Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BRASIL 1964-1985 QUESTÕES DEZEMBRO 2009 -- 19/07/2010 - 08:15 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
HISTÓRIA BRASIL 1964 - 1985 – QUESTÕES DE VESTIBULARES – DEZEMBRO DE 2009 E JANEIRO DE 2010 .



Edson Pereira Bueno Leal , julho de 2010







1 UNICAMP 2010 2 FASE BRASIL 1964-1985



Após o Ato Institucional n.o 5, a ditadura firmou-se. A tortura foi o seu instrumento extremo de coerção, o ultimo recurso de repressão política desencadeada pelo AI 5. Ela se tornou pratica rotineira por conta da associação de dois conceitos. O primeiro relaciona-se com a segurança da sociedade: o país esta acima de tudo, portanto vale tudo contra aqueles que o ameaçam. O segundo associa-se a funcionalidade do suplicio: havendo terroristas, os militares entram em cena, o pau canta, os presos falam e o terrorismo acaba.

(Adaptado de Elio Gaspari, A ditadura escancarada. São Paulo: Companhia das Letras, 2002, p. 13, 17.)

a) Segundo o texto, de que maneiras o regime ditatorial implantado no Brasil apos 1964 justificava a tortura aos opositores?

b) Por que o AI 5 representou uma ruptura com a legalidade?







2 ECONOMIA GOVERNO GEISEL UNESP 2009



Embora a crise já estivesse se manifestando quando o general Geisel tomou posse, o seu plano econômico [II Plano Nacional de Desenvolvimento] continuava mantendo as mesmas expectativas dos anos anteriores: altas taxas de crescimento econômico e controle da inflação.

(Nadine Habert, A década de 70 – Apogeu e crise da ditadura militar brasileira)

A adoção do II Plano Nacional de Desenvolvimento gerou, ao final do governo Geisel,

a) uma estagnação econômica, associada a um processo de deflação das mercadorias importadas.

b) uma mudança acessória no modelo econômico, que passou a privilegiar o mercado interno e a distribuição de renda.

c) um aumento da participação do Estado na economia e um crescimento considerável da divida externa brasileira.

d) um crescimento econômico acima do planejado, porem com as maiores taxas de desemprego durante o regime militar.

e) a intervenção direta do Fundo Monetário Internacional (FMI), exigindo o pagamento de parcelas atrasadas da divida externa.





3 BRASIL POLÍTICA 1964- 1985 UNESP 2010 2 FASE



Um editorial do jornal Folha de S.Paulo gerou polemica e protestos no inicio de 2009. No entender do editorialista (...) as chamadas “ditabrandas” – caso do Brasil entre 1964 e 1985 – partiam de uma ruptura institucional e depois preservavam ou instituíam formas controladas de disputa política e acesso à Justiça (...). (Folha de S.Paulo, 17.02.2009.)

O termo “ditabranda” reporta-se ao

a) golpe político aplicado por Getulio Vargas; encerramento da chamada Republica Velha; repressão ao Partido Comunista; políticas econômicas de cunho nacionalista; suicídio de Vargas e divulgação da carta testamento.

b) período do coronelismo na política brasileira; ocorrência de fraudes nas eleições, através do chamado voto de cabresto; policia política constituída por capangas e jagunços.

c) período de Juscelino Kubitschek; imposição do crescimento econômico através da industrialização; slogan governamental “50 anos em 5”; tempo de

democracia restrita, com voto censitário.

d) golpe politico-militar que instalou a ditadura; imposição de Atos Institucionais; extinção dos partidos existentes; instituição do bipartidarismo – ARENA e MDB; repressão à oposição e censura a imprensa.

e) período de redemocratização; eleições diretas para o executivo, legislativo e judiciário; urbanização acelerada e enfraquecimento do poder dos presidentes da republica.



4 FGV ECONOMIA DEZEMBRO 2009 DIRETAS JÁ



A cor amarela foi escolhida como símbolo da campanha das diretas. Mais do que a mensagem de sabedoria que muitos quiseram sustentar, tratava-se de uma forma de não deixar o vermelho das bandeiras de esquerda dominar as praças e avenidas.

(Flavio de Campos, Oficina de história: história do Brasil)

O objetivo do movimento Diretas Já! era o restabelecimento das eleições diretas para a presidência da Republica, dai a luta pela aprovação de uma emenda constitucional, a Dante de Oliveira.

Acerca desse processo, assinale a alternativa correta.



a) Com a aprovação da emenda Dante de Oliveira, articulou-se uma chapa encabeçada por Ulisses Guimaraes, tendo como vice, Itamar Franco, que representavam todas as forcas políticas de oposição ao regime autoritário nascido em 1964.

b) A aprovação da emenda Dante de Oliveira permitiu uma ampla articulação política de oposição ao regime de exceção, a Aliança Liberal, que venceu as eleições diretas de 1985, com a chapa Jose Sarney (PMDB) e Leonel Brizola (PDT).

c) A emenda Dante de Oliveira não foi aprovada e o PMDB, em aliança com setores dissidentes do partido governista, por meio do Colégio Eleitoral, elegeram Tancredo Neves como presidente do Brasil, em janeiro de 1985.

d) A derrota da emenda Dante de Oliveira enveredou o movimento Diretas Já! para caminhos mais radicais, como o apoio a Greve Geral de junho de 1984 e a recusa em participar do Colégio Eleitoral em janeiro de 1985.

e) Para a aprovação da emenda Dante de Oliveira, as forcas de oposição a Ditadura Militar foram obrigadas a aceitar as eleições diretas apenas em 1989 e o Colégio Eleitoral elegeu o senador Itamar Franco para presidente do Brasil.



5 FATEC DEZEMBRO 2010 BRASIL 1984



Considere a foto a seguir, que e uma referencia da historia política do Brasil da década de 80, para responder a questão.

Foto - Comício na Praça da Se – 1984

Os comícios que atraíram milhares de pessoas em todo o pais eram realizados em defesa

a) da anistia aos exilados políticos.

b) das greves dos metalúrgicos de São Bernardo do Campo.

c) das eleições diretas para presidente.

d) da permanência dos militares no poder.

e) de uma ação conjunta entre Brasil e Argentina para por fim a ditadura militar.



6 CULTURA E POLÍTICA 1959 - 1974 UFSCAR 2010 2 FASE



Nos quinze anos compreendidos entre 1959 e 1974, muitos paises, inclusive o Brasil, vivenciaram grandes inovações nas esferas, entre outras, da moralidade, da musica e da política.

a) De um exemplo de inovação em cada uma dessas três esferas.

b) Estabeleça as relações entre elas.





7 INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA PÓS 1980 UNESP 2009 UNESP

Assinale a alternativa em que esta corretamente caracterizada a industrialização brasileira, do período apos a década de 1980 ate os dias atuais.

a) Período de reduzida atividade industrial, dada a característica agrario-exportadora do pais.

b) Constitui o período de maior crescimento industrial do pais em todos os tipos de industria, tendo como base a aliança entre o capital estatal e o capital estrangeiro.

c) Seguindo um rumo mundial, o pais vem passando, nas áreas mais centrais, por uma desconcentração industrial, indicando uma reestruturação do espaço industrial brasileiro.

d) Decadência da cafeicultura e transferência do capital para a industria, o que, associado à presença de mão de obra e mercado consumidor, vai justificar a concentração industrial no Sudeste, especificamente em São Paulo.

e) Marca o avanço do Neoliberalismo no pais, com serias repercussões no setor secundário da economia, determinando, por exemplo, a privatização de quase todas as empresas estatais.









8. FGV ADMINISTRAÇÃO 2010 BRASIL ECONOMIA 1964 – 1972



Taxa de crescimento do PIB do Brasil

1964 – 2,9 1965 - 2,3 1966 – 3,8 1967 – 4,8 1968 – 11,2 1969 – 10,0

1970 – 8,8 ; 1971 – 13,3 ;1972 – 11,7 ; 1973 – 14,0

Fonte: ALVES, M.H.M. Estado e oposição no Brasil (1964-

1984). Petrópolis: Vozes, 1989, p.145.



O gráfico acima apresenta elementos para a compreensão da sociedade brasileira entre 1964 e 1973. A esse respeito, é correto afirmar:

a) A abertura política foi impulsionada pelo processo de crescimento econômico e pela inclusão social de novos setores até então marginalizados, que passaram a exigir uma contrapartida política devido à nova realidade brasileira.

b) As contestações políticas de setores das camadas médias urbanas intensificaram-se progressivamente, à medida que a recessão econômica se pronunciava, abrindo cisões entre os apoiadores do regime militar.

c) O endurecimento do regime militar coincidiu com uma conjuntura econômica favorável possibilitada, também, pelo controle e pela repressão ao movimento operário.

d) Uma conjuntura econômica desfavorável obrigou os governos militares a lançarem mão de medidas repressivas, como o AI-5, como forma de garantir a sobrevivência do regime.

e) A desestabilização do regime militar foi provocada pela não transferência de recursos para as Forças Armadas, a despeito do crescimento econômico verificado no período.









9 ECONOMIA BRASILEIRA DÉCADA 1970 PUC SP 2010



“Em meados da década de 1970, as condições externas que haviam sustentado o sucesso econômico do regime militar [brasileiro] sofreram alterações profundas. Em 1973 ocorreu o primeiro choque do petróleo, com o preço do barril passando, repentinamente, de 2,7 para 11,20 dólares. A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) embargou as vendas do produto para o Ocidente em represália ao apoio dado pelos Estados Unidos a Israel na guerra entre este país e seus vizinhos árabes.”

Tania Regina de Luca. Indústria e trabalho na história do Brasil. São Paulo: Contexto, 2001, p. 92

O fragmento acima apresenta alguns aspectos da relação do Brasil com o exterior na década de 1970. Entre eles, podemos destacar

a) a ausência de investimentos públicos na busca de novas fontes de energia elétrica e nuclear e a proibição de participação estrangeira no setor.

b) o ingresso brasileiro, apos a descoberta do pre-sal, em organizações internacionais relacionadas a produção e distribuição de petróleo.

c) a política econômica do governo militar brasileiro, que conseguiu eliminar a inflação e reduzir drasticamente a concentração de renda no pais.

d) o engajamento brasileiro nos conflitos do Oriente Médio, com apoio ostensivo a Israel contra os paises árabes.

e) a dependência brasileira de fontes externas de energia para o funcionamento da industria e de parte importante do sistema de transportes.



Comentarios

Matheus  - 24/11/2019

Cd as respostas

O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui