Usina de Letras
Usina de Letras
159 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infanto_Juvenil-->Rios mais longos do Mundo -- 30/04/2022 - 20:10 (Brazílio) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Top 10 – os rios mais extensos do mundo

 
 
 

0

 
 
 
 

Dando continuidade à nossa série de posts sobre os 10 mais, hoje vamos falar sobre os 10 rios mais extensos do mundo.

Medir a extensão de um rio não é algo tão simples, então os valores são aproximados e ainda há algumas divergências entre os especialistas sobre onde fica a nascente e a foz de um determinado rio, o que pode mudar um pouco o comprimento final. Veja abaixo a lista dos 10 maiores cursos hídrico do mundo.

1 – Rio Amazonas

Há algum tempo acreditava-se que o rio Nilo era o mais extenso, mas uma medição recente mostrou que o rio Amazonas é o grande vencedor desse ranking. Com cerca de 7.000 km, esse rio também é o maior em vazão do mundo. Nasce na cordilheira dos Andes, no Peru, e deságua no Oceano Atlântico.

“Amazonas River, Brazil” by water.alternatives is licensed under CC BY-NC 2.0

2 – Rio Nilo

Com cerca de 6.900 km de extensão, o rio Nilo fica em segundo lugar. Alguns estudiosos da área ainda indicam esse rio como o mais extenso, apesar do estudo do INPE. O rio Nilo cruza 10 países durante o seu curso: Sudão, Sudão do Sul, República do Burundi, Ruanda, República Democrática do Congo, Tanzânia, Kenia, Etiópia, Uganda e Egito. É um dos rios mais conhecidos do mundo todo.

“Egito. O Rio Nilo no Cairo” by Ana Paula Hirama is licensed under CC BY-SA 2.0

3 – Rio Yangtze

O terceiro lugar vai para o rio Yangtzé, com cerca de 6.380 km. É o maior rio de toda a Ásia. O rio chinês nasce nos montes Kunlum (Qinghai e Tibete) e deságua no mar da China Oriental.

“en el yangtze (98)” by sergi.gisbert is licensed under CC BY-NC-ND 2.0

4 – Rio Mississippi-Missouri

Em quarto lugar, o rio Mississippi-Missouri possui a maior bacia hidrográfica da América do Norte. Sua extensão é de aproximadamente  6.270 km.

“Mississippi River” by Midnight Believer is licensed under CC BY-SA 2.0

5 – Rio Ienissei

Com uma extensão aproximada de 5.600 km, o rio Ienissei é o quinto lugar no ranking. O rio tem a sua nascente e foz na Rússia. Nasce nas montanhas Tannu-Olatanhas, Tuva ocidental, e deságua no oceano Ártico.

“Енисе́й” by iWac is licensed under CC BY 2.0

6 – Rio Amarelo

Medido quase 5.500 km, o rio Amarelo, conhecido na China como Huang He ou Huang Ho, é o sexto lugar do ranking. É o segundo maior rio da China, perdendo apenas para o terceiro lugar dessa lista.

“黃河的一段” by 窈窕大媽 is licensed under CC BY-NC-ND 2.0

7 – Rio Paraná

Em sétimo lugar temos o rio Paraná, que em seu percurso de quase 4.800 km passa pelo Brasil, Paraguai e Argentina.

“Rio Paraná” by Rodrigo_Soldon is licensed under CC BY-ND 2.0

8 – Rio Congo

Com cerca de 4.700 km de extensão o rio Congo ocupa o oitavo lugar entre os mais extensos, mas ganha como o rio mais profundo do mundo, com mais de 200 m de profundidade. É o segundo rio mais extenso da África, perdendo apenas para o rio Nilo.

“File:Aerial view of the Congo River near Kisangani.jpg” by MONUSCO/Myriam Asmani is licensed under CC BY-SA 2.0

9 – Rio Mekong

Famoso pelos seu delta, o rio Mekong é o nono lugar no nosso ranking. Possui cerca de 4.500 km e está localizado no sudeste asiático.

“Dinh Tuong Province 1972 – Mekong River” by manhhai is licensed under CC BY 2.0

10 – Rio Lena

Este rio russo é o décimo lugar entre os rios mais extensos, com quase 4.400 km de extensão. Nasce nas montanhas Baikal, no sul do planalto Central Siberiano,  e deságua no mar de Laptev.

“File:LenaJakutsk.jpg” by Remulazz is licensed under CC BY 3.0

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 9Exibido 112 vezesFale com o autor