criação do Estado de Israel.





16 ISRAEL E PALESTINOS FGV ADMINISTRAÇÃO 2010



Observe a foto abaixo.

Mulheres árabes caminham em frente a um painel com a foto do presidente dos EUA, Barack Obama, usando o tradicional lenço palestino, em Jerusalém.

Reprodução de foto de Menahem Kahana/AFP, em “Imagens do Dia”, no BOL Fotos / 14 de junho de 2009

in:http://images.google.com.br/images?hl=ptR&um=1&q=de +Menahem+Kahana+fotos&sa=N&start=20&ndsp=20

A foto acima foi divulgada pela imprensa internacional durante a ultima eleição geral realizada em Israel. No painel, como se pode observar, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, aparece vestindo um tradicional lenço palestino.

Dentre as afirmativas abaixo, assinale a que melhor traduz a mensagem presente na imagem.

a) E uma manifestação positiva da comunidade árabe de Jerusalém, que acredita na possibilidade de o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, contribuir para colocar um fim nos conflitos do Oriente Médio.

b) Trata-se de propaganda elaborada pelos partidos árabes durante as eleições israelenses. Esses partidos defendem que a intervenção de Barack Obama – que possui Hussein no nome – pode contribuir para restabelecer o

Dialogo entre palestinos e israelenses.

c) Representa uma propaganda da extrema-direita judaica em Israel, que protesta apresentando o presidente norte-americano com o lenço tradicional palestino, para denunciar sua posição pro-arabe, em defesa da criação de um Estado Palestino.

d) Refere-se a uma homenagem prestada pela comunidade judaica de Jerusalém, sobretudo pelos partidos da esquerda israelense, que, ao chamar o presidente dos EUA de Barack Hussein Obama, pretendem destacar sua posição favorável a maior integração entre árabes e judeus.

e) Retrata o presidente dos EUA, Barack Obama, como militante da causa árabe, identificado por essa razão como anti-semita e aliado do primeiro ministro de Israel, Binyamin Netanyahu.







17 TERRORISMO FGV ADMINISTRAÇÃO 2010



Leia com atenção o texto abaixo.

Esquerdas desprevenidas “(...) Depois dos ataques ocorridos em setembro, quando George W. Bush, sem especificar o inimigo nacional, declarou os Estados Unidos em guerra contra o mal, não se inaugura um novo tipo de conflito, que passa por cima de todas as convenções firmadas para afirmar a irracionalidade da própria guerra? Isso acontece paradigmaticamente no Oriente Médio, quando leis e tratados valem apenas como instrumentos da violência. A guerra deixa de se processar entre Estados-nacao para se converter numa luta entre nações cujos respectivos Estados, ou Estados em formação, passam a ficar sob a ameaça de um inimigo sem rosto, que pode ate mesmo habitar o interior de seu próprio território. E de notar ainda como esse tipo de conflito esta longe da guerra civil, quando um grupo trata de tomar o poder para reformar o Estado, ou da guerra revolucionaria, cujo objetivo final seria a abolição do próprio Estado. O Estado-nacao ameaçado abre mão daqueles ordenamentos jurídicos que legitimariam a violência exercida para se transformar ele mesmo num grupo terrorista. Em vez de se legitimar, agindo segundo a lei, passa a agir em nome da moral, como se existisse a moral universal. Cada parte, ao ver-se acuada, identifica-se com o Bem em luta contra o Mal.” Jose Arthur Giannotti, Folha de S. Paulo, Caderno Mais, 12/05/2002

Como se pode constatar no trecho do artigo, o terrorismo tem merecido especial atenção devido a transformações significativas que esse tipo de ação vem apresentando, sobretudo apos os atentados de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos.

Considerando esse fenômeno em seus vários sentidos e formas de atuação, assinale a alternativa correta.

a) O terrorismo do século XXI caracteriza-se por estar circunscrito ao âmbito de um Estado Nacional, no qual um grupo luta por uma causa especifica, como e o caso do IRA, o grupo separatista católico que reivindica a independência da Republica da Irlanda.

b) Dois fatores caracterizam mais fortemente as organizações terroristas atuais: o uso sistemático da violência como forma de atuação política e a sua estrutura em redes cujos centros de operação encontram-se dispersos nos mais diversos Estados.

c) Grupo terrorista característico do século XXI, a Al Qaeda, comandada por Osama Bin Laden, surgiu no Afeganistão como uma organização nacional e manteve sua atuação limitada a região do Oriente Médio.

d) Enquanto Chavez e acusado pelos EUA de apoiar os rebeldes marxistas da FARC, considerados terroristas por Washington, o líder libio Muammar Kadafi, doHezbollah, esta se tornando um dos maiores defensores das ações terroristas praticadas no Oriente Médio.

e) Uma forma de terror pouco divulgada refere-se ao terrorismo de Estado, que, embora não admitido oficialmente, e adotado por organizações totalitárias como a OLP (Palestina), que utiliza métodos de tortura e execução para impedir a deserção de seus membros.







18 FUVEST 2010 NELSON MANDELA



“Mandela para presidente – a escolha do povo” Fonte: AFP, 1984.

Cartaz de 1994 da campanha de Nelson Mandela a presidência da África do Sul. Essa campanha representou a

a) luta dos sul-africanos contra o regime da apartheid então vigente.

b) conciliação entre os segregacionistas e os partidários da democracia racial.

c) proposta de ampliação da luta anti-apartheid no continente africano.

d) contemporização diante dos atos de violência contra os direitos humanos.

e) superação dos preconceitos raciais por parte dos africânderes.







19 FUVEST 2010 MUÇULMANOS NA ÁFRICA E ÁSIA



Sobre os muçulmanos que vivem na África e Ásia e correto afirmar:



a) A grande concentração esta no norte do continente, mas tem ocorrido aumento dessa população nos paises subsaarianos.

No oeste da China, centenas de muçulmanos, da etnia uigur,foram mortos em conflitos ocorridos em julho deste ano.

b) Apos a eliminação do apartheid, na África do Sul, os muçulmanos deixaram de ser marginalizados nesse pais.

As peregrinações anuais a Meca foram suspensas, nos últimos cinco anos, devido a ataques terroristas.

c) A grande concentração esta no norte do continente, mas tem ocorrido aumento dessa população nos paises subsaarianos.

Em agosto deste ano, os muçulmanos do grupo Taleban assumiram o governo no Afeganistão, desestruturando outros grupos políticos, não muçulmanos.

d) Apos a eliminação do apartheid, na África do Sul, os muçulmanos deixaram de ser marginalizados nesse pais.No oeste da China, centenas de muçulmanos, da etnia uigur, foram mortos em conflitos ocorridos em julho deste ano.

e) Os conflitos de Darfur, no Sudão, com milhares de refugiados, são conseqüência de embates tribais entre muçulmanos.

Em agosto deste ano, os muçulmanos do grupo Taleban assumiram o governo no Afeganistão, desestruturando outros grupos políticos, não muçulmanos.



20 FGV ECONOMIA DEZEMBRO 2009 RÚSSIA CONTEMPORÂNEA



Na Rússia, a mortalidade era de 16‰ em 2005 contra 8‰ nos Estados Unidos, e a natalidade, de 10‰ na mesma data contra 14‰ nos Estados Unidos. A esperança de vida e de 58 anos para os homens (era 63,8 anos nos anos de 1960) e de 72 anos para as mulheres. O déficit de população ativa e estimado em 18 milhões de pessoas e, apesar do clima de xenofobia existente, o pais devera apelar para a imigração para complementar a população ativa que necessita.

(C.W.Wenden. Atlas mondial des migrations. Adaptado)

A leitura do texto e os conhecimentos sobre a realidade socioeconômica russa, na atualidade, permitem afirmar que o pais

a) esta em fase de transição tanto econômica quanto demográfica.

b) enfrenta uma situação social e demográfica alarmante.

c) deve aumentar o ritmo de crescimento demográfico quando concluir a transição política.

d) passa por um período de instabilidade demográfica semelhante ao que ocorre na Europa.

e) tem adotado uma política de controle demográfico para manter a estabilidade econômica.





21. MACKENZIE 2010 ALEMANHA

Em 1989, pessoas comemorando a queda do Muro, que dividia o país em dois blocos.

Várias imagens que demonstram a queda do Muro de Berlim

A respeito da reunificação da Alemanha, considere I, II, III e IV abaixo.

I. Chamada de locomotiva da Europa, por seu poderio industrial, a Alemanha saiu dos trilhos no começo da década de 1990. A nação foi abalada pelo alto custo envolvido para equiparar o nível de vida do lado oriental ao restante do país.

II. O chamado “choque do capitalismo” proporcionou um novo impulso às obsoletas indústrias da porção leste, atraindo investidores de toda a Europa

e Japão, graças ao crescente mercado consumidor, ex-comunista.

III. Nas últimas décadas, o país atraiu milhares de imigrantes. A estagnação

demográfica torna o país dependente de mão de obra externa, diminuindo de forma significativa o sentimento xenofóbico, de rejeição aos estrangeiros.

IV. As indústrias alemãs mantêm a sua localização inicial. A região de maior

concentração localiza-se na confluência dos rios Reno e Ruhr, devido à abundância em reservas de carvão, à facilidade de transportes e ao forte

mercado consumidor.

Dessa forma,

a) apenas I e II estão corretas.

b) apenas II e III estão corretas.

c) apenas I, II e III estão corretas.

d) apenas III e IV estão corretas.

e) apenas I e IV estão corretas.



22. MACKENZIE 2010 UNIÃO EUROPÉIA



A formação de blocos econômicos, com a finalidade de fornecer e ampliar

mercados nacionais, já era uma realidade na Europa, desde meados do século XX, com a criação do Benelux. Atualmente, com o alargamento da U.E. – União Européia –, o bloco abrange a maior parte dos países europeus. Na Europa Ocidental, só não fazem parte do bloco

a) a Grécia, a Albânia e a Turquia.

b) a Noruega, a Islândia e a Suíça.

c) a Irlanda, a Inglaterra e a Dinamarca.

d) a Finlândia, a Suécia e a Rússia.

e) a Estônia, a Letônia e a Lituânia.



23 PASUSP DESENVOLVIMENTO E BIOLOGIA



Arthur de Gobineau, no seu Ensaio sobre as desigualdades das raças humanas, de 1853, defendia a tese de que a decadência da humanidade era inevitável e a atribuía à degeneração provocada pela mistura entre raças superiores e inferiores. Mais tarde, teorias raciais, como as de Gobineau, associadas à compreensão simplificada e deturpada das teses biológicas de Charles Darwin (1859) sobre a evolução das espécies, ganharam força, em nome do chamado Darwinismo Social, para explicar desigualdades sociais e entre os povos. Assim, o “racismo científico” servia como uma das justificativas, no final do século XIX e início do XX, ao neocolonialismo, ou seja, às conquistas européias de territórios habitados por raças consideradas inferiores.

A partir do texto, pode-se afirmar que

a) a evolução das espécies de Charles Darwin indicava que a desigualdade entre os homens era decorrente de suas raças.

b) o neocolonialismo foi a fase de conquistas territoriais que correspondeu às grandes descobertas.

c) o Darwinismo Social serviu de base para práticas de conquista territorial e de exclusão social, justificadas pela ciência.

d) as conquistas territoriais pelos europeus permitiram aos pobres de diversas sociedades ascenderem economicamente.

e) a sobrevivência dos menos capazes era a grande motivação para as conquistas territoriais européias do final do século XIX.





24. MACKENZIE 2010 GUERRA FRIA



A estrutura psicológica do ser humano não suporta que a dor e a angústia se mantenham tão vivas na memória como no momento em que ocorreram. [...] Por isso, agora, ao sairmos desses 20 anos difíceis e doloridos de nossa história, a lembrança de que houve irmãos nossos, nesse período, que perseguiam sem piedade, torturaram e mesmo mataram pessoas pelo simples fato de elas se oporem ao governo que se impôs ao país em 1964, parece mais pesadelo do que realidade. E,no entanto, esse absurdo ocorreu, aqui em nossa terra, como se um vendaval frio de loucura tivesse gelado esses corações. [...] Que objetivos justificam tudo isso?

D. Paulo Evaristo Arns

Identifique a alternativa relacionada ao contexto histórico citado.

a) O Brasil, liderado pelos Estados Unidos, vivia guerra aberta contra o narcotráfico que, aliado às FARC, assolava a América do Sul, sobretudo a região de fronteira amazônica.

b) A chamada “guerra das civilizações” entre Ocidente e Oriente ameaçava a hegemonia americana; apoiando ditaduras militares, os EUA procuravam deter o avanço do fanatismo islâmico na América.

c) O mundo encontrava-se em sua ordem bipolar e os Estados Unidos

procuravam, por meio do apoio a golpes e a regimes ditatoriais na América Latina, deter o avanço do Comunismo.

d) O avanço da ideologia nazista pelo mundo e as pretenções imperialistas alemãs justificam as práticas autoritárias citadas, que garantiriam o sucesso da Doutrina de Segurança Nacional.

e) O crescimento do Positivismo entre os líderes populistas ameaçava os ideais neoliberais das Forças Armadas, que tomaram o poder e implantaram um verdadeiro “terror de estado” no país.



25 GUERRA FRIA ENEM 2009



Do ponto de vista geopolítico, a Guerra Fria dividiu a Europa em dois blocos. Essa divisão propiciou a formação de alianças antagônicas de caráter militar, como a OTAN, que aglutinava os paises do bloco ocidental, e o Pacto de Varsóvia, que concentrava os do bloco oriental.

E importante destacar que, na formação da OTAN, estão presentes, alem dos paises do oeste europeu, os EUA e o Canadá. Essa divisão histórica atingiu igualmente os âmbitos político e econômico que se refletia pela opção

entre os modelos capitalista e socialista.

Essa divisão européia ficou conhecida como

a) Cortina de Ferro. b) Muro de Berlim. c) União Européia. d) Convenção de Rança. e) Conferencia de Estocolmo.



26 PÓS GUERRA FRIA ENEM 2009



O fim da Guerra Fria e da bipolaridade, entre as décadas de 1980 e 1990, gerou expectativas de que seria instaurada uma ordem internacional marcada pela redução de conflitos e pela multipolaridade.

O panorama estratégico do mundo pós-guerra Fria apresenta

a) o aumento de conflitos internos associados ao nacionalismo, as disputas étnicas, ao extremismo religioso e ao fortalecimento de ameaças como o terrorismo, o trafico de drogas e o crime organizado.

b) o fim da corrida armamentista e a redução dos gastos militares das grandes potencias, o que se traduziu em maior estabilidade nos continentes europeu e asiático, que tinham sido palco da Guerra Fria.

c) o desengajamento das grandes potencias, pois as intervenções militares em regiões assoladas por conflitos passaram a ser realizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), com maior envolvimento de paises emergentes.

d) a plena vigência do Tratado de Não Proliferação, que afastou a possibilidade de um conflito nuclear como ameaça global, devido a crescente consciência política internacional acerca desse perigo.

e) a condição dos EUA como única superpotência. Mas que se submetem as decisões da ONU no que concerne as ações militares.





27. MACKENZIE 2010 CAPITALISMO



“O sistema financeiro, coração da economia global, não será mais o mesmo depois do colapso iniciado pela falência do banco americano Lehman Brothers. (...) Economistas do primeiro time recomendam ao presidente americano a estatização provisória do sistema financeiro.

Eles não são comunistas, revolucionários ou radicais. São fervorosos adeptos da economia de mercado – uma economia que precisa agora negar seus princípios sagrados para sobreviver.” Jornal Mundo, 03/2009

Entre os princípios sagrados do Capitalismo, mencionados no texto, considere I, II, III, IV abaixo.

I. Lei da oferta e da procura e livre iniciativa.

II. Livre concorrência e não intervenção estatal na economia.

III. Estatização da indústria de base e protecionismo.

IV. Planificação e coletivização.

São corretas, somente,

a) I e IV. b) I e II. c) I, II e III. d) II e IV. e) III e IV.





28 CRISE DO CAPITALISMO 2007-2010 PASUSP



A atual crise econômica mundial indica desaceleração, desemprego e recessão. As comparações com a Grande Depressão de 1929 a 1933 são inevitáveis. Entretanto, é necessário assinalar diferenças significativas, como a intervenção imediata dos governos. As práticas estritamente liberais e a crença na capacidade de mercados eficientes e autorregulados foram abandonadas, com injeção de recursos públicos em instituições financeiras e setores produtivos, diferentemente da crise de 1929. Não havia então uma coordenação internacional: era impossível compatibilizar as ações norte-americanas para superar a crise com as propostas nazistas e mesmo com as nações endividadas, como a França e a Inglaterra. Hoje, existe uma disposição comum entre os EUA, a Europa, o Japão e a China em evitar a propagação da crise.

Frederico Mazzucchelli. A crise atual em uma perspectiva histórica: 1929 e 2008. Adaptado.

http://www.tecnologiasa.com.br/2008/10/31. Acessado em maio de 2009.

A partir do texto, é correto afirmar que

a) a globalização impede a superação da atual crise financeira mundial, porque as relações econômicas entre os países estão enfraquecidas.

b) as operações financeiras estatais no mercado têm menos impacto atualmente do que na crise de 1929, pois não há uma coordenação supranacional entre elas.

c) a crise atual não afetou a produção e o emprego, como ocorreu após 1929, pois se restringiu aos setores ligados às operações bancárias.

d) as ações dos estados capitalistas, na crise atual, representam uma flexibilização dos princípios do liberalismo econômico de não intervenção nos mercados.

e) as soluções propostas para a crise atual não são eficazes, pois é impossível compatibilizar interesses de estados capitalistas, entre si e com os da China comunista.



29 CAPITALISMO CRISES UFSCAR 2010 2 FASE



Se nem todas as grandes crises econômicas, como a atual, que, periodicamente acometem o capitalismo, levam a uma transformação no seu funcionamento, todas as grandes transformações pelas quais ele passou foram desencadeadas por uma grande crise.

Situe historicamente e explique as crises que levaram ao chamado capitalismo

a) com participação estatal (keynesiano).

b) desregulado (neoliberal).



30 FGV ECONOMIA DEZEMBRO 2009



CRISE DO CAPITALISMO 2007

Todo mundo sabe que o mundo está atravessando a pior crise econômica desde a década de 1930. [Na União Européia] As reações protecionistas são dolorosamente conhecidas: protestos contra trabalhadores estrangeiros,

exigências de proteção ao comércio e um nacionalismo financeiro cujo objetivo é limitar a circulação de dinheiro pelas fronteiras.

(Exame Ceo. Abril de 2009)

A leitura do texto e os conhecimentos sobre a dinâmica econômica da atual década permitem afirmar que

a) a oportunidade de o bloco europeu tornar-se a principal potencia econômica e financeira do mundo foi perdida.

b) a saída viável para os paises da Europa centro-oriental e diminuir a ação individualista dos Estados em detrimento da integração.

c) os planos europeus de integração devem aumentar de intensidade, sobretudo no que se refere à entrada de novos membros.

d) a Europa ocidental enfrenta um dilema entre avançar na integração ou cada pais defender seus interesses nacionais.

e) os planos de expansão de áreas de influencia econômica européia tornaram-se inviáveis frente à crise.



31 CRISES DO PETRÓLEOC UNESP 2010 2 FASE



O petróleo não e uma Matéria-prima renovável e precisou de milhões de anos para sua criação. A maioria dos poços encontra-se no Oriente Médio, na antiga União Soviética e nos EUA. Sua importância aumentou desde meados do século XIX, quando era usado na industria e hoje e um dos grandes fatores de conflitos no Oriente Médio. Aponte as três primeiras grandes crises do petróleo nos últimos anos.

a) A primeira foi em 1973, quando os EUA tentaram invadir Israel para dominar os poços petrolíferos desse pais; a segunda foi em 1979, quando foi criado o

Estado da Palestina e eclodiu o conflito com a Arábia Saudita; a terceira foi em 1991, quando começou a guerra do Iraque.

b) A primeira foi em 1973, quando houve uma crise de produção no Oriente Médio, levando ao aumento do preço dos barris de petróleo no mundo todo; a segunda foi em 1979, quando o Kuwait se recusou a vender petróleo para os EUA; a terceira foi em 1991, quando começou a guerra dos EUA contra o Afeganistão.

c) A primeira foi em 1973, devido ao conflito arabe-israelense; a segunda em 1979, quando os árabes diminuíram a produção de barris; a terceira em 1991, que acabou gerando a Guerra do Golfo, quando o Iraque invadiu o Kuwait.

d) A primeira foi em 1973, quando o Iraque invadiu a Palestina; a segunda foi em 1979, período de baixa produção de petróleo no Oriente Médio; a terceira foi em 1991, devido a Guerra do Golfo.

e) A primeira foi em 1973, quando vários paises do mundo exigiram a fundação da OPEP para controlar os preços dos barris de petróleo; a segunda foi em 1979, quando se deu o conflito arabe-israelense; a terceira foi em 1991, quando teve inicio a guerra da Palestina.



32 FATEC DEZEMBRO 2010



GLOBALIZAÇÃO

No atual processo de globalização econômica, vem ocorrendo uma verdadeira divisão econômica e geopolítica do mundo, que distingue centros de inovação tecnológica, áreas de difusão de industria e agroindústria avançadas, áreas em desindustrializacao, áreas com economia tradicional em decadência e áreas a serem preservadas. Sob o comando dos grandes agentes econômicos capitalistas transnacionais, o território dos paises e utilizado intensivamente, afetando o poder dos Estados e alienando a vida.

das sociedades que vivem nesses territórios.

Analise as afirmações a seguir como elementos em jogo no processo de globalização descrito.

I. Hegemonia dos processos produtivos baseados na 3ª Revolução Industrial.

II. Macropoliticas estatais controladoras dos fluxos econômicos e protetoras da mão-de-obra.

III. Divisão mundial do trabalho entre centros hegemônicos e periferias e semiperiferias.

IV. Tendência ao aumento das áreas naturais preservadas pelo “desenvolvimento sustentável” capitalista.

Pode-se assinalar, como verdadeiros elementos desse processo de globalização, o que esta contido nas afirmações

a) I, II, III e IV. b) I, II e III, apenas. c) I e III, apenas. d) II e IV, apenas.

e) IV, apenas.





33 GLOBALIZAÇÃO UNESP 2010 2 FASE



A fábrica global instala-se além de toda e qualquer fronteira, articulando capital, tecnologia, força de trabalho, divisão do trabalho social e outras forças produtivas. Acompanhada pela publicidade, a mídia impressa e eletrônica, a indústria cultural, misturadas em jornais, revistas, livros, programas de rádio, emissões de televisão, videoclipes, fax, redes de computadores e outros meios de comunicação, informação e fabulação, dissolve fronteiras, agiliza os mercados, generaliza o consumismo. Provoca a desterritorialização e reterritorialização das coisas, gentes e idéias. Promove o redimensionamento de espaços e tempos. (Octavio Ianni, Teorias da Globalização, 2002.)

Partindo da metáfora de fabrica global de Octavio Ianni, pode-se identificar como características da globalização

a) o amplo fluxo de riquezas, de imagens, de poder, bem como as novas tecnologias de informação que estão integrando o mundo em redes globais, em que o Estado também exerce importante papel na relação entre

tecnologia e sociedade.

b) a imposição de regras pelos paises da Europa e América do Sul nas relações comerciais e globais que oprimem os mais pobres do mundo e se preocupam muito mais com a expansão das relações de mercado do que com a democracia.

c) a busca das identidades nacionais como única fonte de significado em um período histórico caracterizado por uma ampla estruturação das organizações sociais, legitimação das instituições e aparecimento de movimentos políticos e expressões culturais.

d) o multiculturalismo e a interdependência que somente podemos compreender e mudar a partir de uma perspectiva singular que articule o isolamento cultural com o individualismo.

e) a existência de redes que impedem a dependência dos pólos econômicos e culturais no novo mosaico global contemporâneo.



34 FGV ECONOMIA DEZEMBRO 2009



TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

A questão esta relacionada ao texto e as afirmações.

Grandes mudanças econômicas da história ocorrem quando revoluções nas comunicações convergem com revoluções no setor energético.

(Jeremy Rifkin, presidente da Foudation on Economic Trends)

I. Um dos pilares de sustentação da Terceira Revolução Industrial e a ampliação do uso das formas de energia renováveis.

II. Quando se consolidar, a Terceira Revolução Industrial devera manter e ampliar os embates

geopolíticos centrados nos combustíveis fosseis que caracterizaram o século XX.

III. A ampliação da Terceira Revolução Industrial devera exigir a reconfiguracao da infra-estrutura econômica inclusive no setor de edificações.

Esta correto, apenas, o que se afirma em a) I. b) I e II. c) I e III. d) II. e) II e III.





35 CONFLITOS NO SÉCULO XX ENEM 2009



A primeira metade do século XX foi marcada por conflitos e processos que a inscreveram como um dos mais violentos períodos da historia humana.

Entre os principais fatores que estiveram na origem dos conflitos ocorridos durante a primeira metade do século XX estão

a) a crise do colonialismo, a ascensão do nacionalismo e do totalitarismo.

b) o enfraquecimento do império britânico, a Grande Depressão e a corrida nuclear.

c) o declínio britânico, o fracasso da Liga das Nações e a Revolução Cubana.

d) a corrida armamentista, o terceiro-mundismo e o expansionismo soviético.

e) a Revolução Bolchevique, o imperialismo e a unificação da Alemanha.





36 AMÉRICA DO SUL SUBALIMENTAÇÃO ENEM 2009



Apesar do aumento da produção no campo e da integração entre a industria e a agricultura, parte da população da América do Sul ainda sofre com a subalimentação, o que gera conflitos pela posse de terra que podem ser verificados em varias áreas e que freqüentemente chegam a provocar mortes.

Um dos fatores que explica a subalimentação na América do Sul e

a) a baixa inserção de sua agricultura no comercio mundial.

b) a quantidade insuficiente de mão-de-obra para o trabalho agrícola.

c) a presença de estruturas agrárias arcaicas formadas por latifúndios improdutivos.

d) a situação conflituosa vivida no campo, que impede o crescimento da produção agrícola.

e) os sistemas de cultivo mecanizado voltados para o abastecimento do mercado interno.



37 FGV ADMINISTRAÇÃO 2010 AMÉRICA DO SUL E EUA



Apos o anuncio pelo presidente equatoriano, Rafael Correa, de que seu pais não renovaria a concessão da base de Manta, os Estados Unidos anunciaram a assinatura de um novo contrato, dessa vez com a Colômbia, para o estabelecimento de bases militares no pais.

Considerando o atual contexto político da América Latina e a relação entre os governos da Colômbia e dos Estados Unidos, considere as afirmativas abaixo:

I – O governo do Brasil manifestou-se contrario a intenção dos EUA de ampliarem sua presença militar na Colômbia, pois isso significaria trazer

para a América do Sul a lógica da militarização, que pode gerar uma corrida armamentista e obrigar outros paises a investir na modernização de suas Forcas Armadas.

II – Alheios a polemica, Evo Morales e Cristina Kirchner apóiam o acordo porque rejeitam a tese de que essas bases significam o reposicionamento

dos EUA no continente, apos a fracassada proposta de criação de uma Área de Livre Comercio das Américas (ALCA) e a devolução do canal do Panamá em 1999.

III – A Colômbia e os EUA sustentam que a ampliação do acordo militar visa ao combate ao narcotráfico e a guerrilha das Forcas Armadas Revolucionarias da Colômbia (FARC); no entanto, os paises da região temem que seja uma manobra estratégica com o objetivo de neutralizar a Venezuela e seus aliados.

IV – Segundo Hugo Chavez, o maior opositor dos EUA na América do Sul, a Venezuela reconhece a soberania colombiana e, por essa razão, solicitou ao presidente Álvaro Uribe garantias de que as tropas norte-americanas terão uma atuação limitada ao território da Colômbia.

V – O estabelecimento de bases militares norte-americanas na Colômbia consolida a presença dos EUA na América do Sul e reacende o fantasma das intervenções armadas na região, como aconteceu na invasão da Baia dos Porcos, em Cuba, em 1961 e a participação de militares americanos na queda de Salvador Allende no Chile, em 1973.

Estão corretas as afirmativas:

a) II, III e V. b) I, III e V. c) I e III. d) I, II e V.

e) Todas as afirmativas estão corretas.



38 FGV ECONOMIA DEZEMBRO 2009 CHILE DE ALLENDE



O Chile voltou a polarizar-se nas eleições de 1970, mas desta vez entre a direita e a esquerda, diante do fracasso do governo de Eduardo Frei. A Esquerda se apresentava mais uma vez com Salvador Allende, através de uma frente chamada Unidade Popular. (…)

Allende triunfou,embora obtendo apenas 34% dos votos mas favorecendo-se da divisão das outras candidaturas [Emir Sader, Chile (1818-1990) –

Da independência à redemocratização]

Assinale a alternativa que apresenta corretamente o governo de Salvador Allende.

a) Caracterizou-se pela construção do socialismo pela via pacifica, e contou com um programa de reformas econômicas, como a nacionalização de mineradoras e estatização de bancos.

b) Representou um grave retrocesso na organização popular na América Latina, pois o governo chileno estabeleceu alianças conservadoras, inclusive com setores da extrema-direita.

c) Constituiu-se na primeira experiência nacionalista radical da América Latina, com a estatização do petróleo, mas, paradoxalmente, com a privatização da telefonia e das ferrovias.

d) Estruturou-se a partir da chamada terceira via, ou seja, um sistema conciliador entre o socialismo e o capitalismo, dai ter sofrido importante oposição do Brasil e, principalmente, de Cuba.

e) Organizou a Operação Condor, que perseguia militantes políticos que lutavam contra regimes autoritários, em parceria com as forcas repressivas da Argentina, do Paraguai e do Uruguai.



39 REVOLUÇÃO CUBANA UNESP 2009 2 FASE



Quais são as perspectivas de uma apreciação realista da revolução de Castro, em Cuba, se a considerarmos,unicamente, como manifestação do ‘comunismo internacional’ e não a relacionarmos com os movimentos paralelos em outras regiões do mundo subdesenvolvido, ou com a longa e intrincada história das relações entre os EUA e Cuba desde 1901?

(G. Barraclough, Introdução à história contemporânea.)

Considerando o texto, qual a preocupação fundamental de G. Barraclough em relação ao estudo da Revolução Cubana?



40 FUVEST 2010 CUBA



A Organização dos Estados Americanos (OEA) revogou, por meio da Resolução de 03/06/2009, a decisão, tomada em 1962, que excluía Cuba dessa organização. Em relação a esse tema, e correto afirmar que

a) os paises membros impuseram, como condição para a volta de Cuba a OEA, o cumprimento do acordo de fechamento da prisão de Guantanamo.

b) o retorno de Cuba a OEA deve resultar de um processo de dialogo a pedido do próprio governo cubano.

c) a atual decisão da OEA foi criticada por paises da América do Sul que não fazem parte dessa organização como, por exemplo, Venezuela e Bolívia.

d) o Brasil não participou da decisão da OEA, em junho de 2009, mantendo-se alheio ao processo de dialogo e de negociação com Cuba.

e) os EUA retiraram-se do processo de discussão da referida Resolução por discordarem da readmissão de Cuba a OEA.



41. FUVEST 2010 2 FASE HONDURAS



Honduras é um país da América Central, cuja história, assim como a de outros países latino-americanos, é marcada pela dependência externa política e econômica. Em 2009, Honduras esteve em evidência no noticiário político.

a) Explique por que esse país, bem como outros países da América Central, ficou conhecido como “Republiqueta das Bananas” ou “República das Bananas”.

b) Em junho de 2009, um jornal de grande circulação publicou uma reportagem intitulada: Golpe em Honduras repete roteiro do século XX. Identifique e explique duas características comuns ao golpe ocorrido em Honduras e a outros golpes ocorridos na América Latina, durante o período da Guerra Fria.



42 VENEZUELA UNESP 2009 2 FASE



O presidente Hugo Chaves ordenou, no mês de março de 2009, que os militares tomassem o controle dos três principais portos da Venezuela, que se encontravam sob controle dos opositores políticos. ( Maracaibo, Cabello e Poramar) . Segundo os cientistas políticos, essa medida pode afetar a economia regional. (www.a-venezuela.com/mapas. Adaptado)

Com base no texto, explique quais são os três principais efeitos econômico-regionais diante dessa decisão do presidente venezuelano.



43 DESENVOLVIMENTO UNESP 2009



Entre os paises em desenvolvimento, é o mais populoso; atualmente, mostra grande abertura a uma política de mercado de base socialista; segunda potencia comercial do mundo; apresenta um dos mais respeitáveis índices de desenvolvimento tecnológico, educacional, industrial e comercial; constitui mercado potencial para gerar grandes negócios, para o qual nos últimos anos estão se voltando os interesses de grandes investidores.

Indique o pais a que se refere o texto.

a) Rússia. b) China. c) Brasil. d) Japão. e) Índia.



44 NOVA ORDEM MUNDIAL UNESP 2009



No cenário da Nova Ordem Mundial, as questões se tornam cada vez mais globais e cada vez menos estritamente locais. Esse cenário foi construído a partir de modificações filosóficas que influenciaram também as questões ambientais, de grande interesse dos cidadãos.

Assinale a alternativa que expressa essa nova filosofia.

a) Consciência de que a destruição ambiental traz conseqüências a todo o planeta, e não somente a uma determinada região ou pais.

b) Intensificação da rede de fluxos que conecta os lugares, objetivando um maior uso do meio ambiente.

c) Utilização dos elementos do meio ambiente de maneira compartilhada dentro da sociedade.

d) Não utilização dos recursos naturais a fim de assegurar matéria-prima para as gerações futuras.

e) Consumo de bens oriundos apenas de matérias-primas sintetizadas em laboratório, objetivando a conservação da natureza.





45 POLÍTICA CONTEMPORÂNEA UNESP 2010 2 FASE



Nunca na história da humanidade houve tão grande concentração de poder nuns poucos lugares nem tamanha separação e diferença no interior da comunidade humana Formou-se um mundo quase totalmente integrado – um

sistema mundo – evidentemente controlado a partir de alguns centros de poderes econômicos e políticos. (Olivier Dollfus, 1994. Adaptado.)

Neste sistema mundo contemporâneo pode-se identificar que

a) as maiores potencias nucleares do século XXI são: Estados Unidos, Franca, Canadá, Japão, Alemanha, Índia e Paquistão.

b) o Ocidente não tem medo da proliferação de armas nucleares principalmente em regimes hostis aos Estados Unidos.

c) o Ira, a Síria e o Mianmar formam um grupo de paises que abriram mão de seus projetos voltados à proliferação da tecnologia de armas nucleares.

d) a Coréia do Norte tem grande dependência da China, por ser esta a maior exportadora de alimentos e energia aos norte-coreanos.

e) a paz entre os palestinos e Israel depende apenas de acordos com os EUA.



46 POLÍTICA E RELIGIÃO UNESP 2010 2 FASE



Segundo Samuel Huntington, a política mundial esta sendo reconfigurada seguindo linhas culturais e civilizacionais, nas quais o papel das religiões e muito importante.

Religiões Paises

1. Hinduismo a. Egito 2. Protestantismo b. México 3. Islamismo c. Índia

4. Catolicismo d. Estados Unidos

Correlacione as duas colunas:

Os paises e suas respectivas religiões predominantes são:

a) 1b, 2c, 3a e 4d. b) 1c, 2a, 3d e 4b. c) 1b, 2c, 3d e 4a. d) 1c, 2d, 3a e 4b.

e) 1b, 2d, 3c e 4a.



47 UNICAMP 2010 2 FASE UNIÃO EUROPÉIA .



Em 1997, manifestações dos cidadãos por seguridade social foram organizadas em todos os países membros da União Européia. Muitos dos participantes eram contra o processo de integração. Os pobres, que eram aqueles que viviam da seguridade social, sentiam-se marginalizados pela União Européia. Alem disso, alguns partidos políticos usaram slogans nacionalistas e racistas, esperando pescar nas águas agitadas pela miséria, pelo desemprego e pela desconfiança no governo.

(Adaptado de Harry Coenen, Social Security Claimants and Europe, em Rik van Berkel, Harry Coenen e Ruud Vlek, Beyond marginality? Social movements of social security claimants in the European Union. Aldershot:

Ashgate Publishing, 1998, p. 1-2.)

a) De acordo com o texto, quais os diferentes interesses que se opunham a União Européia?

b) Quais as mudanças que a criação da União Européia ocasionou para os países membros?







48 UNIÃO EUROPÉIA UNICAMP 2 FASE 2009



Em 1997, manifestações dos cidadãos por seguridade social foram organizadas em todos os paises membros da União Européia. Muitos dos participantes eram contra o processo de integração. Os pobres, que eram aqueles que viviam da seguridade social, sentiam-se marginalizados pela União Européia. Alem disso, alguns partidos políticos usaram slogans nacionalistas e racistas, esperando pescar nas águas agitadas pela miséria, pelo desemprego e pela desconfiança no governo.

(Adaptado de Harry Coenen, Social Security Claimants and Europe, em Rik van Berkel, Harry Coenen e Ruud Vlek, Beyond marginality? Social movements of social security claimants in the European Union. Aldershot:

Ashgate Publishing, 1998, p. 1-2.)

a) De acordo com o texto, quais os diferentes interesses que se opunham a União Européia?

b) Quais as mudanças que a criação da União Européia ocasionou para os paises membros?



49 FUVEST 2010 INTERNET



Serviços como o fotolog e o Orkut, tal qual outras ferramentas para mensagens instantâneas na Internet (MSN e ICQ), não devem ser lidos como sintomas de um mundo que a velocidade da comunicação e as tecnologias digitais teriam tornado “pequeno”. Ligar-se em rede e “estreitar” o mundo é uma escolha, algo como uma camada adicional de sociabilidade disponível somente para alguns, e que também, somente para alguns, faz sentido acionar.

Maria Isabel Mendes de Almeida e Fernanda Eugenio (Orgs).

Culturas Jovens: novos mapas do afeto, 2006. Adaptado.

Considere o texto acima e as três afirmações:

I. As redes de comunicação propiciadas pela Internet tem a propriedade da conectividade e, ao mesmo tempo, são suscetíveis de funcionar como instrumentos de integração e exclusão.

II.A revolução tecnológica pode consolidar as desigualdades sociais e também aprofundá-las, produzindo um distanciamento cognitivo entre os que já convivem com ela e os que estão sem acesso a ela.

III.Nesse ambiente comunicacional, as fronteiras se relativizam e tem-se a possibilidade de adicionar, as noções de espaço e tempo tradicionais, uma nova noção de espaço: o ciberespaço.

Esta correto o que se afirma em

a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e II, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III.



50 REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA UNESP 2009 2 FASE



A velocidade de transmissão da informação foi acelerada e transformou as noções de próximo e distante. Isso se deve à Revolução Tecnológica ocorrida em todo o mundo nas últimas décadas. Essas mudanças influenciaram diretamente nas estratégias de localização das indústrias. Indique e comente dois fatores que atuam na localização dos estabelecimentos industriais na nova conjuntura econômica.



51 FOME NO MUNDO UNESP 2010 2 FASE



Segundo Jacques Diouf, diretor-geral da FAO – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação –, a crise silenciosa da fome, que afeta um sexto de toda a humanidade, constitui um sério risco para a segurança e a paz mundial (...). Hoje, o aumento da fome é um fenômeno global. Todas as regiões foram afetadas. (Folha de S.Paulo, 20.06.2009.)

A noticia reflete preocupações inerentes à nova ordem mundial. De que modo pode-se explicar o fenômeno da fome nos dias de hoje?

a) A fome hoje e uma conseqüência da falência das economias da China, Índia e Indonésia, que estão entre as que melhor absorvem o impacto da crise.

b) O numero de miseráveis no mundo aumentou por causa da bipolarização econômica, que transferiu riquezas para os paises periféricos do hemisfério sul.

c) A produção de alimentos no mundo diminuiu drasticamente, devido à falta de investimentos econômicos na zona rural.

d) A fome começou a se espalhar pelo mundo depois do inicio da globalização, quando milhões de pessoas abandonaram o campo, devido à industrialização e urbanização do meio rural.

e) A crise econômica aumentou o desemprego e reduziu o poder de compra da população, alem de ter contribuído para o aumento nos preços dos alimentos.



52 REGIMES TOTALITÁRIOS E JUVENTUDE ENEM 2009



Os regimes totalitários da primeira metade do século XX apoiaram-se fortemente na mobilização da juventude em torno da defesa de idéias grandiosas para o futuro da nação. Nesses projetos, os jovens deveriam entender que só havia uma pessoa digna de ser amada e obedecida, que era o líder. Tais movimentos sociais juvenis contribuíram para a implantação e a sustentação do nazismo, na Alemanha, e do fascismo, na Itália, Espanha e Portugal.

A atuação desses movimentos juvenis caracterizava-se

a) pelo sectarismo e pela forma violenta e radical com que enfrentavam os opositores ao regime.

b) pelas propostas de conscientização da população acerca dos seus direitos como cidadãos.

c) pela promoção de um modo de vida saudável, que mostrava os jovens como exemplos a seguir.

d) pelo dialogo, ao organizar debates que opunham jovens idealistas e velhas lideranças conservadoras.

e) pelos métodos políticos populistas e pela organização de comícios multitudinarios.



53 MOVIMENTO ESTUDANTIL 1968 ENEM 2009



O ano de 1968 ficou conhecido pela efervescência social, tal como se pode comprovar pelo seguinte trecho, retirado de texto sobre propostas preliminares para uma revolução cultural: "E preciso discutir em todos os lugares e com todos. O dever de ser responsável e pensar politicamente diz respeito a todos, não e privilegio de uma minoria de iniciados. Não devemos nos surpreender com o caos das idéias, pois essa e a condição para a emergência de novas idéias. Os pais do regime devem compreender que

autonomia não e uma palavra vã; ela supõe a partilha do poder, ou seja, a mudança de sua natureza. Que ninguém tente rotular o movimento atual; ele não tem etiquetas e não precisa delas".

Journal de la comune étudiante. Textes et documents Paris Seuil, 1969 (adaptado).

Os movimentos sociais, que marcaram o ano de 1968,

a) foram manifestações desprovidas de conotação política, que tinham o objetivo de questionar a rigidez dos padrões de comportamento social fundados em valores tradicionais da moral religiosa.

b) restringiram-se as sociedades de paises desenvolvidos, onde a industrialização avançada, a penetração dos meios de comunicação de massa e a alienação cultural que deles resultava eram mais evidentes.

c) resultaram no fortalecimento do conservadorismo político, social e religioso que prevaleceu nos paises ocidentais durante as décadas de 70 e 80.

d) tiveram baixa repercussão no plano político, apesar de seus fortes desdobramentos nos planos social e cultural: expressos na mudança de costumes e na contracultura.

e) inspiraram futuras mobilizações, como o pacifismo, o ambientalismo, a promoção da equidade de gêneros e a defesa dos direitos das minorias.



54 IGREJA E CIÊNCIA PASUSP



O Ano Internacional da Astronomia, 2009, comemora quatro séculos de observações telescópicas do céu, iniciadas por Galileu Galilei em 1609. Naquela época, as idéias heliocêntricas de Galileu contrariavam as teses.

da Igreja Católica e, por esse motivo, ele foi condenado pela Inquisição à prisão perpétua domiciliar. No início de 2009 o padre jesuíta George Coyne, matemático e doutor em astronomia, conseguiu um feito memorável para um líder religioso: receber uma condecoração de uma associação científica. Segundo ele, a Igreja vem revendo sua compreensão de ciência e, hoje, pode-se afirmar que não há nada de científico nas escrituras. A ciência também desenvolveu métodos bem sucedidos para explicar o Universo. O padre Coyne considera que controvérsias entre a Igreja e a ciência ainda afloram quando os cientistas tentam explicar questões de crença usando sua metodologia, e a religião tenta explicar questões da natureza unicamente pela fé.

Folha de São Paulo, 13/06/2009. Adaptado.

Analise as afirmações a seguir:

I. A Igreja Católica condena todas as teorias que se apóiam em métodos científicos para explicar fenômenos cosmológicos, físicos e biológicos.

II. A teoria heliocêntrica contrariava os ensinamentos bíblicos, que, na época de Galileu, eram considerados científicos pela Igreja.

III. A ciência não pode ultrapassar seus limites; deve-se ater a procurar explicações naturais para fenômenos da natureza.

São corretas apenas as afirmações:

a) I. b) II. c) I e II. d) I e III. e) II e III.



55 CULTURA TRADIÇÕES DE SEPULTAMENTO DOS MORTOS ENEM 2009



Hoje em dia, nas grandes cidades, enterrar os mortos e uma pratica quase intima, que diz respeito apenas à família. A menos, e claro, que se trate de uma personalidade conhecida. Entretanto, isso nem sempre foi assim.

Para um historiador, os sepultamentos são uma fonte de informações importantes para que se compreenda, por exemplo, a vida política das sociedades.

No que se refere às praticas sociais ligadas aos sepultamentos,

a) na Grécia Antiga, as cerimônias fúnebres eram desvalorizadas, porque o mais importante era a democracia experimentada pelos vivos.

b) na Idade Media, a Igreja tinha pouca influencia sobre os rituais fúnebres, preocupando-se mais com a salvação da alma.

c) no Brasil colônia, o sepultamento dos mortos nas igrejas era regido pela observância da hierarquia social.

d) na época da Reforma, o catolicismo condenou os excessos de gastos que a burguesia fazia para sepultar seus mortos.

e) no período posterior a Revolução Francesa, devido as grandes perturbações sociais, abandona-se a pratica do luto.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui