Usina de Letras
Usina de Letras
143 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->O ALVO SEXUAL DA SEXUALIDADE INFANTIL -- 22/03/2000 - 13:56 (Josivaldo Felipe Santiago) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O ALVO SEXUAL DA SEXUALIDADE INFANTIL

Caraterísticas das Zonas Erógenas

Trata-se de uma parte da pele ou da mucosa que certos tipos de estimulação provocam uma sensibilidade.

Como bem define Freud “A propriedade erógena pode ligar-se de maneira mais marcante a certas partes do corpo. Existem zonas erógenas predestinadas, como mostra o exemplo de Chucar. Mas esse exemplo ensina também que qualquer outro ponto da pele ou da mucosa pode tomar a seu encargo as funções de uma zona erógena, devendo, portanto, ter certa aptidão para isso”.

O Alvo Sexual da pulsão infantil consiste em provocar a satisfação mediante a estimulação apropriada da zona erógena que de algum modo foi escolhida.

Na atividade sexual das crianças o que existe de diferenças significativas diz respeito as providências necessárias à satisfação, que, no caso da zona labial, consistiam no sugar, e que terão de ser substituídas por outras ações musculares conforme a posição e a natureza das outras zonas, quais sejam:

- Fase anal – mucosa anal (expulsão – concordância/Retenção – desobediência);
- Fase fálica – 03 a 05 anos
- Fase uretral
- Fase genital.


DISPOSIÇÃO PERVERSA POLIMORFA

Para Freud “a criança sob a influência da sedução, possa tornar-se perversa polimorfa e ser induzida a todas as transgressões passíveis”. Em condições usuais, ela pode permanecer sexualmente normal, mas guiada por um sedutor habilidoso, terá gosto em todas as perversões e as reterá em sua atividade sexual”.

Admite-se ainda, a existência de pulsões parciais na atividade sexual infantil observadas através da exibição de componentes que desde o início envolvem outras pessoas como objetos sexuais.

“Dessa natureza são as pulsões do prazer de olhar e de exibir, bem como de crueldade, que aparecem com certa independência das zonas erógenas e só mais tarde entram em relações estreitas com a vida genital, mas que já na infância se fazem notar como aspirações autônomas, inicialmente separadas da atividade sexual erógena”.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui