Usina de Letras
Usina de Letras
284 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62165 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4754)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Jesus - O Filho de Deus -- 07/03/2006 - 15:09 (Nezinho Costa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Romanos 3:23 (Porque todos pecaram e destituídos estão da GLÓRIA de DEUS;) estabelece-se como ponto de partida para a HISTÓRIA que mudou a história da humanidade.
Pelo que eu entendo de Gênesis 3:8 (E, ouvindo a voz do Senhor DEUS, que passeava no jardim à tardinha, esconderam-se o homem e sua mulher da presença do Senhor DEUS, entre as árvores do jardim.), o propósito inicial de DEUS, ao criar o homem, não era levar este para estar com ELE nos céus, mas sim, poder ELE estar com este na terra, no PARAÍSO.
Afinal, não fora todo o universo, ou seja, o PARAÍSO terrestre, criado em razão da existência do homem!?
Contudo, esse homem, criado à IMAGEM E SEMELHANÇA de DEUS, maculou esse PARAÍSO, sendo destituído de tal GLÓRIA.
Ao usar de vontade própria para perder a GLÓRIA de DEUS (Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu. Gênesis 3:6), o homem foi condenado a reconquista-LA, utilizando-se, também e unicamente, dessa mesma vontade para viver uma vida agradável a DEUS, o que lhe devolveria o direito a uma nova chance de estar ao lado de DEUS, no SEIO DE ABRAÃO, um NOVO PARAÍSO, só que espiritual (Veio a morrer o mendigo, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico, e foi sepultado. Lucas 16:22) pelo que, para alcança-lo, teria que morrer fisicamente. Eis, então, um LUGAR ESPECIAL para todos que vencessem o mundo.
Desse modo, a SALVAÇÃO deixou de ser CONSEQÜÊNCIA NATURAL DA VIDA DO SER HUMANO, E PASSOU A SER SELETIVA, INDIVIDUAL, ou seja, somente para aqueles que atingissem tal estado de santidade.
Mas o homem perdeu-se em suas muitas vontades e desejos, abandonando o referencial de santidade para uma vida em JUSTIÇA. Assim, perdido, o homem clamou a DEUS por mais uma chance, pelo que, tendo ouvido DEUS tal clamor, deu-lhe a LEI, para que, cumprindo-se esta, o ELO que o unia a DEUS pudesse vir a ser restabelecido.
Contudo tal LEI tornou-se impossível de ser humanamente cumprida, já que o homem estava contaminado pelas muitas facilidades oferecidas pelo “príncipe deste mundo”:
“Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência, entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais”. Efésios 2:1-3
“Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo”. João 12:31
“Já não falarei muito convosco, porque vem o príncipe deste mundo, e ele nada tem em mim”; João 14:30
“... Porque o príncipe deste mundo já está julgado”. João 16:11

PERGUNTA: Porque, então, a existência de um LUGAR ESPECIAL para alguém que jamais chegaria até ele? Que jamais o alcançaria dada a impossibilidade humana de cumprir-se com a LEI?!
Quem iria desfruta-lo, afinal?
Assim é que, estando todos impedidos de se salvarem, devido à prática do pecado, a existência do NOVO PARAÍSO deixou de ter razão.
O que fazer? Para que manter-se tal LUGAR ESPECIAL para alguém que jamais o desfrutaria?!
DEUS, contudo, não desistiu de SEU PROJETO. O objetivo precípuo da CRIAÇÃO do homem fora “ARRANJAR-LHE” companhia. E, já que o homem, voluntariamente, abdicou-se DESSA COMPANHIA, separando-se D’ELE, acabando por condenar-se a si próprio à perdição, movido por sua humanidade, DEUS, em SUA INFINITA MISERICÓRDIA, resolveu resgata-lo, mas sem interferir na sua vontade. Desse modo DEUS forneceu um “MEIO”, através do qual todos quantos quisessem obteriam o direito de entrar no NOVO PARAÍSO, agora um LUGAR ESPECIAL CELESTIAL.
Não obstante a VONTADE de DEUS em facilitar o retorno do homem ao SEU SEIO, a LEI já estava estabelecida e não poderia ser revogada enquanto não cumprida. Urgia, pois, seu cumprimento.
Mas, como fazer? Como cumprir-se a LEI, de maneira que seu cumprimento satisfizesse os critérios de seu estabelecimento? Ou seja, que fosse, necessária e obrigatoriamente, cumprida por um ser humano?
O que fazer?
à ENVIE-ME A MIM, PAI – o arroubo de UM FILHO idealista, desejoso de ajudar O PAI a livrar-SE de uma situação incômoda – EU ME TORNAREI HUMANO E, COMO TAL, SUJEITO A TODAS AS PAIXÕES, DESEJOS E ANSEIOS DO HOMEM, CUMPRIREI A TUA LEI PARA TI.
à NÃO BASTA CUMPRIR A LEI – a ponderação de UM PAI que sabe, de antemão, o que fazer e como fazer – TEM-SE QUE ABOLI-LA, ENQUANTO VIA ÚNICA DA SALVAÇÃO HUMANA.
à EU O FAREI PARA TI – insiste O FILHO, amor em pessoa, indiferente ao sofrimento antevisto.
à ELES NÃO TE MERECEM. Sentencia O PAI.
à DÊ-LHES MAIS UMA CHANCE, PAI! Intercede O FILHO.
Qual pai entregaria seu único filho ao sacrifício, por pessoas ingratas e teimosas, espiritualmente insensíveis e cheias de vontades próprias? Talvez UM PAI que obtivesse provas de que alguém, dentre tais pessoas, faria tal coisa por ELE, antes, por puro amor e temor.
Mas, quem? Dentre todos os perdidos haveria alguém capaz de tal feito?
Aqueles de sob a LEI?! Impossível! Tais estavam muito ocupados consigo mesmos, preocupados com suas justificações meritórias.
Então, se de sob a LEI era impossível encontrar alguém capaz de tal feito, esse alguém teria que vir de antes da LEI; alguém completamente perdido por não ter nem mesmo a LEI como via de Salvação. Alguém que conhecesse a DEUS por experiência própria, e não por ouvir falar; que Lhe obedecesse sem questionar e que cresse N’ELE incondicionalmente.

“Sucedeu, depois destas coisas, que DEUS provou a Abraão, dizendo-lhe: Abraão! E este respondeu: Eis-me aqui. Prosseguiu DEUS: Toma agora teu filho; o teu único filho, Isaque, a quem amas; vai à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre um dos montes que te hei de mostrar.
Levantou-se, pois, Abraão de manhã cedo, albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque, seu filho; e, tendo cortado lenha para o holocausto, partiu para ir ao lugar que DEUS lhe dissera.
Ao terceiro dia levantou Abraão os olhos, e viu o lugar de longe. E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o mancebo iremos até lá; depois de adorarmos, voltaremos a vós.
Tomou, pois, Abraão a lenha do holocausto e a pôs sobre Isaque, seu filho; tomou também na mão o fogo e o cutelo, e foram caminhando juntos. Então disse Isaque a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? Respondeu Abraão: DEUS proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. E os dois iam caminhando juntos.
Havendo eles chegado ao lugar que DEUS lhe dissera, edificou Abraão ali o altar e pôs a lenha em ordem; o amarrou, a Isaque, seu filho, e o deitou sobre o altar em cima da lenha.
E, estendendo a mão, pegou no cutelo para imolar a seu filho.” Gênesis 22:1-10

à ESTÁ BEM, MEU FILHO. VÁ, E SALVE A HUMANIDADE!

O FILHO, então, sem perder Sua deidade mas limitado à condição humana, deixou as REGIÕES CELESTES e habitou entre os homens (E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua GLÓRIA, como a GLÓRIA do unigênito do Pai. João 1:14), nascido de mulher (Subiu também José, da Galiléia, da cidade de Nazaré, à cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi, a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. Enquanto estavam ali, chegou o tempo em que ela havia de dar à luz, e teve a seu filho primogênito; envolveu-o em faixas e o deitou em uma manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem. Ora, havia naquela mesma região pastores que estavam no campo, e guardavam durante as vigílias da noite o seu rebanho. E um anjo do Senhor apareceu-lhes, e a GLÓRIA do Senhor os cercou de resplendor; pelo que se encheram de grande temor. O anjo, porém, lhes disse: Não temais, porquanto vos trago novas de grande alegria que o será para todo o povo: É que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. Lucas 2:4-11).
E o FILHO, enviado pelo PAI (Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem. E como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna. Porque DEUS amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque DEUS enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. João 3:13-17), cresceu imaculado e cumpriu com todos os ARTIGOS da LEI, compilados por MOISÉS (Àquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. II Coríntios 5:21).
Era necessário, então, que a mesma fosse ABOLIDA, como única via de SALVAÇÃO, para que tal salvação fosse disponibilizada a todos, sem acepção (Pois o Senhor vosso DEUS, é o DEUS dos DEUSes, e o Senhor dos senhores, o DEUS grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem recebe peitas; Deuteronômio 10:17).
Assim, O FILHO recebeu sobre SI todas as dores, pesares e pecados do mundo, através da IMPOSIÇÃO DE MÃOS DO ÚLTIMO DOS SUMO SACERDOTES LEVITAS, instituído divinamente (Houve nos dias do Rei Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da turma de Abias; e sua mulher era descendente de Arão, e chamava-se Isabel; o anjo lhe disse: Não temais, Zacarias; porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João; converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu DEUS; irá adiante dele no espírito e poder de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, a fim de preparar para o Senhor um povo apercebido. Ora, completou-se para Isabel o tempo de dar à luz, e teve um filho. E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque irás ante a face do Senhor, a preparar os seus caminhos; Lucas 1:5, 13, 16-17, 57, 76), afim de que, com um ÚNICO E SUFICIENTE SACRIFÍCIO fossem derrubadas todas as barreiras que separavam o homem de DEUS (e havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz; Colossenses 2:14).
Com a MORTE DO FILHO veio nova possibilidade de habitação no LUGAR ESPECIAL, o PARAÍSO CELESTIAL, para todos aqueles que cressem no SEU SACRIFÍCIO VICÁRIO e nas implicações de tal evento. Para tanto O FILHO voltou ao SEIO DO PAI para “ESTABELECER” as novas moradas (Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. João 14:2-3), deixando com os homens SEU ESPÍRITO SANTO (E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre, a saber, o ESPÍRITO da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei a vós. João 14:16-18 - Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente veio do céu um ruído, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma. E todos ficaram cheios do ESPÍRITO SANTO, e começaram a falar noutras línguas, conforme o ESPÍRITO lhes concedia que falassem. Atos 2:1-4).
ABOLIDA a LEI (mas o entendimento lhes ficou endurecido [Judeus]. Pois até o dia de hoje, à Leitura do velho pacto, permanece o mesmo véu, não lhes sendo revelado que em Cristo é ele abolido; II Coríntios 3:14), e retomada a comunicação direta entre DEUS e os homens, através do FILHO, e estando o ESPÍRITO SANTO na terra, habitando nos corações dos crentes, encerrou-se, também, o SACERDÓCIO LEVÍTICO, terreno, estabelecido com ARÃO e encerrado com JOÃO BATISTA, sendo restabelecido o SACERDÓCIO ETERNO DA ORDEM DE MELQUISEDEQUE, existente desde os primórdios e continuado nos CÉUS, na PESSOA DO FILHO, que cumpriu com SUA MISSÃO auto-imposta, fazendo-se merecedor de tal honra.
“Assim também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote, mas o glorificou aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, hoje te gerei; como também em outro lugar diz: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque. O qual nos dias da sua carne, tendo oferecido, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que podia livrar da morte, e tendo sido ouvido por causa da sua reverência, ainda que era Filho, aprendeu a obediência por meio daquilo que sofreu; e, tendo sido aperfeiçoado, veio a ser autor de eterna salvação para todos os que lhe obedecem, sendo por DEUS chamado sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque”. Hebreus 5:5-10.
Tendo concluído a OBRA VICÁRIA e, por tal, conquistado a condição de ÚNICO MEDIADOR ENTRE DEUS E OS HOMENS (Porque há um só DEUS, e um só Mediador entre DEUS e os homens, Cristo Jesus, homem, I Timóteo 2:5), assentou-se em seu TRONO de GLÓRIA, de onde intercede junto AO PAI pelos homens, e onde recebe todos aqueles que passam pelo SEU TRIBUNAL (Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo. Romanos 14:10* - Porque é necessário que todos nós sejamos manifestos diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba o que fez por meio do corpo, segundo o que praticou, o bem ou o mal. II Coríntios 5:10), e ficam a aguardar o MILÊNIO, quando virão com ELE, em GLÓRIA (Então vi uns tronos; e aos que se assentaram sobre eles foi dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de DEUS, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na fronte nem nas mãos; e reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Apocalipse 20:4).
Terminado o MILÊNIO e derrotados Satanás e seus anjos, após o JUÍZO FINAL, ELE SE estabelecerá na NOVA TERRA, como prometido (Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra. Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro, o princípio e o fim. Apocalipse 22:12-13), na GLÓRIA de SEU TABERNÁCULO agora entre os homens.

”Eis que cedo venho! Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro”.
Apocalipse 22:7

MARANATA!

NOTAS:

- A citação de Romanos 14:10 (assinalada com um *) foi extraída da Bíblia Sagrada – João Ferreira de Almeida Revista e Corrigida na grafia simplificada, em sua 67ª impressão, editada pela Imprensa Bíblica Brasileira em 1987.
- Todas as demais citações foram extraídas da Bíblia Sagrada 1.0, Versão Eletrônica 1.0.6.250, editada por Fredi Giesbrecht Softwares – Campo Grande - MS
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui