Usina de Letras
Usina de Letras
145 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50616)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140801)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Os Nerds -- 12/05/2000 - 01:07 (Leonardo Rocha de Castro) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PESQUISA DE CAMPO


DELIMITAÇÃO DO SEGMENTO:

Estudaremos em diante um tipo de segmento de alunos, chamado de 'Nerds' do segundo grau de um colégio particular de Brasília, no período de 1996 até 1998.

OS NERDS

Durante os 3 anos que marcam o segundo grau, percebemos uma submissão desse grupo perante os demais ( em especial os Populares ). Os Nerds são jovens de idade entre 13 e 18 anos, fase em que os hormônios determinam o tipo físico, estatura e modelamento do formato do rosto. Por não apresentar um físico desenvolvido, em geral, e não serem considerados pulcros , os Nerds são subjugados restando à eles o estudo, que passa então a ser o quesito mais importante de usas vidas, reforçados pelos elogios dos pais que muito contribuiu para sua determinação, com constantes cobranças dos deveres da escola durante o período da infância.

Delimitação do espaço:

Encontram-se em colégios particulares. Observa-se que a existência dos Nerds em escolas de ensino público é bem menor. Fato esse explicado pela renda, pois as classes mais elevadas tem melhores condições em desenvolver o intelecto das crianças com uma gama maior de atividades extracurriculares como aulas de inglês, música etc... Além de optarem pelo ensino privado, que no Brasil é de melhor qualidade. QUADRO DE REFERÊNCIA

Religiosa:

Como quase todo adolescente, por serem jovens de mais, os Nerds assumem a característica religiosa dos pais, pois nesse período ainda não argumentam sobre a influência que lhe fora aplicada quando criança.

Filosófica:

Tem consciência das suas condições com a sociedade, geralmente discriminatória no período da infância e adolescência. Como não há o que fazer, a única coisa que lhes restam é investir em um futuro menos árduo.

Política:

Percebe-se também a influência dos pais, no entanto essa influência é mais branda podendo ser até indireta. Como também não estão em idade obrigatória para votar, os Nerds e os adolescentes em geral não se preocupam muito com o aspecto político.

Econômica:

Fazem parte da classe média que lhes oferecera todos os requisitos necessários (escola particular, e atividades extracurriculares) para que um indivíduo venha fazer parte do grupo dos Nerds. Um fato interessante é que não existem muitos Nerds na classe alta, pois mesmo que os fatores genéticos determinem essa condição, o fator econômico tornam a vida dessas pessoas muito mais amigáveis e prazerosas com o mundo.

Histórico:

Apesar de sempre existirem pessoas e grupos com toda essas características, foi com o filme americano 'OS NERDS CONTRA ATACAM' dos anos 80 que o nome ganhou força. Na realidade os Nerds não criaram seu próprio grupo, mas sim os Populares que através da discriminação e preconceito os separaram. Hoje uma pessoa com todas as características de Nerd, entra nesse grupo automaticamente. As aspirações futuras são quase nulas, se preocupando mais com o individual do que com o grupo.

Cultural:

Produtos de características underground compõe o consumo dos Nerds, como jogos de RPG , histórias em quadrinhos entre outros. No entanto o interesse pela informática abrange praticamente todos nesse grupo, esbanjando um conhecimento técnico superior em relação a outras pessoas, sendo possível o surgimento dos Hackers , ou Piratas de Computadores.

NíVEIS DE INTEGRAÇÃO

Ideológica:

Não absorvem a ideologia das massas, não almejam ser 'legais'. Pretendem continuar estudando muito, para que no futuro sejam reconhecidos como Gênios, em um emprego que lhe agrade e que lhe pague bem. Pode se dizer que os Nerds são Yuppies em potencial.

Integração de Valores:

A inteligência e o estudo são seus principais valores, que abrirão caminhos para uma vida confortável no futuro, com um bom salário e até uma mulher cobiçada que só será possível se obtiverem o sucesso profissional.

Integração Normativo:

Não possuem tantas normas Explícitas. Porém o resultado excelente nas provas do colégio podem ser consideradas como tal. As normas implícitas não são bem claras, pois as relações entre os Nerds são latentes.



Nível de Integração Predominante no Momento da Abordagem:

Há uma permuta entre os níveis de integração, sendo que todos são relevantes e de suma importância.

INVENTÁRIO DOS MEIOS E MULTI-MEIOS

Meios:

São as maneiras pelas quais há uma comunicação, e se observa um retorno. É interativa.
Os Nerds tem dispostos para essa comunicação: O Telefone, a Internet ('sala de bate papo') os jogos em RPG (pois várias pessoas participam e há 'feedback'), jogos de xadrez e uma conversa, que geralmente é rápida, clara e objetiva.

Multi-Meios:

São processos pelo qual há uma comunicação, porém não oferece retorno ou respostas. São instrumentos desse tipo de comunicação neste grupo a Televisão, Uma página da Internet, Um livro entre outro.

Freqüência de Contatos:

Apesar de se reconhecerem, os Nerds vivem em uma COLETRIVIDADE SOCIAL. Suas relações são frias e não se observa o fato social. Esta análise é facilmente observada em uma sala de aula: Enquanto os Populares sentam-se juntos e participam de atividades grupais fora da escola como em um shopping, caracterizando um GRUPO SOCIAL com sentimento coletivo de identificação, os Nerds sentam-se espaçados e distantes em uma sala de aula, se comunicando pouco e com baixa integração.


Fluxo Interativo

Devido ao fato de os Nerds viverem em uma aparente COLETIVIDADE SOCIAL, suas relações são latentes. No entanto conseguem extrair o máximo dos Meios e Multi-Meios.


LEVANTAMENTO DAS ALTERNATIVAS VIAVEIS


Indicadores de crescimento:

A probabilidade de um crescimento significativo é muito pequena, devido a forma como os próprios Nerds se tratam ( Uma combinação de inveja e competitividade ). No entanto, em um mundo competitivo que valorize o bom profissional, os Nerds podem ganhar um destaque maior na sociedade fazendo com que mesmo as pessoas que não tem essa acepção, venha a aspirá-la.

Conclusões Opinativas:

O universo dos Nerds é fascinante, dotados de um discernimento incrível da realidade. No entanto, como a ideologia e os meios de produzir ilusões do mundo real, como a televisão, são de difícil absorção pelos Nerds, as crises existenciais e desilusões com o mundo são mais constante, podendo ocorrer estados depressivos.

Pontos Carentes de Aprofundamento:

O sentimento de inveja e competitividade entre os membros do grupo ( na maioria das vezes esses sentimentos são banais e triviais, por motivos de um só querer ser o melhor da sala, da escola no trabalho, e daí em diante) são os maiores pontos negativos que os Nerds possuem, pois impede que se tornem um grande grupo com um SENTIMENTO COLETIVO. A individualidade é o maior ponto negativo desse grupo.

Pontos que Agregam Valor:

A cultura dos Nerds é ampla abrangendo todos os campos do conhecimento. Certamente estarão em boas Universidades e serão bons profissionais, pois suas vidas são uma completa dedicação ao conhecimento. Também trarão felicidades para seus pais e familiares ( sendo devidamente enaltecido ), fato que pode elevar seu ego.
A probabilidade é muito pequena de possuírem vícios como fumo, bebidas e drogas, ficando então longe da degradação humana em um processo de apodrecimento do ser humano.


DADOS:

· A COLETIVIDADE SOCIAL é um sentimento latente, não há expressão de vontade nos elementos de um grupo, ou aglomerado de pessoas ou seja: Não se observa o FATO SOCIAL.
Um exemplo de COLETIVIDADE SOCIAL são pessoas dentro de um ônibus ou metrô, não há dialogo entre os elementos. No entanto se o ônibus bate, ou a luz acaba dentro do metrô ficando tudo escuro, as pessoas começam a se comunicar para encontrarem um meio de sair dessa situação. Observa-se ai o FATO SOCIAL, as pessoas nesse momento adquirem o SENTIMENTO COLETIVO onde suas aspirações, no caso sair da situação de escuridão total dentro do túnel do metro, se difundem para todos os membros do trem.

· Pesquisado por:
Leonardo Rocha de Castro








Copyright 1999 a LRC PRODUCTION LTDA

All Rights Reserved



















Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui