Usina de Letras
Usina de Letras
151 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62178 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->UMA LENDA MILAGROSA -- 23/09/2010 - 15:42 (Beatriz Cruz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O GALO PORTUGUÊS





Aquele conhecido galinho preto enfeitado com flores coloridas e corações vermelhos é o símbolo de Portugal, onde ele tem o nome de Galo de Barcelos. É fruto de uma lenda milagrosa.



Contam que a população de Barcelos andava apavorada com um crime ocorrido e não se encontrava o culpado. Quando por ali passou um galego, desconfiaram que fosse o criminoso e o prenderam. Condenado à forca, ele se dizia inocente, estava a caminho de Santiago de Compostela para cumprir uma promessa. Pediu, então que o levassem até o juiz que o condenara.



Chegando à casa do magistrado, encontram-no banqueteando com amigos. Em meio às iguarias sobre a mesa estava uma travessa de galo assado. O condenado, reiterando sua inocência, proferiu as seguintes palavras: "É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem.” O juiz ignorou o apelo e o banquete seguiu. Logo depois, porém, para surpresa geral, o galo se levantou e começou a cantar.



Compreendendo seu erro, o juiz correu ao local da forca e descobriu que o homem tinha se salvado graças a um nó mal feito. Foi imediatamente libertado e mandado em paz.



Alguns anos mais tarde o galego voltou àquela cidade e ali esculpiu o ‘Cruzeiro do Senhor do Galo’ em louvor à Virgem Maria e a São Tiago. O monumento se encontra no Museu Arqueológico de Barcelos.







Beatriz Cruz
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui