Usina de Letras
Usina de Letras
215 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140786)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Pode o Homem Amar de Verdade? -- 24/03/2006 - 21:10 (Nezinho Costa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

PODE O HOMEM AMAR DE VERDADE?

Antonio Vieira, teólogo, nos afirma que o homem só ama por quê: ou não se conhece a si mesmo; ou não conhece a quem ama; ou não conhece o amor; ou não conhece o fim a que o amor pode leva-lo.
Traça, com tal pensamento, o perfil da ignorância humana, e vai mais além: se o homem se conhecesse a si mesmo talvez jamais amasse alguém que ama não se conhecendo; se o homem conhecesse, realmente, a pessoa que ama, talvez amasse, no seu lugar, a pessoa odiada; se o homem conhecesse o amor não se entregaria, com empenho cego, aos empreendimentos que o mesmo proporciona e aos quais induz; se o homem conhecesse o fim a que leva o amor, talvez não padeceria os danos sofridos por sua ignorância.
Existiram dois homens que se amaram, de verdade: um deles amou por ignorância absoluta do que é o amor; o outro amou por conhecer, plenamente, tal sentimento. Pedro e Jesus, respectivamente.
Por várias vezes Pedro demonstrou não conhecer verdadeiramente Jesus. Por isso o amou, verdadeiramente. Se, contudo, O conhecesse talvez não o amasse, mas O temesse.
Jesus, por outro lado, provou conhecer Pedro, plenamente. Por isso o amou.
Pedro não se conhecia a si mesmo, o que o levava a mudar, constantemente, de opinião, sendo considerado, mais tarde, como um inconstante.
Pedro também não conhecia Jesus, em verdade, por isso o contradizia.
Pedro não conhecia o amor que sentia por Jesus, do contrário não tentaria evitar Sua morte.
Pedro não conhecia o fim, a que amor que sentia por Jesus, o levaria. Se o conhecesse, talvez não teria se empenhado tanto na Pregação de Seu Evangelho. Por isso O amou.
Jesus conhecia a Si mesmo. Sabia ser Filho de Deus; ser Deus.
Jesus conhecia a quem amava e sabia quão ingratos e cruéis seriam para com Ele.
Jesus conhecia o amor, pois Ele é Amor.
Jesus conhecia o fim ao qual tal amor O levaria: a morte. E morte de Cruz. Por isso amou.
A ovelha que se prontificou a dar sua vida pelo Pastor, por não conhece-lo; e O Pastor que deu Sua Vida pela ovelha, por conhece-la em sua essência.
O Pastor ama o rebanho, suas ovelhas, ciente que, se necessário, terá de dar a vida por elas, mesmo que sejam elas o Verdugo.
O Pastor sabe que a ovelha desconhece o verdadeiro sentido do amor. Por isso ama-a por sua ignorância, por sua incapacidade de amar plenamente.
O Pastor não espera ser amado. Ele tem que amar, incondicionalmente.
E, para aprender a amar é imprescindível amar.
Quem não ama não sabe amar.

“SIMÃO, FILHO DE JOÃO, AMAS-ME? – SIM, SENHOR; TU SABES QUE TE AMO. – PASTOREIA AS MINHAS OVELHAS” JOÃO 21:16.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui