Usina de Letras
Usina de Letras
52 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->GENTE EM FOCO: MARIO RIBEIRO MARTINS(Texto de Saul) -- 05/03/2011 - 10:31 (Mário Ribeiro Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
























GENTE EM FOCO: MARIO RIBEIRO MARTINS.





COLUNA DO SAUL*





(JORNAL NOVO VISTO, BOM JESUS DA LAPA, BAHIA, 25.02.2011).

















O Dr. Mário Ribeiro Martins escreveu e publicou inúmeros livros e artigos para os jornais de grande circulação no Brasil. Ele passou quatro anos estudando aqui em Bom Jesus da Lapa. É professor universitário e tem muitas experiencias interessantes para estudantes e profissionais.





Nesta semana, estou realizando um desejo que vinha bradando e levando a minha memória a lembrar e relembrar de vários amigos de longas datas, desde os meus tempos de estudante do curso secundário.





Por oportuno, quero escrever algumas linhas sobre o meu grande amigo, Dr. Mario Ribeiro Martins. São mais de cinco décadas de amizade ininterrupta.





O companheirismo começou antes do alisar dos bancos acadêmicos. A personalidade do meu nobre amigo tem sido construída sobre fortes pilares. A dedicação aos estudos e pesquisas vem lhe rendendo títulos e dividendos intelectuais bem merecidos.





Depois de muitos anos, ele teve a chance de voltar à nossa querida Bom Jesus da Lapa, onde encontrou amigos, velhos conhecidos e fez pesquisas e entrevistas para suas futuras obras literárias.





Vale observar que aqui em Bom Jesus da Lapa, Mario, seu irmão Gutemberg e eu, o autor destas linhas, fizemos uma rápida visita à Secretaria Municipal de Educação, onde o Mario fez doação de livros de sua autoria para a Biblioteca Publica Municipal.





Entre as suas inúmeras obras já publicadas que mais me impressionam estão: DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE MEMBROS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS (Goiânia, Kelps, 2007, 1034 páginas), MISSIONÁRIOS AMERICANOS E ALGUMAS FIGURAS DO BRASIL EVANGÉLICO(Goiânia, Kelps, 2007, 496 páginas), CORONELISMO NO ANTIGO FUNDÃO DE BROTAS(Goiânia, Kelps, 2010, 320 páginas).





Mas há outras obras, como:





1) CORRENTES IMIGRATÓRIAS DO BRASIL. Recife: Acácia Publicações, 1972. 2) SUBDESENVOLVIMENTO: UMA CONCEITUAÇÃO ESTÁTICA E DINÂMICA. Recife: Acácia Publicações, 1973. 3) SOCIOLOGIA DA COMUNIDADE. Recife: Acácia Publicações, 1973. 4) GILBERTO FREYRE, O EX-PROTESTANTE (Uma Contribuição Biográfica). São Paulo: Imprensa Metodista, 1973. 5) MISCELÂNIA POÉTICA. Recife: Acácia Publicações, 1973. 6) HISTÓRIA DAS IDÉIAS RADICAIS NO BRASIL. Recife: Acácia Publicações, 1974. 7) BREVE HISTÓRIA DOS BATISTAS EM PERNAMBUCO (Co-autoria com Zaqueu Moreira de Oliveira). Recife: Acácia Publicações, 1974. 8) ESBOÇO DE SOCIOLOGIA. Recife: Acácia Publicações, 1974. 9) FILOSOFIA DA CIÊNCIA. Goiânia: Editora Oriente, 1979. 10) GILBERTO FREYRE, EL EX PROTESTANTE. Tradução deJorge Pinero Marques. Argentina: Libreria Y Editorial, 1980. 11)SOCIOLOGIA GERAL & ESPECIAL. Anápolis: Editora Walt Disney, 1980. 12) PERFIL LITERÁRIO. Rio de Janeiro: Editora Arte Moderna, 1981. 13) LETRAS ANAPOLINAS. Goiânia: Editora O POPULAR, 1984. 14) JORNALISTAS, POETAS E ESCRITORES DE ANÁPOLIS. Goiânia: Editora O Popular, 1986. 15) ENDEREÇÁRIO CULTURAL BRASILEIRO. Anápolis: Editora Anapoli- na, 1987. 16) CADEIRA 15 (Perfil Biográfico). Anápolis: Editora Anapolina, 1989. 17) ESTUDOS LITERÁRIOS DE AUTORES GOIANOS. Anápolis: Fica, 1995. 18) ESCRITORES DE GOIÁS. Rio de Janeiro: Master, 1996. 19) DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE GOIÁS. Rio de Janeiro: Master, 1999. 20) DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DO TOCANTINS.Rio de Jáneiro: Master, 2001. 21) CORONELISMO NO ANTIGO FUNDÃO DE BROTAS. Goiânia: Kelps, 2004. 22) RETRATO DA ACADEMIA TOCAN-TINENSE DE LETRAS. Goiânia: Kelps, 2005. 23) DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE MEMBROS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Goiânia: Kelps, 2007. 24) DICIONÁRIO GENEALÓGICO DA FAMÍLIA RIBEIRO MARTINS. Goiânia: Kelps, 2007, em co-autoria com Filemon Francisco Martins. 25) MISSIONÁRIOS AMERICANOS E ALGUMAS FIGURAS DO BRASIL EVANGÉLICO. Goiânia: Kelps, 2007. 26) DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE MEMBROS DA ACADEMIA EVANGÉLICA DE LETRAS DO BRASIL. Goiânia: Kelps, 2007. 27) DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE MEMBROS DA ACADEMIA GOIANA DE LETRAS. Goiânia: Kelps, 2007. 28) DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE MEMBROS DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE GOIÁS. Goiânia: Kelps, 2007. 29. DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE MEMBROS DA ACADEMIA FEMININA DE LETRAS E ARTES DE GOIÁS.Goiânia: Kelps, 2008. 30)DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE MEMBROS DA ACADEMIA GOIANIENSE DE LETRAS. Goiânia: Kelps, 2008. 31)A CONSCIÊNCIA DA LIBERDADE E OUTROS TEMAS. Goiânia: Kelps, 2008. 32)MANIFESTO CONTRA O ÓBVIO E OUTROS ASSUNTOS. Goiânia: Kelps, 2009. 33)ENCANTAMENTO DO MUNDO E OUTRAS IDÉIAS. Goiânia: Kelps, 2009. 34)CONFLITO DE GERAÇÕES E OUTRAS PROVOCAÇÕES. Goiânia: Kelps, 2010. 35)RAZÃO DO MEU VIVER E OUTRAS AMENIDADES. Goiânia: Kelps, 2011.





A esta altura o prezado leitor pode estar querendo saber e perguntando: QUEM É O DR. MARIO RIBEIRO MARTINS? Pois então pode anotar. Eis aqui o breve perfil da trajetória ascendente do Dr. Mario Ribeiro Martins, o maior biobibliógrafo do Brasil.





Ele é baiano, natural de Ipupiara, região da Chapada Diamantina. Nasceu em 07.08.1943 e é filho de Adão Francisco Martins e Francolina Ribeiro Martins. Foi alfabetizado pela sua tia Almerinda e pela Professora Miriam Ribeiro Barreto(irmã do Dr. Isaac Ribeiro Barreto, que foi o primeiro médico de Brasília).





Em 1959, com 16 anos, veio estudar em Bom Jesus da Lapa, onde recebeu forte influencia de políticos, principalmente do Senhor Benvenuto Ribeiro dos Santos e muitos outros lideres políticos da época.





Provavelmente muitas pessoas aqui na cidade ainda se lembram dos discursos proferidos por ele, como Orlando Fraga, Silvio Bastos e outros.





Aqui ele estudou no Colégio Bom Jesus e no Colégio São Vicente de Paula. Ao concluir o curso ginasial, foi classificado em primeiro lugar, foi o Orador da Turma e ganhou como premio uma viagem a Salvador.





Em 1963, com 23 anos de idade, matriculou-se no Colégio Americano Batista do Recife (o mesmo colégio onde em 1907 estudou o sociólogo Gilberto Freyre.





Fez o curso teológico e assumiu o pastorado da Igreja Batista de Tegipió, no Recife. Em 1970, ingressou na carreira jornalística. Escreveu muitos artigos para diversos jornais, com destaque para JORNAL DO COMMERCIO(o maior jornal do Nordeste) e o JORNAL DIARIO DE PERNAMBUCO(o mais antigo da América Latina).





O Dr. Mario continuou estudando e em 1971 formou-se em Filosofia Pura, na PUC(Pontifícia Universidade Católica de Pernambuco). Em 1973, demonstrou muita coragem, cruzou o Atlântico e foi estudar na Espanha, onde se especializou em Educação Moderna e Administração Publica, recebendo o diploma diretamente das mãos de Dom Juan Carlos de Borbon, atual Rei da Espanha.





Em 1976, com 33 anos, concluiu o curso de Direito e ingressou na Academia de Letras Manchester. Em 1978, o Dr. Mario Ribeiro Martins especializa-se em Direito Penal na Universidade Federal de Goiás e assinala seu ingresso no “PARQUET” do Estado de Goiás, como Promotor de Justiça, inicialmente designado para servir na Comarca de Abadiânia, Goiás.





Em 1980, foi eleito para ocupar a Cadeira 3, da Academia de Letras do Estado do Rio de Janeiro. Em 1983, tomou posse na Cadeira 37, da Academia Goiana de Letras, tendo sido orador da solenidade o jornalista Jaime Câmara, proprietário do jornal O POPULAR. Em 1993, recebeu com distinção e honra, o MÉRITO JUSCELINO KUBITSCHEK. Em 1995, torna-se membro do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal.





É importante observar que a partir de 1995, o Dr. Mario Ribeiro Martins, usando o dom que Deus lhe deu, passa a lançar uma excelente coleção: DICIONÁRIOS BIOGRÁFICOS relacionados com grandes escritores brasileiros, conforme relação acima, e lança o livro ESTUDOS LITERÁRIOS.





Também vale a pena voltar um pouco e registrar que em 1981, ele foi escolhido pela REVISTA BRASILIA, como “O INTELECTUAL DO ANO”.





Esse é o breve perfil da trajetória do Dr. Mario Ribeiro Martins. Em 05.04.2002, tomou posse na Cadeira 37, da Academia Tocantinense de Letras, tendo como Patrono o Frei José Maria Audrin, sendo recebido pelo orador da Academia, o maranhense de Alto Parnaíba, José Cardeal dos Santos.





Desde 1998 ele está aposentado pelo Ministério Publico de Goiás, como Procurador de Justiça e reside na cidade de Palmas, Capital do Tocantins(Coluna do Saul, Bom Jesus da Lapa, VISTO, Ano IV, N 227, 25.02.2011, página 12).








*SAUL RIBEIRO DOS SANTOS reside em Bom Jesus da Lapa, Bahia, onde é empresário. Nasceu na Lagoa do Barro(Ipupiara), em 04.01.1946, filho de Nisan Ribeiro dos Santos e Loura(Carolina Pereira de Novais). Saul casou-se com Agripina Alves Ribeiro, com quem tem os filhos Raquel Ribeiro dos Santos, Ester Ribeiro dos Santos e Arão Wagner Ribeiro.























 



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui