Usina de Letras
Usina de Letras
71 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62201 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10353)

Erótico (13567)

Frases (50601)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4762)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->IMAGEM E CONCEITO: FATORES FUNDAMENTAIS PARA O SUCESSO! -- 09/07/2000 - 15:58 (Mario Galvão) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




É patente, em tempos de globalização, da informação instantânea e da valorização do conhecimento, que as pessoas e as empresas mantenham o tempo todo um esforço constante e planejado para melhorar continuadamente a sua imagem perante os públicos e as comunidades em que atuam e com as quais interagem. As pessoas, porque é da imagem e do conceito que conseguem obter que advém uma maior e melhor rede de conhecimentos e influência que as levam ao sucesso. Vejam que os cantores, artistas de cinema, mesmo os iniciantes, já têm hoje um "personal assistent" ou um Relações Públicas para cuidar de sua imagem e conceito e de suas relações com a mídia.



Ah, ia esquecendo-me de explicar o que é imagem e o que é conceito.



Para tanto vou valer-me de uma parábola: na época que trabalhei na Embraer, tinha um assessor de imprensa, sujeito bem apessoado, cabelos grisalhos e figura difícil de não se notar, mesmo à distância. Um dia, ele se preparava para atravessar uma das avenidas mais movimentadas de São José dos Campos, bem defronte às Lojas Americanas, quando percebeu, do outro lado da rua, uma loira, de estonteante beleza. Ela também percebeu-o e emitiu um lindo e entusiasmante sorriso, iniciando a travessia da Avenida, provocativamente na direção de meu colega. Ele, imediatamente, iniciou o caminho contrário para encontrá-la e já pensava no que dizer e que convite fazer. Quando estavam quase se encontrando, ela tropeçou naquelas "tartaruguinhas" amarelas no solo, do serviço de trânsito, vacilou, balançou, abriu uma boca um tanto quanto sem dentes e lascou: "Ihhhh...trupiquei!!!"



Meu amigo fez 90 gráus, atravessou o resto da avenida rapidinho e foi tomar um cafezinho com um colega que estava do outro lado. Entenderam?



Imagem é a lembrança remissiva que vem à nossa mente ao pronunciarmos um nome ou ao lembrarmos de uma marca. Conceito, é a realidade, o "cair no real", que constatamos e que pode ser formado no dia a dia, ao longo do tempo. O conceito, bom ou mau, vai se formando devagar, dia após dia, com fatos positivos e negativos a respeito da pessoa, da empresa ou da instituição. Se há mais fatos positivos, o conceito fica positivo. Se somam mais fatos negativos, o conceito será negativo. Para que alguém tenha-nos em bom conceito, precisa nos conhecer bem, muito bem, conviver conosco no dia a dia, em detalhe, para desenvolver uma idéia formada a nosso respeito. A vantagem do conceito sobre a imagem é que este permanece, tem durabilidade, enquanto que a imagem pode sofrer mudanças no dia a dia e sempre está sujeita a alterações, às vezes até extremas.



Mais do que uma boa imagem, as pessoas e as empresas, nos dias que correm, estão em busca da formação e consolidação de um excelente conceito no mercado. Em se tratando de empresas de prestação de serviços então, nem se fala. Uma boa imagem cai ou desaparece num instante. Uma má imagem também vai depender de ações e acontecimentos de momento.



Todavia, um bom conceito, consolidado, fruto de uma atividade profissional, cuidadosa, continuada, ao longo do tempo, dos anos, este permanece. É sólido. Mesmo que, momentaneamente, por razões as mais diversas, alguém ou alguma empresa, possa estar vivendo momentos de dificuldade, de crise e enfrentando problemas, se ela tiver desenvolvido um excelente ou, ao menos, um bom conceito, ela sobrevive e ultrapassa seu momento difícil.



O fato é que imagem e conceito são dois fatores hoje obrigatoriamente presentes em todos os planos de marketing e vendas, seja de pessoas que querem projetar-se individualmente no cenário cultural, artístico, ou simplesmente profissional, ou seja de grandes corporações, que queiram vender seus serviços e/ou produtos no mercado global.



Como está a sua imagem? E o seu conceito perante sua família, comunidade, amigos, parceiros e clientes? Como está a imagem e o conceito de sua empresa perante os seus clientes, parceiros, amigos, funcionários e governo? Hoje, mais do que nunca, esses fatores podem ser determinantes para o sucesso.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui