Usina de Letras
Usina de Letras
24 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->No Fim, Os Princípios. -- 05/07/2000 - 21:32 (Carlos Delphim Nogueira da Gama Neto.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


No Fim, Somente os Princípios.







Telefono-lhe, sempre que possível.

Faço-o, ao menos uma vez por mês, para saber do amigo.

Já não é mais uma criança, está entre os setenta e os oitenta. Mais para os "oi " que para os " se ".

Não sou somente eu quem o diz, mas é quase opinião unânime daqueles que com ele conviveram como amigos, subordinados e até como superiores hierárquicos: correto, a qualquer limite, intransigente em seus princípios morais e profissionais.

Um amigo sincero, alegre e inteligente. Uma agradável convivência.

Conversáramos há menos de um mês. A mudança de opinião ou de maneira de pensar ocorreu ou culminou nesse lapso de tempo.

A conversa de ontem, transcorria amena, como sempre. Informações pessoais, a família, o dia-a-dia ( de um e de outro ) e, por aí a fora. Pela primeira vez me pergunta a respeito de minha vida de aposentado pelo I.N.S.S..

Respondo-lhe que vou me adaptando aos poucos. Que não é fácil acostumar-se à inatividade.

- Não ! - exclama. Como está se adaptando aos valores miseráveis da aposentadoria; com os quais não me acostumei, mesmo passados dez ou doze anos ?

Não importa muito - digo-lhe. O essencial é que possamos "dormir com a consciência tranqüila " !

- Pois, eu hoje já não sei se vale a pena ter "a consciência tranqüila ".

E, eu o entendi perfeitamente.

A crescente onda de desmandos que vêm acontecendo, dentro da esfera de atuação dos Poderes do Estado, em todos os níveis, em todos os Poderes e, passando impunes; faz com que, até o mais incorruptível cidadão questione seus valores.

Porém, somente questiona; jamais transigirá ou violentará seus princípios.

As pessoas que, ocupando cargos públicos, praticam toda a sorte de atos condenáveis, muitas vezes, o fazem sem consciência de culpa.

É uma questão de princípios !

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui