Usina de Letras
Usina de Letras
14 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50668)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->REALIDADE -- 15/02/2000 - 11:31 (Luiz Torres da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
R E A L I D A D E

A volupia tributária prevalente em todos dirigentes governamentais provavelmente é uma virose ainda não identificada. Basta assumir um Ministério, um Governo Estadual e mesmo uma Prefeitura a contaminação é imediata. Dizem, não sei, que o número de tributos vigentes chega a 57. Em rápida pesquisa encontrei grande parte deles incidindo sobre os salários. Só que o trabalhador não tem o menor proveito disso. É apenas o pretexto.
As incidências ditas sociais deveriam produzir efeitos permanentes, prestando serviços efetivos como a assistência médico hospitalar, a construção de moradias, a geração de empregos, a proteção à saúde, a profissionalização, o saneamento, a alfabetização, a segurança e a estruturação da sociedade. E onde anda isso tudo? A arrecadação nos cofres do Tesouro e o resto só na intenção. Afinal de contas para que saneamento? Se os hospitais estão fechados as doenças não tem tratamento, o paciente morre e deixa de ser inconveniente. Afinal de contas pobre é problema permanente pois nunca está satisfeito, sempre quer mais. Já se viu pobre pretender tomar um café da manhã como toma o Fernando Henrique diariamente com seus convidados? Pobre tomando suco de laranja ou comendo melão no desjejum é cólera imediata. Como normalmente não tem banheiro, vai apenas sujar o matinho mais próximo e dar alegria aos mosquitos.
Pensando bem, os governantes estão certos. O único meio de sanear um País é erradicar a pobreza, deixando-a morrer. A própria economia se transforma. Rico não come feijão, nem farinha, nem mandioca, nem girimun, nem cactus, nem batata doce, então porque plantar? A produção de aspargos, cogumelos, scargot s, caviar e congêneres exigiria menos áreas e trabalho, satisfazendo a todos. O Brasil seria o Oásis do planeta, com um povo sadio, rosado, alegre e feliz sem criar problemas com tributos e dízimos, tão execrados pelos pobres.
Quando o homem está de bem com a vida, quando é um legislador, um governante, um empreiteiro ou um membro da comissão de orçamento irradia fluidos positivos tornando tudo um paraíso. Por certo conhecerá o Nirvana.(mai/94),
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui