Usina de Letras
Usina de Letras
264 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62176 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->40 ANOS DA "POLÍTICA DE QUOTEO"! -- 03/12/2010 - 11:36 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Ex-Blog do Cesar Maia



03 de dezembro de 2010



40 ANOS DA "POLÍTICA DE QUOTEO"!



1. O processo eleitoral que levou à vitória do presidente Salvador Allende, em 1970, começou com a apresentação aberta dos candidatos a presidente que compunham o campo da esquerda. Doze partidos colocaram seus nomes. O mais competitivo ficaria. Pablo Neruda, candidato do Partido Comunista, reclamou das pesquisas que o colocavam numa posição de destaque: não queria ser candidato. Finalmente, Salvador Allende foi consagrado como candidato de uma grande coalizão de partidos chamada Unidade Popular (UP).



2. A vitória da UP se deu por pequena margem, o que reforçou a importância dos partidos menores. Durante uma transição traumática em que foi assassinado o comandante em chefe do Exército, René Schneider, Allende define uma política para a montagem de seu governo, que ficou conhecida como “quoteo”. Primeiro definiu as cabeças dos ministérios com os mais expressivos quadros dos principais partidos de apoio.



3. Para evitar que cada um desses ministérios fosse controlado de cima abaixo, por um só partido, definiu que pela ordem de votação dos partidos e proporcionalmente a ela, os cargos de direção dos ministérios, das empresas estatais..., seriam ocupados por indicação partidária, em rodízio. Os impasses que viveu o governo Allende tiveram duas dimensões. Primeiro, a óbvia dimensão política das forças internas e externas de oposição que procuravam desestabilizá-lo. A segunda dimensão foi a administrativa. A “política de quoteo” gerou uma desintegração progressiva, na medida em que as equipes eram heterogêneas e sem elementos de unidade e confiança, o que impedia a delegação, a descentralização...



4. A dinâmica da montagem do governo eleito do Brasil, a partir de uma política de quotas partidárias por indicação no nível ministerial, inevitavelmente levará a um sistema de “quoteo” como o da UP nos demais escalões. Uma vez que os ministérios começam a ser ocupados sem o cuidado básico pela escolha dos quadros mais qualificados dos partidos da coligação para cada função, o desdobramento inevitável será o “quoteo”.



5. Não pelo sistema de rodízio proporcional da UP, mas, pior, de forma a colocar cunhas de confiança do Planalto nos ministérios e de mesclar as equipes, de forma a atender a voracidade de todos, e de equilibrar o jogo com os espaços de direção nos ministérios e empresas estatais. Pior que no Chile dos anos 70, na medida em que os ministérios são ocupados pela ótica político-espacial e que as demais funções de primeiro e segundo escalões o serão, inevitavelmente, por “quoteo”, sem regra.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui