Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Empresa Júnior e Relações Internacionais -- 05/02/2002 - 16:00 (Thiago de Oliveira Domigues) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Thiago de Oliveira Domingues*

Victor Azambuja Gama**



Empresa Júnior é uma associação sem fins-lucrativos, formada por acadêmicos, que orientados por professores, prestam serviços a custos acessíveis às micro, pequenas e médias empresas, além de desenvolverem projetos sociais e ambientais em parceria com governos, ONG s, associações de classe e pessoas físicas. O movimento júnior surgiu em 1967, na França, e 1988 foram instaladas as primeiras empresas juniores no Brasil. Apesar da recente chegada, já existem mais de trezentas empresas de consultoria instaladas nas universidades brasileiras. São diversos os cursos que hoje utilizam a empresa júnior como instrumento para o desenvolvimento humano e profissional de seus alunos. As áreas abordam os mais variados ramos profissionais, desde as tradicionais Engenharias e Administração, até as de estudo mais recente, como Relações Internacionais.



Esta última área tem se destacado no país desde o início dos anos 90, devido ao processo de globalização e abertura da economia brasileira. Em cinco anos foram criados trinta cursos de Relações Internacionais no país, sendo que dois deles em Santa Catarina. O Curso de Relações Internacionais é diferente de Comércio Exterior, pois é abrangente e engloba mais áreas de conhecimento. Além de Comércio Exterior, estuda-se Direito Internacional, Economia Brasileira e Internacional, Política, Ética, Elaboração/Análise de Contratos e Projetos Internacionais, Pesquisa de Mercado, Técnicas de Negociações, Geopolítica, Filosofia, Contabilidade, Matemática Financeira e Línguas Estrangeiras.



A UNISUL, pioneira no Estado ao criar o Curso de Graduação em 1996, conta também com uma empresa júnior na área. Trata-se da FoCco, situada no Campus de Tubarão, e que mantém um núcleo de negócios internacionais em Palhoça, a FoCco UniRel. A universidade acredita que nas empresas juniores existem uma excelente oportunidade para o desenvolvimento de seus alunos. Recentemente, a FoCco UniRel foi contratada para realizar um estudo para o próprio Curso de Relações Internacionais, onde avaliará o nível de conhecimento da profissão de internacionalista por parte da comunidade empresarial de Santa Catarina. Além deste serviço, a empresa tem projetos para realizar dez vídeos abordando temas de relevância no cenário mundial, como Segurança Internacional, Blocos Econômicos, Direitos Humanos, profissão de Relações Internacionais e Geopolítica. As cópias serão distribuídas para escolas públicas catarinenses.



Após os atentados do dia 11 de setembro, aumentou consideravelmente a quantidade de solicitações de análises econômicas e políticas aos estudantes e profissionais de RI, e as implicações no processo de globalização e regionalização. Entre o portifólio de serviços, a FoCco UniRel elabora consultoria internacional e pesquisas de mercado, identificando economias potenciais e melhores alternativas para o processo de internacionalização de uma empresa, como exportação, importação, atração de investimentos, financiamentos, acompanhamentos em missões empresariais, elaboração de estratégias e legislações comparadas. Também são realizados projetos sociais, principalmente para a promoção da comunidade catarinense e, através da UNISUL, oferece debates e cursos de reciclagem para a comunidade local, além de trabalhar em prol dos governos locais, elaborando projetos para a atração de investimentos e divulgação do Estado. Presta assessoria em encontros e conferências internacionais e realiza intermediação de negociações com exterior.



É enorme o número de empresas que necessitam e almejam ingressar no mercado internacional, mas devido a diversas barreiras como a falta de informações e de recursos para solicitar um serviço de consultoria, acabam perdendo excelentes oportunidades de negócios. O crescimento do movimento júnior, acompanhado pela expansão dos Cursos de Relações Internacionais, representa uma ótima ferramenta para o desenvolvimento da sociedade catarinense. As Empresas Juniores permitem aos estudantes o aprimoramento pessoal e técnico, oferecendo à comunidade indivíduos com responsabilidade, ética e profissionalismo.





* Estudante de RI da UNISUL, Presidente da FoCco UniRel Empresa Júnior e Conselheiro da FENERI.

** Estudante de RI da UNISUL e Ciências Econômicas da UFSC. Diretor de Pesquisa da FoCco UniRel Empresa Júnior - UNISUL.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui