Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62215 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50610)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Índices pré-modernistas antecipam "Orpheu" em Portugal -- 22/06/2000 - 17:48 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Índices Pré-modernistas antecipam o Movimento de 'Orpheu', grupo vanguardista que iniciou oficialmente em 1915 o modernismo em Portugal. A crítica literária sobre literatura portuguesa moderna e contemporânea, ainda conservadora, nunca destacou que, entre os autores finisseculares portugueses, existem alguns que foram simplesmente ilustres precursores do modernismo de Fernando Pessoa e de Mário de Sá Carneiro e também da vanguarda futurista européia. Entre eles citamos Guilherme de Azevedo, autor de 'Alma Nova'(1874), que em seu soneto 'Oh maquinas febris', inicia uma experimentação temática, que Marinetti trinta e quatro anos mais tarde consagrará teoricamente em seu 'Manifesto sobre o futurismo', publicado no jornal parisiense 'Le Figaro' em 1909. O mérito de Guilherme de Azevedo é o de ter associado a matéria mecânica, o triunfo da máquina e os ecos do movimento industrial europeu à elaboração estética da poesia. O mesmo fará o dramaturgo D.João da Câmara na peça 'Os velhos'(1893), que mostrará uma tendência futurista 'avant la lettre' dezesseis anos antes de Marinetti. Através da peça levam-se aos palcos portugueses temáticas como a invasão do campo e da vida pacata de vilas e aldeias pelo caminho de ferro, pela locomotiva, pelo comboio e por gente estranha. A peça vive e debate essa novidade tecnológica numa terra portuguesa tradicional, tornando~se assim também tematicamente um texto precursor da estética futurista. Nesse movimento vanguardista de modernidade devemos incluir os ares da renovadora filosofia criacionista de Leonardo Coimbra, exposta no livro 'O Criacionismo', o idealismo poético e criacionista de Teixeira de Pascoaes em 'Marânus', a modernidade da fundação das universidades populares promovidas pela Renascença Portuguesa, os avanços da filosofia nietzcheana que invadiu a mente política portuguesa, a entrada em Portugal dos livros de Max Nordau, autor da famosa obra 'Degenerescência', que, segundo J. Gaspar Simões, foi lida por Fernando Pessoa e também o texto de uma conferência sobre 'Renascença' pronunciada por Teixeira de Pascoaes aos estudantes da Universidade do Porto em 1912, assim como várias teorias estético-literárias que circularam em Portugal no início de 1914 como o bergsonismo, o nietzchismo, o tolstoísmo e o parocsismo, que representam um terreno de preparação e de antecipação do espírito moderno, modernista e vanguardista da literatura portuguesa, antes de Orpheu(1915).

by João Ferreira

NOTA
Esta matéria está longamente desenvolvida no livro 'A Questão do Pré-Modernismo na Literatura Portuguesa', da autoria de João Ferreira. Brasília, Núcleo de Estudos Portugueses da Universidade de Brasília, Brasília, 1996.
Brasília, ano 2000
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 4486 vezesFale com o autor