Usina de Letras
Usina de Letras
149 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3238)

Ensaios - (10365)

Erótico (13570)

Frases (50625)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140804)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Novela das 8 -- 25/08/2000 - 01:57 (Eleuza de Morais) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Fazia muito tempo que eu não via novela, precisamente 20 anos.Gosto mais de ler,conversar, escrever,pintar.O poder manipulador das novelas é incrível, e por isso, negava-me a ficar prestigiando com minha presença.
No entanto, comecei a ver esta novela atual, pois os artistas eram diferentes daqueles mesmos de sempre que observava de relance.Ouvi comentários sobre a beleza da protagonista após as plásticas e o emagrecimento, e então resolvi assistir curiosa, alguns capítulos.
Realmente a artista está em forma e o rapaz mais disputado é lindíssimo.Mas não foi por isso que continuei a assistir. Comecei a analisar mais coisas, as mensagens embutidas, subliminares no texto.
Vivemos em um país subdesenvolvido. As pessoas em geral não leem. As coisas seriam bem diferentes se mais pessoas, muitas, todas, tivessem cultura.
As pessoas trabalham,chegam exaustas após filas e ônibus, porque nem todas tem carro.Sentem alívio ao chegar em casa, tomam banho, fazem uma refeição e querem se divertir um pouco. Esquecer o dia a dia sofrido. Sentam frente a tv e assistem à novela, porque é mais fácil, está mais a mão, nem todos tem tv a cabo,ou outra opção.
E daí aparecem mulheres lindas, bem vestidas, ou bem casadas, ou jovens bem sucedidas, ou homens de tirar o fôlego. Puxa que exemplo legal !
Aí que mora o perigo, pois as mensagens são:' a familia não existe mais, ser certinho é ser careta, ultrapassado, enrolado.Moral já era, que coisa mais antiga ! Honra ? Que palavrão demodée é esse ? '
Gostaria que as novelas no Brasil fossem um veículo de crescimento, de incentivo, de apoio, de fortalecimento de valores positivos. Estamos todos precisando disso.
Além do mais, a deteriorização da imagem da mulher é a mais danosa, porque ela é o esteio da família, aquela que como mãe, educa os adultos de amanhã.
O fruto disso tudo só pode ser o caos, temperado com muita violência.

Veja mais em meu blog
http://entretelaseletras.blogspot.com
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui