Usina de Letras
Usina de Letras
125 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50555)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Wilhelm Maximilian Wundt *1832+1920 -- 22/04/2011 - 22:26 (Elpídio de Toledo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Veja mais==>>>Einstein no caminho de Drummond. Ein Stein...uma pedra...

Wilhelm Maximilian Wundt



texto



Fonte: Projeto Gutenberg-DE

Wilhelm Maximilian Wundt nasceu em 16 de Agosto de 1832, em Neckarau, um distrito de Mannheim. Ainda como estudante de medicina, ele decidiu se tornar um fisiologista. Em 1856, ele recebeu seu doutorado em Heidelberg com a tese "Estudos sobre o comportamento dos nervos inflamados e de órgãos degenerados" e, em seguida, completou curso de pesquisa de seis meses, com João Mueller e Emil Du Bois-Reymond, em Berlim. Após 5 anos de assistência em Helmholtz, em 1864 foi nomeado adjunto do Professor de Antropologia e Psicologia Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de Heidelberg. Além de trabalhos científicos bem sucedidos ("Manual de Fisiologia", "Contribuições à Teoria da Percepção Sensorial", 2 volumes de Palestras sobre almas humana e animal) Wundt atuou como Deputado Federal do Partido Progressista, no Parlamento de Baden. Em 1874, foi nomeado Professor Catedrático de Filosofia Indutiva da Universidade de Zurique. Em 1875, Professor Titular de Filosofia da Universidade de Leipzig. Em 1879, fundou o primeiro "Instituto Universal de Psicologia Experimental", quando realizou estudos experimentais com os alunos, incluindo temas como "Psicofísica" e "Cronometria dos Processos Mentais". O "Vade-mécum de Psicologia Experimental", como St. Hall chamava "Princípios de Psicologia Fisiológica" de Wundt, apareceu em 1874 num só volume, e entre 1908 e 1911, na 6ª Edição, em três volumes. A partir de 1900, Wundt publicou sua "Psicologia Popular" (em 10 volumes), que ele entendia como uma psicologia do desenvolvimento do pensamento, do sentimento e da vontade, através da análise da linguagem, do mito e do comportamento em seu contexto histórico.

Wundt faleceu no dia 31 Agosto de 1920. Na "Sala do Memorial de Wundt", da Universidade de Leipzig, documentos e escritos recordam este notável estudioso e os primórdios da Psicologia Experimental.

________________________________________

Obras, entre outras

&
9632; 1862 Contribuições à Teoria da Percepção Sensorial

&
9632; 1873-1874 Princípios da Psicologia Fisiológica

&
9632; 1886 Ética

&
9632; 1896 Resumo de Psicologia

&
9632;1900-1920 Psicologia Social, (10 vols)

&
9632; 1901 Introdução à Filosofia

&
9632; 1911 Introdução à Psicologia

&
9632; 1920 Vivências e Reconhecimentos

(autobiografia)________________________________________

Disponíveis no Projeto Gutenberg-DE

&
9632; Vivências e Reconhecimentos

&
9632; História da Universidade

&
9632; Discurso pelo aniversário de 500 anos da Universidade de Leipzig.



Wilhelm Maximilian Wundt

Wilhelm Maximilian Wundt wurde am 16. August 1832 in Neckarau bei Mannheim geboren. Schon als Medizinstudent entschloß er sich, Physiologe zu werden. 1856 promovierte er in Heidelberg mit der Arbeit "Untersuchungen über das Verhalten der Nerven in entzündeten und degenerierten Organen" und absolvierte anschließend einen halbjährigen Forschungsaufenthalt bei Johannes Müller und Emil Du Bois-Reymond in Berlin. Nach 5jähriger Assistenz bei Helmholtz erfolgte 1864 die Berufung zum a.o. Professor für Anthropologie und medizinische Psychologie an der Medizinischen Fakultät der Universität Heidelberg. Neben erfolgreicher wissenschaftlicher Arbeit (Lehrbuch der Physiologie, Beiträge zur Theorie der Sinneswahrnehmung, 2 Bände Vorlesungen zur Menschen- und Tierseele) wirkte Wundt als Abgeordneter der Badischen Fortschrittspartei im Badischen Landtag.

1874 erfolgte die Berufung zum ordentlichen Professor für induktive Philosophie an die Universität Zürich, 1875 zum ordentlichen Professor für Philosophie an die Universität Leipzig. 1879 gründete er das weltweit erste Institut für experimentelle Psychologie, indem er gemeinsam mit Doktoranden experimentelle Untersuchungen durchführte, u.a. zu Themen der Psychophysik und der Chronometrie psychischer Prozesse. Das "Vademecum der experimentellen Psychologie", wie St. Hall Wundts "Grundzüge der Physiologischen Psychologie" nannte, erschien 1874 in einem Band, 1908/11 in der 6. Auflage dreibändig. Ab 1900 veröffentlichte Wundt seine "Völkerpsychologie" (in 10 Bänden), er verstand sie als Entwicklungspsychologie von Denken, Gefühl und Wille mittels der Analyse von Sprache, Mythos und Sitte in ihrem historischen Kontext.

Wundt starb am 31. August 1920. Im "Wundt-Gedenkzimmer" der Universität Leipzig erinnern Dokumente und Schriften an diesen herausragenden Gelehrten und an die Anfänge der experimentellen Psychologie.

________________________________________

Werke u.a.

1862 Beiträge zur Theorie der Sinneswahrnehmung

1873/74 Grundzüge der physiologischen Psychologie

1886 Ethik

1896 Grundriß der Psychologie

1900-1920 Völkerpsychologie (10 Bde.)

1901 Einführung in die Philosophie

1911 Einführung in die Psychologie

1920 Erlebtes und Erkanntes (Autobiografie)



________________________________________

Im Projekt Gutenberg-DE vorhanden

Erlebtes und Erkanntes

Geschichte der Universität

Festrede zur 500-Jahresfeier der Universität Leipzig











































Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 38Exibido 2096 vezesFale com o autor