Usina de Letras
Usina de Letras
61 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Saudade -- 24/01/2000 - 13:47 (Carlos Eduardo Coimbra) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Poucas vezes paramos para pensar o que é saudade, acho tão estranho. Tenho pensado muito sobre isso ultimamente, fui até procurar em um dicionário o significado da palavra, encontrei o seguinte: Recordação nostálgica e suave de pessoas ou coisas distantes, ou de coisas passadas. Será que é isso? Todo mundo sabe o que é a saudade, mas acho que ninguém consegue defini-la com perfeição. Mas será que saudade se define? Não tenho resposta para essas perguntas, mas posso dizer com toda certeza que sei sentir saudade.

Sinto saudade da minha infância, dos tempos que a vida não era um compromisso e que tudo era apenas uma brincadeira. Essa saudade é aquela que o tempo ou as coisas são lembrados com alegria. 'Ah! Que saudade dos meus tempos de moleque!'. É uma maneira de se lembrar das coisas boas que fizemos. Como é bom encontrar amigos e conversar sobre os tempos que passaram, com um ar de saudade, meio que nostálgico.

Tem uma saudade, e essa eu acredito ser a verdadeira saudade, que doi. É aquela que nos come por dentro, o coração aperta e parece que tiraram um pedaço de você. Saudade de alguém que se foi, ou que deixamos ir... simplesmente saudade de quem amamos. O ser humando tem a necessidade de saber sobre a pessoa amada, ele quer saber se ela está bem, se continua fazendo tudo que fazia antes. Será que ela está gripada? A mão dela melhorou? São apenas perguntas que nos fazemos e não saber a resposta pra essas perguntas nos mata, mas porque? Não sei responder, mas isso me mata.

Mas porque estou pensando tanto em saudade? Simples... estou morrendo de saudades. Cada dia que passa morro um pouco mais, parece que a cada dia um pedaço de mim fica no passado, nos tempos em que almoçávamos juntos, que passeavamos de carro, que eramos apenas amigos. Podiamos ficar o dia inteiro sem nos falar, mas eu estava aqui e ela logo alí.

Mas as coisas mudam e a mim só restam as lembranças dos tempos bons, do abraço apertado e do sorriso carinhoso. Hoje eu continuo aqui e ela alí, mesma distância porém sentimentos alterados, olhares que não mais são trocados e uma saudade que dilacera meu coração.

Se o que sinto não é saudade, não sei mais o que é. Li a pouco um texto sobre saudade e a colunista dava a seguinte definição: 'Saudade é nunca mais saber de quem se ama, e ainda assim, doer.' Acho que não preciso dizer mais nada, só que sinto saudades.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui