Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62280 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50667)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6207)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->QUEM FOI GUILHERME KERR? -- 19/10/2010 - 18:00 (Mário Ribeiro Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
GUILHERME KERR(William Cleary Kerr), de Cantagalo, Estado do Rio, 11.08.1888, escreveu entre outros, "Gramática Elementar da Língua Hebraica”, "O Canon do Velho Testamento", "ABC Doutrinário". Filho de pai e mãe não revelados em sua biografia. Após os estudos primários em sua terra natal, deslocou-se para outros centros, onde também estudou. Com o passar do tempo, tornou-se Pastor Igreja Presbiteriana do Brasil. Entre 1937, quando tinha 49 anos de idade, até 1942, foi Presidente do Supremo Concílio. Ficou conhecido como Reverendo Guilherme Kerr. Casou-se em Sorocaba, Estado de São Paulo, com Aurora de Campos, com quem teve Neander de Campos Kerr(16.07.1921) e Lysias. Sua Gramática da Língua Hebraica foi a primeira publicada em português. O reverendo William C. Kerr foi professor da cadeira de Hebraico e Literatura do Velho Testamento em uma Faculdade de Teologia da Igreja Presbiteriana do Brasil (o Seminário Presbiteriano do Sul, em Campinas, no estado de São Paulo). Foram vários anos de pastorado, em Sorocaba, na Igreja do Brás, em São Paulo, e no auxílio ao Presbitério em outras localidades. Em 1930, com 42 anos, assume a cadeira de hebraico no Seminario de Campinas. Começa a preparar a primeira Gramática da língua hebraica, em português. Essa obra levaria mais de 15 anos para ser publicada. Quando conseguiu publicar, foi patrocinada pela da Sociedade Biblica Americana. Não havia equipamento gráfico que pudesse imprimir texto em hebraico no Brasil na época. A própria montagem do livro foi lenta e com a participação da família. Aurora fazia a revisão do português. Durante algum tempo o seu filho mais novo, Lysias, colocava as letras do alfabeto hebraico desenhada na mesa, pendurada na parede, ou quando as frases eram muito cumpridas, no chão de sua casa, outro filho mais velho, Neander, tirava fotos com a máquina fotográfica. Assim foi feita a composição dos textos que seriam levados para Nova York na montagem final do livro. Nessa época, 1940-1950, foi membro da comissão criada pela Sociedade Biblica Americana (a Sociedade Bíblica do Brasil só veio a ser criada em 1948) para fazer a revisão do texto conhecido como Tradução Revista e Corrigida de João Ferreira de Almeida. Eessa comissão trabalhou por mais de quinze anos e produziu a versão conhecida como Tradução Revista e Atualizada de JF Almeida. William Kerr era um dos especialistas em hebraico. Outro integrante era o Rev. Galdino Moreira, seu companheiro de escola em Lavras. Foi Reitor do Seminário Presbiteriano do Sul. Faleceu em Campinas, São Paulo, no dia 21.08.1956, com 68 anos de idade. Apesar de sua importância, não é mencionado na ENCICLOPÉDIA DE LITERATURA BRASILEIRA, de Afrânio Coutinho e J. Galante, edição do MEC, 1990, com revisão de Graça Coutinho e Rita Moutinho, em 2001 ou DICIONÁRIO HISTÓRICO-BIOGRÁFICO BRASILEIRO(2001, 5 volumes, 6.211 páginas), da Fundação Getúlio Vargas e nem, em nenhuma das enciclopédias nacionais, Delta, Barsa, Larousse, Mirador, Abril, Koogan/Houaiss, Larousse Cultural, etc. É verbete do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, de Mário Ribeiro Martins, via INTERNET, dentro de ENSAIO, no site www.usinadeletras.com.br ou www.mariomartins.com.br.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui