Usina de Letras
Usina de Letras
13 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62308 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10398)

Erótico (13576)

Frases (50697)

Humor (20046)

Infantil (5466)

Infanto Juvenil (4789)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140835)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6217)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Sonhos ou pesadelos? -- 09/08/2002 - 19:31 (Hilton Görresen) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
SONHOS OU PESADELOS?

O sujeito era um bocado introvertido. Travado, tinha vergonha até de falar com seus botões. Não é que não tivesse vontade de soltar a voz, cantar, praticar mil loucuras. Mas a timidez já vinha de longe, do tempo de criança. Sua primeira e talvez única namorada, pelo que se sabe, foi um manequim. Não, não uma "maneca" dessas que desfilam em passarelas e só querem paquerar jogador famoso. Um manequim mesmo, desses de expor roupas em lojas, que sua mãe utilizava para dar o retoque nas costuras que fazia. Mas nem mesmo com o manequim conseguiu alguma coisa. Ansiedade, sabe como é!
Um dia um amigo, fissurado (ainda se usa isso?) em livros de auto-ajuda, resolveu dar-lhe uma mãozinha. Começou perguntando:
- Nos seus sonhos, você também é assim travado?
- Completamente. Na hora de fazer alguma coisa, me borro todo.
- Aí é que está! Conforme pesquisas realizadas ("Acredite em seus sonhos", 3a edição, Editora Mefistófeles) nossa personalidade permanece a mesma nos sonhos. O inconsciente não vê diferença entre sonho e vida real. Aí vem o bom: se você conseguir se livrar da timidez nos sonhos, ficará livre também na realidade, entendeu?
O amigo orientou-o a praticar auto-sugestão a fim de reconhecer quando estivesse apenas sonhando, aí soltar a franga, fazer o que lhe des-se na telha, sem medo de recriminações. Após algum treino, o sujeito já conseguia fazer isso, a princípio timidamente, depois com toda força. O que aprontava nos sonhos não era brincadeira!
Um dia, sonhou que estava numa solenidade, inauguração não sei de quê. Resolveu bagunçar: na hora em que a autoridade de plantão foi fazer discurso, subiu numa mesa e gritou - sai daí, corrupto! Todos cravaram o olho nele, abestalhados. E continuou: vai pra casa, mané. Vai cuidar da gordalhufa da tua mulher, aquela marafona (era tímido mas tinha um vocabulário!). O homem ficou roxo, partiu furioso pra cima dele. Foi aí que nosso amigo se deu conta de que aquilo não era sonho.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui