Usina de Letras
Usina de Letras
44 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->QUEM É JONAS BORGES DA LUZ? -- 27/07/2010 - 12:02 (Mário Ribeiro Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
QUEM É JONAS BORGES DA LUZ?





Mario Ribeiro Martins*



O Pastor Jonas Borges da Luz nasceu em Babaçulândia, Goiás, hoje Tocantins, em 23.05.1931. Filho de Francelina Borges da Luz(Dona França). Seus irmãos: Raimundo(Mundico), Areolina, Delzuite, Berenice, Raimunda(Doquinha) e Lélia. Lélia foi batizada juntamente com Zaqueu e outros, no Rio Tocantins, em Babaçulandia, pelo Pastor J. J. de Oliveira Filho, pai do Zaqueu.



Após os estudos primários em sua terra natal, deslocou-se para outros centros, onde também estudou. Foi aluno professora Missionária Margarida Lemes Gonçalves no Instituto Batista de Carolina, Maranhão. Com o passar do tempo, tornou-se missionário da Junta de Missões Nacionais, da Convenção Batista Brasileira.



Por volta de 1958, morei na casa dele em Xique-Xique, na Bahia. Sobre o Pastor Jonas Borges da Luz, encontrei algumas informações. Em 01.03.1959, em Xique-Xique, Bahia, foi inaugurada a Escola Batista, na Rua Virgilio Bessa, oferecendo curso Primário e Admissão, sob a direção do Pastor Jonas e de sua esposa Eth Borges da Luz.



A Escola era mantida pela Junta de Missões Nacionais, da Convenção Batista Brasileira, com sede no Rio de Janeiro. (Pois bem, foi nesta Escola que eu e o Fabio, meu primo, estudamos, entre Julho e Novembro de 1959. Mas, não passamos no exame de admissão. Fabio desistiu e eu fui passar no exame de admissão no Ginásio Bom Jesus, em janeiro de 1960, em Bom Jesus da Lapa, Bahia).



Em 18.05.1959, o Pastor Jonas Borges da Luz conseguiu autorização da Prefeitura Municipal de Xique-Xique para instalar o Serviço de Alto-Falante A VOZ BATISTA.



Outra informação que consegui do Pastor Jonas, já na internet, recentemente, diz: “O pastor Jonas Borges da Luz, missionário da ibja(Igreja Batista Jardim Atlântico) de Rondonopolis, Mato Grosso, assiste a Congregação Bakairi, realiza estudos, batismos e celebra a Ceia do Senhor... sempre acompanhado por uma equipe de irmãos voluntários que abnegados dedicam dias, talentos e bens neste serviço real”.



Neste mesmo site, informa que a Caixa Postal 11, é a do Pastor Jonas Borges da Luz, em Paranatinga, Mato Grosso, 78.870-000. Mas, escrevi uma carta para ele e ele não respondeu. Talvez a Caixa Postal tenha sido desativada.



Outra informação que tenho do Pastor Jonas Borges da Luz é que, em 1969, com 38 anos de idade, ele se formou em Musica Sacra, pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, no Rio de Janeiro, na turma de Helena de Moraes Teixeira, Ingrida Weiss, Ivanir Pereira da Silva, Simei de Barros Monteiro, Talita Rodrigues da França.



Lélia, irmã de Jonas Borges da Luz, estudou no SEC(Seminário de Educadoras Cristãs) e se casou com João Luís de Sousa, que é pastor na Bahia e os dois são pais do Ágabo Borges de Sousa, que fez o doutorado na Alemanha e é o diretor geral do Seminário Teológico Batista do Nordeste, em Feira de Santana.



Eu, Mario Martins, quando seminarista do Seminário do Norte, no Recife, residi varias vezes na casa do Pastor João Luis de Souza que, inclusive, participou do meu Concilio Examinatório, em 1968, quando fui consagrado para a Igreja Batista de Tegipió.



Pesquisei o livro 100 ANOS DA JUNTA DE MISSÕES NACIONAIS DA CONVENÇÃO BATISTA BRASILEIRA, de Zaqueu Moreira de Oliveira (Rio de Janeiro, 2007), mas nada encontrei, especialmente sobre o Pastor Jonas Borges da Luz, que foi missionário da Junta de Missões durante muito tempo e sobre o qual é dito que ele foi aluno do Instituto Batista de Carolina. Pesquisei a HISTORIA DOS BATISTAS NO BRASIL (Rio de Janeiro, JUERP, 2001), do saudoso José dos Reis Pereira e nada encontrei.



O Pastor Jonas Borges da Luz foi tambem missionário da Junta de Missões Mundiais, no Paraguai, durante 10 anos, conforme informação de Suzana(14), filha da Ceila. Em seu livro 100 ANOS DA JUNTA DE MISSÕES MUNDIAIS, DA CBB, Zaqueu Moreira de Oliveira e Edelweis Falcão de Oliveira, página 196, informa “em abril de 1981, iniciou suas atividades no Paraguai Jonas Borges da Luz e Eth Ferreira Borges da Luz”. Como ficou por lá durante 10 anos, deve ter retornado para o Brasil em 1991.

Para quem apelar? Sobre o Pastor Jonas Borges da Luz telefonei para a Missionária Margarida Lemos Gonçalves. Mas, ela com os seus 82 anos, dificilmente vai me dizer onde ele nasceu e quando.



Conforme informa o Dr. Zaqueu Moreira de Oliveira, via e-mail, JONAS BORGES DA LUZ, nasceu em Babaçulandia, norte de Goiás, hoje Tocantins, 23.05.1931.



Felizmente agora, tive a felicidade de localizar Suzana Borges, com 14 anos de idade, neta dele e filha de Ceila, que tem me dado notícias mais recentes do Pastor Jonas, inclusive da ponta de safena que colocou agora que está com 79 anos de idade. Espero receber mais informações sobre seus filhos. A Suzana juntamente com sua mãe Ceila está encarregada desta tarefa. Mas, a Suzana me informou que o Pastor Jonas Borges da Luz teve três filhas: FRANÇA ALICE(1957), JANETH(1958) e CEILA(Niteroi, 1960).









MÁRIO RIBEIRO MARTINS-PROCURADOR DE JUSTIÇA E

ESCRITOR.

SITE: www.mariomartins.com.br

CAIXA POSTAL, 90, PALMAS, TOCANTINS, 77001-970.

FONES: (063) 32154496. (063) 99779311.

E-MAIL: mariormartins@hotmail.com

BLOG: www.blogdomariomartins.zip.net.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui