Usina de Letras
Usina de Letras
89 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62243 )

Cartas ( 21334)

Contos (13266)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10369)

Erótico (13570)

Frases (50639)

Humor (20032)

Infantil (5440)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140811)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6198)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O TRABALHO É SEMPRE FRUTO DE UMA EQUIPE -- 10/02/2002 - 08:43 (denison_obras selecionadas) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Nenhum produto da arte ou da ciência é fruto de um indivíduo só. O trabalho é sempre resultado de uma equipe. Nos atentemos para a arte. Vejamos a música, por exemplo; uma sinfonia parece ser criação apenas do compositor que a escreveu na pauta, mas algo mais amplo acontece. No momento da execução, a orquestra – cada músico – e o maestro recriam a obra a cada momento. É como se, na execução de uma peça, houvesse uma colaboração múltipla na criação.

Para ouvirmos uma obra pura e individual seria preciso uma interpretação das mãos do próprio criador num instrumento solo, sem interferência de outro instrumento; uma peça de Schumann ou Brahms ao piano, por exemplo, interpretada pelo próprio criador. Diz-se até que o Chopin de Liszt é melhor que o Chopin de Chopin. Isso prova que o que poderíamos ouvir saindo das mãos abençoadas de Liszt seria uma releitura da obra do amigo e não a obra autêntica e pura.

Vejamos a Arquitetura...o criador coloca em papel o que vem de sua imaginação, tudo calculado. Mas há a intervenção do mestre de obras, do engenheiro civil, dos trabalhadores anônimos que efetivamente realizam a obra em si. É uma criação de equipe. Uma sinfonia no papel apenas, sem a recriação dos co-realizadores ( leia-se os músicos ), não é música. O mesmo ocorre com a arquitetura...sem a imponente realização concreta da idéia, a arquitetura nada mais é do que um monte de linhas organizadas num papel ou tela.

Analisemos a pintura...no período barroco, Rubens tinha dezenas de assistentes no estúdio para o trabalho “chato”...completar extensas áreas com uma cor ou duas...queimar a paisagem com as tintas de base, etc...Rubens apenas fazia o esboço básico e finalizava a obra, para dar o acabamento, mas o processo do meio era dos assistentes, dos quais Van Dick fazia parte. No geral, a pintura sempre foi um trabalho de equipe. Mesmo quando uma obra parece ser pura e individual, como nas pinturas de Van Gogh, há um trabalho de equipe por trás. Uma coisa é a obra terminada pelo pintor, outra coisa é o quadro no museu, do jeito que apreciamos, num contexto criado por outra pessoa, usando uma iluminação dramática criada por outra pessoa, numa moldura escolhida por outra pessoa que não o artista. Tudo que circunda uma obra de arte implica na intervenção criativa e artística de outras pessoas que não o criador inicial.

No cinema isso se torna mais evidente...um filme é sempre resultado da criação do diretor de fotografia, maquilador, atores, roteirista, diretor de efeitos, etc...e não só do diretor geral. Na literatura podemos ter o gosto do que seria uma arte pura e individual, apenas em parte. Lembremos que a tradução de um texto em seu original já é uma recriação em si.

Tenho uma Divina Comédia bilíngüe onde, na esquerda vemos o original de Dante, na direita vemos a colaboração intrínseca do tradutor, em português. De um lado a obra pura, do outro, a criação conjunta entre Dante e o tradutor.

Por isso fiquei muito feliz quando tive a oportunidade de ver um compositor baiano executar, ao piano, uma obra de sua autoria. Aquilo era autêntico, puro e único. Por isso tenho imenso prazer em ler Machado de Assis, Lorca ou Flaubert, pelo simples fato de entender o português, o espanhol e o francês, sendo possível, desta forma, ler em original.

Já Goethe, Shakespeare ou a Bíblia eu não tenho tanto prazer em ler, pois leio apenas uma recriação encima do original e puro texto, pois não entendo os idiomas que foram usados para escreverem tais obras.

Vendo desta forma, vejo Wagner de forma especial, pois ele concebia o tema de suas óperas, escrevia o libreto, a música, produzia o espetáculo e vendia os ingressos na portaria...só faltava tocar todos os instrumentos...isso é que é buscar pureza.

Mas até mesmo Deus sabia que Jesus Cristo precisaria de uma equipe particular para executar a sua obra criativa...

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui