Usina de Letras
Usina de Letras
13 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50670)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BRASIL ATUALIDADES - QUESTÕES VESTIBULARES - JULHO 2010 -- 05/10/2010 - 17:06 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
BRASIL ATUALIDADES – QUESTÕES DE VESTIBULAR – JULHO DE 2010.

Edson Pereira Bueno Leal , outubro de 2.010



1 ECONOMIA BRASILEIRA



“Gargalos institucionais ( como leis defasadas e sobrecarga tributária) e de infra-estrutura ( logística e tecnologia) ainda travam a competitividade brasileira no cenário internacional. A 8ª economia do mundo ocupa apenas o 38º lugar num ranking [ de competitividade] de 58 países feito pela faculdade suíça Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Administração em parceria no Brasil com a Fundação Dom Cabral (FDC)

GARGALOS travam competitividade brasileira . Folha de S. Paulo. São Paulo , 20, mai 2010, p. B-1.

Considerando as falhas infraestruturais que atrapalham a competitividade econômica do Brasil pode ser dito que:

a) elas se concentram no Nordeste e Norte brasileiros , pois as infra-estruturas de transportes e de comunicações do restante do país encontram-se no nível dos países mais avançados .

b) o sistema de transportes , que inclui além das vias ( rodoviárias , férreas, etc) , também aeroportos e portos , encontra-se em nível precário , e está longe de atender adequadamente uma economia que se interioriza no território .

c) as infra-estrutura de logística ( armazenamento, gestão de informações e comunicações , etc) possuem um padrão tecnológico muito avançado no país e um custo barato : o problema é a pequena quantidade de equipamentos .

d) os padrões tecnológicos da logística econômica do território brasileiro estão comprometidos pelos preços baratos cobrados pelo uso dos equipamentos , o que compromete futuros investimentos .

e) as falhas infraestuturais são bem mais graves no Sudeste e no Sul do Brasil onde se concentra a maior produção econômica para o exterior , pois nas outras áreas do Brasil , o processo econômico é praticamente regional .



2 UNESP JULHO 2010 AMAZÔNIA



Analise o texto.

Os 30 mil seringueiros que [Chico] Mendes ajudou a se organizarem são, tal como ele, descendentes de migrantes que foram atraídos pelo grande boom da borracha, que ocorreu antes da Primeira Guerra Mundial. De 1890 a 1911, o Brasil e seus barões da borracha dominaram a produção do ‘ouro negro’, impondo preços tão altos que Manaus, cidade na selva, se tornou símbolo de extravagância. Os altos preços, porém, levaram os britânicos a explorar seringais no Ceilão (Sri Lanca) e na Malásia, rompendo o monopólio brasileiro. (...) A ganância dos grandes exploradores acabava por dificultar as coisas para o Brasil.

[Hoje] A história se repete. Num carrossel de calamidades, a queima da floresta agrava o efeito-estufa interrompe o processo que transforma o dióxido de carbono em oxigênio, mata inúmeras espécies e devasta aldeias indígenas.

(O Brasil queima o futuro. The New York Times, 28.12.1988.

Consultado em 18.03.2010, no site http://www.nytimes.com/1988.12.28/opinion/brazil-burns-thefuture. html. Adaptado.)

O artigo acima foi publicado poucos dias depois do assassinato do líder sindical Chico Mendes e comparava a exploração da borracha no Acre a atual devastação da Amazônia.

Caracterize a migração que a extração da borracha atraiu para a Amazônia na passagem do século XIX para o XX (motivos e procedência dos migrantes) e analise a atual condição da floresta (tipos de extrativismo, praticas agrícolas, políticas de conservação)





3 UNESP JULHO 2010



A cidade de São Paulo comemorou 456 anos. Cortada pelos rios Tamanduateí, Pinheiros, Tietê e afluentes, vem apresentando problemas estruturais que agravam as enchentes que ocorrem em seus leitos. Há relatos desses períodos de cheias, em 1820, escritos por José Bonifácio:

“miserável estado em que se acham os rios Tietê e Tamanduateí, sem margens nem leitos fixos, sangrados em toda parte por sarjetas, que formam lagos que

inundam esta bela planície”, indicando preocupação com o transbordamento de suas margens (O Estado de S.Paulo, 24.01.2010. Adaptado.)

A partir da leitura do texto, identifique os problemas estruturais, que poderiam acentuar as enchentes.

I. Despejo desordenado do lixo urbano.

II. Impermeabilização do solo urbano.

III. Ampliação de áreas verdes.

IV. Crescimento de loteamentos junto aos cursos fluviais.

V. Expansão da rede de circulação viária em avenidas de fundo de vale.

Assinale a alternativa que indica todos os reais problemas estruturais apresentados que acentuam as enchentes da cidade de São Paulo no século XXI.

a) I, IV e V. b) II, III, IV e V.

c) I, II, IV e V. d) II, III e IV.

e) I, III e V.





4 MACKENZIE JULHO 2010 demografia



No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realiza o recenseamento da população a cada dez anos, desde 1940. Assim, as informações nos permitem realizar analises com base em series históricas e apontar certas tendências.

Se considerarmos os dados a serem coletados e divulgados apos o censo de 2010, e razoável afirmarmos que, provavelmente, teremos

I. uma continuidade do processo de queda da taxa de fecundidade e um aumento do percentual da população jovem em decorrência disso.

II. a confirmação de que a violência urbana e um fenômeno preocupante e que explica, por si só, a continua redução da expectativa de vida verificada nas ultimas quatro décadas.

III.a manutenção do processo de redução dos índices de natalidade, que tem ocorrido desde o fim da década de 1970, e que resulta, entre outros fatores, no

aumento do acesso a métodos contraceptivos, mesmo entre as camadas mais pobres da população.

IV. a elevação da proporção de idosos em decorrência da ampliação do acesso a serviços de saúde e saneamento, que tem determinado o aumento da longevidade.

Estão corretas, apenas,

a) I e II. b) II e III. c) III e IV. d) I e III. e) II e IV.





5 MACKENZIE JULHO 2010



A Inauguração de Brasília Completa 50 anos

A idéia da transferência da capital do país para a região central do Brasil é antiga. Desde a Inconfidência Mineira, esse sonho já era acalentado por seus participantes, porém, coube ao presidente Juscelino Kubitschek a iniciativa de mudá-la do Rio de Janeiro para o Centro-Oeste brasileiro. Com projetos, urbanístico de Lúcio Costa e arquitetônico de Oscar Niemeyer, a nova capital foi inaugurada em 21 de abril de 1960, data escolhida em homenagem a Tiradentes.

A respeito de Brasília, julgue os itens abaixo.

I. Uma das justificativas para a sua construção foi a de que a interiorização da capital traria desenvolvimento para áreas despovoadas e inexploradas do território brasileiro, alem de ser menos vulnerável a ataques externos.

II. Apos a sua construção, municípios periféricos (cidades satélites) foram criados pelo governo, visando atender as necessidades sociourbanas da população trabalhadora que, via de regra, se empregava em Brasília.

III.A capital passou a ser pólo de atração para migrantes. Atualmente, a região Centro-Oeste abriga mais de 13 milhões de habitantes.

Estão corretas

a) I e II, apenas. b) II e III, apenas. c) I e III, apenas. d) I, II e III, apenas.

e) I, apenas.



6 FGV JULHO 2010 PRÉ - SAL



Com base nas noticias amplamente veiculadas pela mídia acerca do pre-sal, assinale a única alternativa que não traz aspectos relevantes relacionados a esse tema.

a) Discute-se sobre uma divisão eqüitativa dos lucros advindos da exploração do petróleo do pre-sal entre todos os estados da federação e não apenas entre os

estados produtores.

b) Discute-se sobre um novo marco regulatorio que permita a exploração do petróleo em parceria com empresas estrangeiras, mas que mantenha a hegemonia do Estado brasileiro por meio de uma nova empresa estatal.

c) Questiona-se se os paises membros da OPEP (Organização dos Paises Exportadores de Petróleo) aceitarão o Brasil como novo membro, já que o país

pretende ser um exportador de petróleo bruto, mas ainda não o explora suficientemente para integrar a Organização.

d) Argumenta-se a favor da destinação dos lucros advindos da exploração do petróleo do pré-sal, com ênfase em programas sociais e ambientais.

e) Questiona-se se a euforia do petróleo do pre-sal poderá enfraquecer o desenvolvimento dos biocombustiveis e de outras fontes alternativas.



7 FGV JULHO 2010 BELO MONTE



“A polemica em torno da construção da usina de Belo Monte, na Bacia do Rio Xingu, em sua parte paraense, já dura mais de 20 anos. Entre muitas idas e vindas, a hidrelétrica de Belo Monte, hoje considerada a maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, vem sendo alvo de intensos debates na região, desde 2009, quando foi apresentado o novo

Estudo de Impacto Ambiental (EIA), intensificando-se a partir de fevereiro de 2010, quando o MMA concedeu a licença ambiental previa para sua construção.”

Fonte: Instituto Socioambiental, especial Belo Monte. (http://www.socioambiental.org/esp/bm/index.asp).

Acessado em 13/04/2010.

Sobre essa polemica, assinale a alternativa correta:

a) A Usina de Belo Monte foi projetada para suprir a demanda energética do Para, em expansão devido ao crescimento dos pólos mineral, metalúrgico e químico do estado.

b) A Usina de Belo Monte será construída nas proximidades de Altamira (PA) e seu entorno foi previamente desmatado, de forma a minimizar o impacto ambiental do empreendimento.

c) A Usina de Belo Monte foi projetada para ser a terceira maior usina hidrelétrica do mundo, com 11 mil MW de potencia instalada; porem a produção de energia devera sofrer grandes oscilações, com picos no período das chuvas.

d) As usinas hidrelétricas instaladas nos rios amazônicos, tais como o Xingu, geram cerca de 30% da eletricidade transmitida pelo Sistema Elétrico Nacional (SIN).

e) As comunidades locais, principalmente agricultores ribeirinhos e povos indígenas, são majoritariamente favoráveis à usina, devido ao seu potencial de geração de empregos e de crescimento econômico.



8. PUC SP ELETRICIDADE



A hidroeletricidade poderia ser afirmada como uma forma plena de energia sustentável ( renovável e não poluente) , se não fosse alvo e várias polêmicas quando aos seus impactos .

Considere as razões das polêmicas e leia com atenção as afirmações que se seguem

I – Em países ainda com grande estoque de florestas , a construção de barragens pode provocar destruição de ecossistemas circundantes e importantes.

II – Em países muito povoados , a construção de barragens para estocar água para grandes usinas hidrelétricas chegou a deslocar de uma vez mais de 1 milhão de pessoas , gerando uma grande perturbação social .

III – as modificações ambientais e sociais em razão da construção de barragens são irrelevantes em escala mundial , considerando onde elas estão instaladas , pois predominam áreas onde a vegetação já foi removida e áreas de baixo povoamento .

Agora escolha a alternativa que assinala as afirmações corretas

a) Todas , b) I e III , c) III d) I e II e) II e III .



9. PUC SP JULHO DE 2010 - ETANOL

Leia com atenção o trecho de entrevista

“Pergunta: Em sua avaliação , quais são as principais desafios para a produção brasileira de energia limpa aliada à preservação ambiental?

Resposta ( André Nassar) - Há perdas e danos para todos , mas creio que é possível se dizer que na Amazônia não se desmata mais . Porque? Porque emite-se muito CO2 e provocam-se muitas mudanças climáticas . É possível também pensar em uma expansão mais racional da agricultura no Cerrado . Esta expansão deve estar baseada em um zoneamento agroecológico , não só em um zoneamento agrícola (...) Eu acho que dá para aumentar a produção de fontes de energia limpa sem desmatar a Amazônia e racionalizando a expansão no Cerrado”. GLOBO RURAL . Dá para aumentar a produção sem desmatar a Amazônia. Editora Globo. São Paulo , n. 294, abr. 2010, p. 61-62.

O etanol é considerado uma energia limpa. Tendo como referência a opinião do entrevistado , pode-se dizer que:

a) a expansão mais racional da agricultura no cerrado implica lutar contra a postura de ambientalistas que querem um aumento das áreas protegidas, diminuindo significativamente as áreas agriculturáveis .

b) a energia limpa de origem vegetal não implica desmatamento na Amazônia , pois não há como estabelecer cultivos de cana-de-açúcar , por exemplo , nessa área , em razão de condições climáticas .

c) um zoneamento agroecológico no cerrado implica saber quais áreas são frágeis ambientalmente e que se receberem lavouras , poderão sofrer , por exemplo , processos erosivos consideráveis .

d) se for estabelecido o cultivo de cana-de-açúcar na região da Amazônia , isso implicará um aumento exponencial do CO2 produzido pelas plantas em seu processo de crescimento, daí as mudanças climáticas.

e) o cerrado brasileiro apresenta-se como uma área ainda inexplorada à disposição dos negócios agrícolas , e por essa razão é possível conduzir a expansão agrícola de modo racional com zoneamento agroecológico .





10. A retomada do centro de Salvador



O Pelourinho, no centro histórico de Salvador (Ba),contem muitas construções barrocas, belos monumentos e casarões da época colonial.

A partir de 1940, porem, o bairro foi recebendo migrantes pobres e se tornando um lugar de cortiços. A reação a isso começou em 1975, com as primeiras restaurações e com a indicação, em 1985, do centro de Salvador como ‘Patrimônio Histórico da Humanidade’, pela UNESCO.

Uma grande reforma teve inicio em 1993, com transformações de 16 quarteirões e abertura de dois prédios de estacionamentos. Trata-se de um processo parcial de“gentrificacao”, com a implantação política mente planeja da de estabelecimentos comerciais e de serviços – o que ficou conhecido como o Shopping do Pelo – mediante a retirada de 1.967 famílias, através de indenizações (em torno de 2 mil reais), ou sua realocação no loteamento Jardim Valeria II, em Coutos. Em 2004, cerca de 650 famílias ainda permaneciam ou resistiam no local.

Em seu lugar, alem da restauração da monumentalidade e do comercio mais moderno, surgem novas habitações financiadas para a classe media. A reforma mudou o traçado da antiga cidade colonial, transformando-a numa espécie de parque temático. Assim, tem curso um processo de “disneylizacao” e “gentrificacao” da cidade, estimulando seu consumo turístico.

(Fontes:http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2004/01/272861.

shtml - acesso em 02.03.2010 e VASCONCELOS, Pedro A. “A Cidade Alta de Salvador: de cidade colonial a ‘Centro Histórico posmoderno”

in: CARLOS, A. e LEMOS, A. (org.) Dilemas urbanos.

São Paulo: Contexto, 2003. Adaptado.)



10 FATEC JULHO 2010



O texto descreve o atual processo social e territorial em Salvador com o termo “gentrificacao”. Pelo contexto apresentado, pode-se entender que o termo “gentrificacao” designa o processo de

a) migração de populações pobres para a cidade.

b) migração de populações ricas para bairros pobres.

c) transformação da capital baiana em um centro popular de cultura e diversão.

d) revitalização de bairros ricos com melhorias destinadas à maioria dos cidadãos.

e) enobrecimento de áreas degradadas e exclusão social de moradores pobres.



11 FATEC JULHO 2010



A partir do texto, pode-se concluir que o centro histórico de Salvador

a) tem se desenvolvido e se tornado uma região de conciliação entre as varias classes sociais e o espaço urbano.

b) mostra exemplarmente que a cidade colonial brasileira vem se conservando, no século XXI, tal como era no passado.

c) tem se tornado alvo de estratégias políticas e comerciais de valorização do capital, sobretudo imobiliário e turístico.

d) indica que a população mais humilde habita e usa os centros urbanos, resistindo na luta por esse uso com a ajuda das políticas governamentais.

e) ha tempos tem se degradado, pois o Estado não tem feito mudanças e gestão política do espaço social, deixando-as nas mãos da iniciativa privada.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui