Usina de Letras
Usina de Letras
22 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Informações Inúteis -- 26/07/2002 - 15:52 (Ingrid Valiengo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Tenho um amigo que coleciona informações inúteis. Tudo o que não acrescenta nada á ninguém (pelo menos na teoria), ele adora. Tem uma coleção de dar inveja ao autor do livro Guia dos Curiosos. Ontem não pude deixar de lembrar dele.
Estava no aeroporto, sentada naqueles inúmeros banquinhos de espera. Ao meu lado, um casal discutia algo muito esquisito: quanto tempo o filho iria ser amamentado. O livro que eu estava lendo foi para o beleleu e só consegui prestar atenção na conversa alheia. Olhei rápido para o casal e não vi nenhuma barriga na mulher. Queria algo que justificasse o diálogo. Nem aliança, nada. Somente duas pessoas trocando idéias sobre leite materno. A mulher falou para seu companheiro que não iria amamentar muito, pois seus seios iriam cair. Ele, por sinal, disse que pagaria a plástica.
Desatinei a formular mil histórias para achar uma explicação para minha total curiosidade em relação a conversa dos dois. Não encontrei, mas continuei ouvindo.
Na verdade, achei que era aquele tipo de casal apaixonado, que sonha antes da hora. Sabe como é? "Ah, quantos filhos vamos ter? Quais nomes colocar?". Mas juro, discussão por causa de amamentação eu nunca tinha visto.
Comecei a ficar mais empolgada quando o homem virou para a mulher, amante, namorada ou sei lá o que e disse: _ Você sabia que bebês amamentados por menos de três meses podem apresentar queda no desenvolvimento intelectual? Ah, não! Essa foi demais para mim. Quis levantar e perguntar onde ele tinha lido aquilo. Precisava urgentemente daquela pesquisa.
A mulher desatou a rir, dizendo que ele estava mentindo de novo. Peraí. De novo? Então o cara é um inventor (mentiroso). A conversa estava melhorando. _Querido, lembra a história do fim do mundo? Esperem um pouco, qual história? Comecei a mexer no banquinho de tanta curiosidade. Quero saber a do fim do mundo também!
O sujeito aumentou o tom de voz e disse que leu sobre amamentação em um artigo retirado de um estudo na Universidade de Ciência da Noruega. A partir daí comecei a acreditar que o cara era mesmo um mentiroso. Noruega?
Minha carona chegou e tive que ir para casa. Fiquei com aquilo na cabeça o dia inteiro. Amamentação, desenvolvimento intelectual, Universidade da Noruega...
Em casa, tranquei a porta do quarto, abri a internet em um site de pesquisa e escrevi um pequeno texto que pudesse conter tais palavras que me deixaram Cabrera.
Para meu espanto haviam mais de 500 notícias sobre o assunto. Realmente era verdade. A pesquisa foi publicada no Britsh Medical Journal. Os cientistas avaliaram as habilidades motoras e intelectuais de 345 crianças em dois momentos: aos 13 meses e aos cinco anos. Dois terços delas foram amamentadas por seis meses ou mais, enquanto o restante passou a tomar leite em mamadeiras aos três meses.
O estudo não apontou déficit nas habilidades motoras, mas as crianças amamentadas por menos tempo apresentaram capacidade intelectual abaixo da média das que foram amamentadas por mais tempo no peito.
Coitado do cara, estava falando a verdade. Pelo menos sobre o estudo.
Depois disso tudo, penso somente em duas coisas:
Tomara que o cara possa mesmo pagar uma plástica para a mulher e que ela amamente até não haver mais leite.
Outra coisa: que informação preciosa deixei nessa crónica, não? Fala a verdade, você não poderia dormir sem saber sobre isso!
Vou mandar agora mesmo essa informação para a única pessoa que se interessa verdadeiramente pelo assunto: meu amigo que adora informações inúteis.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui