Usina de Letras
Usina de Letras
161 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->As Chaves da Vida ! -- 28/07/2002 - 15:18 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

----- Prometi contar-Te a minha participação na romagem de saudade que ex-combatentes em Moçambique, na época 62/65, efectuam anualmente no último sábado de Julho. Aqui estou pois a fazer resenha da jornada.

----- Às 8 horas, do Porto, eu, o meu amigo Dinis Lopes, sua esposa Júlia e a Catarina, neta de quatro muito vivos Marços, começamos a ascensão até Chaves, onde chegamos duas horas e meia depois.

----- Cerca de 100 ex-militares aguardavam à entrada do quartel local, onde se iniciou o convívio com uma visita às instalações, um enorme espaço muito bem cuidado mas de reduzidíssima actividade.

----- Em dado momento dei comigo de olhar fixo num largo campo de treinos onde estava distribuída a diversa aparelhagem que permitiu adestrar as dezenas de milhares de soldados que combateram no nosso ex-ultramar.

----- De repente a visão consumou-se: o campo encheu-se de movimento com centenas de recrutas em tronco nu a exercitarem-se. Ouvi nitidamente os gritos de comando dos sargentos e oficiais que geriam as diversas e rudes provas atléticas. Senti-me tomar impulso num trampolim e a lançar-me voando para além das caixas sobrepostas que formavam o obstáculo a passar. Corri 3.000 metros e saltei sucessivamente todas as barreiras que se me deparavam. Imaginei-me pois há quarenta e dois anos atrás, no meu caso, em Vendas Novas, nos anos 60, quando na Escola Prática de Artilharia fui incorporado no COM.

----- Cerca das 13h00, no hotel Brasil, participei num almoço que se alongou até cerca das cinco da tarde. Seguiram-se os cumprimentos e abraços de despedida, os votos de mais um ano a correr bem, até Julho de novo, mas da próxima vez em Viana do Castelo.

----- Regressamos ao Porto por volta das 20h00. Nem jantei. Tomei um banho e adormeci a pensar nas Chaves da Vida e em...

----------------- Torre da Guia ------------------
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui