Usina de Letras
Usina de Letras
62 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50628)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->A trajetória do amor -- 18/09/2000 - 11:12 (Lisandra Paes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Quando o Amor bate à porta do Coração, vem acompanhado de sua irmã Esperança, e traz consigo os sobrinhos, os Sonhos. Só que aquilo que fingimos não ver é que a seu lado está também a outra irmã, a Saudade, e junto dela a outra sobrinha, a Ilusão. E há ainda duas amigas: a Solidão e a Tristeza.
Quando deixamos entrar em nosso peito esse enigmático visitante chamado Amor, também deixamos que entrem suas irmãs e seus sobrinhos... por isso temos tão pouco direito à reclamação quando elas se instalam em lugar do Amor...
Pois basta um olhar mais fugidio, uma palavra avessa, para que tomem posse desse Coração, e coloquem o Amor, que antes era proprietário exclusivo, como que de castigo, num cantinho, ainda pulsante e vibrante, mas falando baixo e pouco podendo fazer por esse Coração que o abriga...
É curioso perceber como este Amor se rende fácil aos argumentos do Ciúme, que ao passar e ver a Alegria instalada regaladamente, não se conforma e começa a falar no ouvido do Coração. E este, por ter a Ingenuidade como sua conselheira, não percebe e cai na armadilha do Ciúme. Porém, quando Dona Tristeza instala-se em nosso Coração, Alegria, Amor, Esperança e Sonhos ficam alvoroçados, e não sossegam enquanto não conseguem expulsá-la dali. O caso é que a Ilusão, prima da Tristeza, e muito amiga da Solidão, não sai, e fica ali, martelando devagarinho o cantinho mais obscuro desse Coração tão judiado, que então cai na besteira de lhe dar ouvidos e lá vai a Solidão, novamente, para a janela. E junto com ela a Saudade.
Porém, quando consegue livrar-se dessas influências, o Coração, tomado pelo Amor, transmuta-se em Alegria, e transborda, e explode em Sonhos, e faz com que a Esperança renasça, e cresça, e sobreviva... mesmo com obstáculos... mesmo com dúvidas... mesmo com incertezas...
Pois é papel da Esperança sobrepujar tudo isso e, através das cinzas dos Sonhos, recobrar suas forças, e elevar-se acima da Tristeza, e enganar a Solidão, e chamar para seu lugar de direito o Amor, que junto a ela conseguirá, enfim, edificar as paredes da Confiança, da Amizade, do Respeito Mútuo e da Cumplicidade, e instalará aí a Magia, a Dedicação, a Fidelidade e a Beleza. Neste momento, então, pode-se ter a certeza de que o Amor venceu!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui