Usina de Letras
Usina de Letras
14 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HISTÓRIA ANTIGA - CIVILIZAÇÕES DA MESOPOTÂMIA -- 26/08/2010 - 17:55 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CIVILIZAÇÕES DA MESOPOTÂMIA



Edson Pereira Bueno Leal , agosto de 2010



Planície formada por terrenos de aluvião dos dois grandes rios que a formam, sujeitas a inundações mais violentas e menos regulares que as do Nilo. Limites ao norte as montanhas da Armênia, ao sul os desertos da Arábia, a leste o Planalto Persa e a Oeste os desertos da Síria.



Passagem natural entre o Mediterrâneo e a Ásia , foi palco de grandes e duradouras invasões , ao contrário do Egito mais isolado , protegido pelo deserto do Saara .



Apresenta duas regiões bem distintas:

Norte – Assíria nome vem do Planalto de Asaur, região quente e seca com vegetação escassa;

Sul – Caldéia, à medida que se aproxima do Golfo Pérsico aparecem pântanos e terrenos alagados pelas enchentes do Tigre e Eufrates. Clima mesopotâmico de contrastes com temperaturas de zero grau no inverno e de 50 graus no verão. Os rios, nascidos nas proximidades das montanhas da Armênia, desaguam no Golfo Pérsico.



A geografia é distinta do Nilo. Ao contrário do Nilo há condições geográficas que dividem o território e dificultam a unidade da região e o território da Mesopotâmia, apresenta-se com reduzidas defesas naturais. Os Sumérios localizaram-se no sul na foz dos rios, os Babilônios na região central e os Assírios ocuparam o norte.



Ao contrário do Egito , ma Mesopotâmia os governantes , na maior parte das situações não eram considerados como deuses , mas sim como seus intermediários e representantes .



A Mesopotâmia não possuía pedras para construção , sendo empregada largamente a argila para confecção de blocos e tijolos . Por esta razão infelizmente , muitos monumentos da região desapareceram ao longo do tempo.



ACÁDIOS



Com os sumérios brigando entre si, os semitas, vindos do deserto da Arábia, foram se instalando, fundando novas cidades. Devido à sua superioridade militar, unificaram todas as cidades com Sargão I em 2637 ªC. criando o I Império Mesopotâmico. A capital era Acad, e o império se expandiu do Golfo pérsico ao Mediterrâneo . os acádios souberam dar uma organização centralizada a seu império, afastando a influência dos sacerdotes.



Em 2426 ªC. o Império Acádio foi devastado pela invasão dos Guti, povo de origem asiática das montanhas da Armênia.



Em 2420 ªC. as cidades sumerianas aproveitaram-se da invasão dos Guti e se libertaram. Cidade de Lagash viveu período de ouro sob o rei Gudéfa, governante filósofo que realizou grandes construções e dotou a cidade de leis.



Entre 2294 e 2187 ªC. a III Dinastia de Ur , na cidade de Ur, expulsou os guteanos, mantendo a hegemonia sob toda a Suméria.



Segundo a jornalista americana Elizabeth Kolbert em seu livro “Planeta terra em Perigo” , pesquisas científicas concluíram que os acádios foram extintos devido a uma mudança climática brusca , natural , por volta de 2.200 a.C. “Pegos de surpresa, os acádios atribuíram sua sorte à vingança divina” . ( F S P , 15.09.2008 , Mais , o, 9 ) .



Em 2000 ªC. os elamitas destruíram o império de Ur, pondo fim á independência política da Suméria que foram absorvidos ora pelos babilônias, ora pelos assírios.





A ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA NA MESOPOTÂMIA:



Sistema mais liberal que o egípcio , com menor intervenção do Estado . Sistema de posse de terra era o mesmo , posse comunitária . O indivíduo a possuía enquanto permanecesse na comunidade. O Estado proprietário das terras recebia os impostos . Nobres , funcionários e sacerdotes personificavam o Estado. Homens livres preponderavam . Escravos surgidos nas guerras pertenciam ao grupo comunitário de seu senhor. A inexistência da propriedade privada impediu o desenvolvimento da exploração do trabalho escravo como aconteceu na Grécia e em Roma.



AGRICULTURA – era a base da economia da região. A inexistência de um Estado único dificultava o controle das enchentes ao contrário do que aconteceu no Egito. Contraste entre o norte ( terras ásperas e montanhosas da Assíria) e sul ( planícies férteis e ricas) . O Código de Hamurabi trazia prescrições rígidas sobre a construção e manutenção de canais e diques de irrigação. Os principais produtos foram : trigo, cevada e centeio . Havia técnicas de cultivo bastante desenvolvidas.



ARTESANATO – completava a produção do setor agrícola com a confecção de tecidos, móveis , objetos esmaltados e bijuterias.



COMÉRCIO – Os povos mesopotâmicos eram excelentes comerciantes , em razão da escassez de certos produtos da região e pela facilidade de comunicação com outros povos. Comércio alcançou grande intensidade durante o 1 e 2 Império babilônico e enfraqueceu com os hititas e assírios. Alguns bancos organizaram-se , mas não o sistema monetário, com o uso de lingotes de ouro na falta de moedas.



ORGANIZAÇÃO SOCIAL -

Sociedade complexa devido à diversidade dos povos. O rei não era considerado deus vivo, mas intermediário para interpretar a sua vontade . Homens livres e escravos compunham quadro social extremamente rígido. Posição social era determinada pela condição econômica. Famílias organizadas solidamente e mulheres gozavam de certa independência. Escravos, numerosos , tinham a cabeça raspada e testa marcada com ferro quente ,sendo vendidos como animais.



RELIGIÃO



Deuses eram muito numerosos . Apresentados sob forma humana , representavam as forças da natureza e os astros do céu Alguns deuses eram de culto geral . ANU , deus do céu ; SHAMASH deus do sol e da justiça ; SIN – deusa da lua ; EA deus das águas – ISHTAR – deusa do amor e da guerra . Cada povo em geral cultuava um deus com mais intensidade. Babilônios – MARDUCK , Assírios – ASSUR . Havia semi-deuses como GILGAMESH . Natureza povoada de espíritos maus e espíritos bons . Práticas de magia eram utilizadas para afastar os maus espíritos. Adivinhação e astrologia que são muito comuns hoje em dia tinham muitos adeptos já naquela época . Mortos sepultados em túmulos para que não viessem perturbar os vivos. Acreditava-se que habitavam mundo subterrâneo onde comiam pó, sem qualquer esperança de outra vida.



HERANÇA MESOPOTÂMICA



Ano de 12 meses, semana de 7 dias. Os mostradores de relógio tem apenas doze números devido à divisão caldaica em 12 horas duplas. Crença nos horóscopos, plantio de acordo com fases da lua, Doze signos do zodíaco, Círculo de 360o . ; processo aritmético de multiplicação. Inventaram a álgebra, criaram sistema de pesos e medidas e numeração sexagesimal . Astronomia estudada a partir da religião permitiu a distinção entre planetas e estrelas . identificaram-se constelações . Previam eclipses da lua e possivelmente do sol. Confundiu-se com a astrologia.



Arquitetura caracterizada por palácios grandiosos feitos de tijolos. Zigurate, torre de vários andares , em geral sete , sobre o qual havia uma capela , usada para observar o céu .

Escultores representavam o corpo humano de forma rígida , sem movimento ou detalhes anatômicos.

Na pintura os artistas utilizavam cores claras , reproduzindo caçadas, batalhas e cenas da vida dos reis e deuses. Arte persa é pouco original , tendo assimilado produções de povos vizinhos.



ASTROLOGIA – As primeiras referências encontram-se no 3o Milênio na Mesopotâmia e depois na babilônia e na Assíria, onde era usada para a interpretação da vontade dos deuses. Astrologia é uma prática que consistem em interpretar a influência dos planetas e estrelas no decorrer de acontecimentos específicos ou na vida das pessoas, grupos e até países. A interpretação é feita a partir da posição dos astros em um dado momento (nascimento, fundação, descoberta).

Na Mesopotâmia os sacerdotes praticavam as artes adivinhatórias e as leituras , entre elas Hepatoscopia , estudo de determinados pontos e marcas no fígado de animais e seres humanos para predizer o futuro , pois acreditava-se que o fígado era o centro das emoções.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui