Usina de Letras
Usina de Letras
19 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HISTÓRIA MEDIEVAL QUESTÕES DE VESTIBULARES - JULHO DE 2010 -- 24/09/2010 - 11:51 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
HISTÓRIA MEDIEVAL – QUESTÕES DE VESTIBULARES – JULHO DE 2010 .Edson Pereira Bueno Leal , setembro de 2010.



1. PUC SP CRUZADAS



Alguns historiadores consideram que as Cruzadas medievais tinham finalidade exclusivamente mercantil . A historiografia mais recente reconhece, no entanto , outras motivações das expedições cristãs em direção à Terra Santa, por exemplo :

a) a intenção de frear as imigrações judaicas e muçulmanas para a Europa e impedir, assim , o surgimento de novas heresias.

b) o esforço de engajar a população pobr dos países islâmicos na luta contra os inimigos europeus para expulsá-los de Meca.

c) a busca do controle estratégico do Mar Mediterrâneo , facilitando o acesso ao Oceano Atlântico e a colonização do litoral da África.

d) o anseio europeu de aproximação com o mundo árabe, visando à realização de trocas e diálogos culturais

e) a tentativa de unificar a fé cristã , reafirmando a liderança papel e ampliando a difusão da doutrina católica .



2 UNESP JULHO 2010



[Na Idade Média], chamava-se ‘lepra’ a muitas doenças. Toda erupção pustulenta, a escarlatina, por exemplo qualquer afecção cutânea passava por lepra. Ora, havia,com relação à lepra, um terror sagrado: os homens daquele tempo estavam persuadidos de que no corpo reflete-se a podridão da alma. O leproso era, só por sua aparência corporal, um pecador. Desagradara a Deus e seu pecado purgava através dos poros. (Georges Duby. Ano 1000 Ano 2000. Na pista de nossos medos. São Paulo: Unesp, 1998.)

O texto mostra a associação entre doença e religião na Idade Media. Isso ocorre porque os homens do período

a) abandonaram o conhecimento cientifico, acumulado na Antiguidade, sobre saúde e doença; dai a época medieval ser apropriadamente chamada de “era das trevas”.

b) recusavam-se a admitir que as condições de higiene então existentes fossem inadequadas e preferiam criar explicações astrológicas para os males que os afligiam.

c) estigmatizavam os portadores de doenças e os isolavam, ao contrario do que ocorre hoje, quando todos os doentes são aceitos no convívio social e recebem tratamento adequado.

d) eram marcados pelo imaginário cristão, que apresentava o mundo como um espaço de conflito ininterrupto entre forcas divinas e forcas demoníacas.

e) rejeitavam a medicina, pois a associavam a praticas mágicas e a curandeirismo, preferindo recorrer a exorcistas a aceitar os tratamentos prescritos nos hospitais.







3 UNESP JULHO 2010 feudalismo



Com a ruralização, a tendência à auto-suficiência de cada latifúndio e as crescentes dificuldades nas comunicações os representantes do poder imperial foram perdendo capacidade de ação sobre vastos territórios. Mais do que isso, os próprios latifundiários foram ganhando atribuições anteriormente da alçada do Estado .(Hilario Franco Jr. O feudalismo. São Paulo: Brasiliense, 1986. Adaptado.)

A característica do feudalismo mencionada no fragmento é

a) o desaparecimento do poder militar, provocado pelas invasões bárbaras.

b) a fragmentação do poder político central.

c) o aumento da influencia política e financeira da Igreja Católica.

d) a constituição das relações de escravidão.

e) o estabelecimento de laços de servidão e vassalagem.







4 FGV JULHO 2010 CARLOS MAGNO



Em 768, Carlos Magno foi coroado rei dos francos e, em 800, imperador dos romanos. E pertinente afirmar quanto aos reinos francos, no que diz respeito ao período carolíngio, que:

a) O Renascimento Carolíngio tornou evidente a tensão entre os inconciliáveis valores germânicos e cristãos.

b) A forte centralização política e administrativa, estabelecida pelo Tratado de Verdun, favoreceu o governo do território, apos a anexação dos reinos da Lombardia e Baviera.

c) Suas instituições, direito, legiões e cidades eram consideravelmente semelhantes aos do período romano, embora seus funcionários, na maioria, não fossem servidores civis.

d) Apresentavam uma fusão de elementos culturais, como a aliança dos francos com o papado, que, com a restauração do Império Romano do Ocidente, constituiu um reforço ao seu caráter romano-germanico.

e) O direito romano prevaleceu aos poucos sobre o direito consuetudinário germânico, que caiu em desuso e, finalmente, em total esquecimento.





5 MACKENZIE JULHO 2010 CRUZADAS



“Enfim, em novembro de 1095, (...) o papa Urbano II (...) dirigiu a aristocracia guerreira francesa uma advertência, divulgada, a seguir, por toda a Europa: aqueles que ate então tinham vivido como saqueadores, martirizando seus

irmãos cristãos, poderiam ir para o Oriente, onde os cristãos encontravam-se ameaçados pelos muçulmanos, e empregar suas energias contra os infiéis. Assim, com o recurso deste expediente destinado a ‘exportar a violência’, foi assentada a primeira pedra no edifício das futuras Cruzadas”.

Jacques Le Goff & Jean-Claude Schmitt. Dicionário Temático do Ocidente Medieval

De acordo com o texto, e correto afirmar que as Cruzadas

a) foram expedições de caráter essencialmente religioso, conclamando os europeus para um acordo de paz com os “infiéis” no Oriente Médio.

b) tiveram nas ações militares contra os “infiéis” no Oriente sua característica mais marcante, como maneira de solucionar problemas sociais vividos na Europa.

c) tiveram a característica de exportar para a América a idéia fixa de converter os indígenas em seguidores fieis do cristianismo.

d) analisaram sistematicamente as civilizações do Oriente, com o intuito de preservar sua cultura apos a luta contra os “infiéis”.

e) mesclaram princípios religiosos e militares, buscando, por meio da conversão dos “infiéis” no Oriente, aumentar seguidores do Cristianismo, então ameaçado pela Reforma Religiosa.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui