Usina de Letras
Usina de Letras
97 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50571)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A interferência petista na presidência da Vale -- 07/04/2011 - 12:10 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Blog Jorge Roriz



Mantega será chamado para explicar interferência do governo na presidência da Vale



Posted: 06 Apr 2011 04:26 AM PDT



A atuação do governo federal na Vale, que teria levado à demissão do presidente da Companhia, Roger Agnelli, deverá ser um dos principais temas a serem discutidos com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, em audiência pública que já está sendo agendada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.



Nesta terça-feira (5), a comissão aprovou requerimento do senador Cyro Miranda (PSDB-GO) pedindo que o ministro dê explicações sobre assuntos relacionados à Vale, incluindo notícias sobre possível interferência do governo na indicação de novo presidente para a companhia.



O documento foi anexado a um outro requerimento, de autoria do senador Francisco Dornelles (PP-RJ), aprovado em primeiro de março, convidando Mantega para prestar informações acerca da economia brasileira e do cenário esperado pelo governo federal para 2011.



Durante a discussão do assunto, o presidente da CAE, senador Delcídio Amaral (PT-MS), observou que seria desnecessário a aprovação desse último requerimento, já que o primeiro é bastante amplo e “com certeza, o assunto Vale será também alvo de questionamento”. No entanto, encaminhou a votação da matéria “em consideração a Cyro Miranda”, conforme explicou.



Gleisi Hoffmann (PT-PR) foi uma das que questionou a necessidade de aprovação do segundo requerimento, mas ressaltou a importância do assunto, sugerindo até mesmo convidar o atual presidente da Vale, Roger Agnelli, cujo mandato termina em 22 de maio, para fazer um balanço das atividades da empresa.



Para Inácio Arruda (PCdoB-CE), o debate sobre o papel da Vale para o desenvolvimento do país é importantíssimo, pois trata-se, segundo explicou, de “uma empresa rica e poderosa, com ativos no mundo inteiro, mas que precisa ajudar mais o Brasil”.



Francisco Dornelles (PP-RJ) e Armando Monteiro(PTB-PE) manifestaram discordância quanto ao que consideram intromissão do governo federal na Vale. Dornelles observou que, embora se trate da maior empresa brasileira, “é uma empresa privada” e, portanto, sua gestão deve ficar a cargo de seus acionistas, conforme assinalou. Armando Monteiro sugeriu ainda uma discussão sobre o marco regulatório para o setor mineral. (AG. Senado)





Obs.: O governo jamais deveria se intrometer nos assuntos de uma empresa privada, ainda que seja considerada estratégica para o País. O único ponto positivo que vejo é o governo pressionar a Vale, no sentido de que construa usinas siderúrgicas. Afinal, precisamos aumentar o valor agregado referente aos nossos minérios de ferro, que são exportados apenas "in natura". Vender bilhões, trilhões de toneladas de pedra de ferro a chineses e Cia a preço de banana é uma tremenda burrice. Como consequência, estamos importanto trilhos para estradas-de-ferro e aço para a construção de navios e carros. Um absurdo! (F. Maier)







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui