Usina de Letras
Usina de Letras
165 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Naufrágio -- 16/01/2002 - 22:09 (Alberto D. P. do Carmo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Estava ali, caído no convés. O mar cuspia-lhe vagalhões em longas gargalhadas. Estavam todos mortos, sobrevivera amarrado à sua sina de desventura.

Seus olhos pareciam vidrados, sem o mais breve piscar. A pele se enrugava em ritmo célere. A proa já afundava, serena. O som das rochas ciscando a madeira rasgada causava-lhe arrepios. Sentia o desenlace próximo.

Levantou um braço em direção à gávea, pedindo um alento final. Viu apenas um tremular, como uma bandeira em derradeiro adeus.

Chorou ao lembrar do desvario a que se permitiu, lamentou os companheiros que pagaram com a vida aquela impetuosidade - traíra-se e aos amigos.

Por que não resistiu? Que fraqueza dominou-lhe a mente? Não lhe bastaram os avisos, os alertas que, em vão, recebera?

A embarcação era jogada contra as pedras, a salvação já era impossível. O tempo se consumia no horizonte, arrastado pelo vento que soprava violento. Sentiu naquele momento que os deuses o abandonavam, deixando-o sozinho, na companhia do ermo.

O aguaceiro vomitava inclemente, fustigando-lhe qual chibata de agudos diamantes. O timão dançava enlouquecido, a preparar-lhe o ritual mórbido. Por um instante viu-se num altar, em pleno sacrifício, aguardando o golpe de prateada adaga.

Logo lhe voltou a consciência, e sucumbiu novamente ao desejo que o martirizara. Sentia a cabeça a girar em busca daquela imagem que o pôs a vagar sem rumo.

O tapete crispado já se acalmava, o céu dissipou-se. Pode ver o último fio dourado desaparecer sob as águas - anoitecia.

A visão lhe reencontrou os olhos. Uma calma narcótica foi-lhe tomando o controle dos músculos. Percebeu que os pés dormiam, em leves choques paralisantes. Foi-se entregando àquele torpor.

A água já lhe salgava a boca, o silvo ensurdecedor mantinha-se sem trégua. Deixou-se deslizar às profundezas.

No rochedo submerso a sereia sorria, e mergulhava em seu encalço.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui