Usina de Letras
Usina de Letras
141 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->DEPRESSÃO!!!!!!! SOCORRO!!!!!!!!! -- 05/11/2000 - 03:30 (Diógenes Pereira de Araújo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
DEPRESSÃO!!!!!!!! SOCORRO!!!!!!!!!!!

A depressão – além de tudo aquilo que representa como estado psíquico - significa uma apreensão para quem se descobre depressivo.
Muita gente pensa que a depressão é o fim ou o começo do fim.
A depressão – muito pelo contrário de ser um fim – pode significar um chamado a um novo começo.
Quando uma pessoa faz uma análise de seu modo de vida e se decide a mudar, mas deixa de tomar as providências possíveis para as mudanças necessárias, em decorrência disto, pode surgir depressão.
O “conhece-te a ti mesmo”, uma das mais belas heranças que nos deixou Sócrates, atualíssimo nas ciências do conhecimento da alma, ou psique, é uma fórmula para encontrar satisfação no decorrer da existência, eis que, outra moda benfazeja das ciências da mente é a recomendação para crescer sempre.
O crescimento pessoal tem por pressuposto a análise de si mesmo, o “conhece-te a si mesmo”.
A análise que se faz de si mesmo – e se deve fazer -, deve ser uma análise objetiva, rápida, o mais eficaz possível.
Descobrir falhas em nossa pessoa é uma experiência cheia de promessas de melhoria. Descobrir defeito em nós e corrigi-lo – superá-lo, melhor dizendo -, é uma experiência cheia de fecundidade e motivadora para o gosto de viver.
Afinal – quanto ao carro – muita gente gosta de ter carro do ano. Também a nós há de trazer satisfação renovar-nos freqüentemente, na medida do possível.
Na medida do possível quer dizer aqui: primeiro saber no que devemos nos propor a melhorar, a crescer constantemente; segundo: sabermos que com certos defeitos nosso devemos conviver um tempo mais, pois ainda não sabemos como, não temos como eliminá-los. Tal procedimento ocorre no tocante a outras pessoas: devemos conviver com as pessoas no estado em que se encontram. Será muito conveniente que o maior número de pessoas tenha essa mentalidade: a mentalidade de superar-se. O crescimento de pessoa que convivem há de facilitar muito a convivência. Carro novo há de ser melhor que carro velho. Alguém já escreveu: “è preciso crescermos para continuarmos sendo os mesmos”. Isto pode ser uma realidade se as pessoas com quem convivemos estão num processo constante de crescimento, de melhoria de sua própria pessoa.
Quando nos propomos a mudar e não o fazemos, ou quando nos propomos a mudar e demoramos muito a fazê-lo, pode ocorrer a depressão. Podemos ficar “encucados”.
Enquanto isso, é bom ressaltar: é preferível termos males na área psicológica que na área física, corporal.
Existem graus variados de depressão e algumas podem apresentar elevada gravidade, a exigir, não só a assistência de um profissional da mente humana, mas até de um médico clínico.
Quando estivermos predispostos a crescer sempre a assistência de profissionais da mente pode ser de grande utilidade. Principalmente na atualidade em que a Psicologia está se curando, abre-se-lhe um campo muito vasto para auxiliar as pessoas. Afinal, temos o nosso cabeleireiro, manicura, mecânico, médico, etc. Pergunto: por quê não deveríamos ter também nosso Psicólogo? Não vamos perder nossa soberania pessoal nem sermos chamados de louco por isto. Quem tiver condições de ter a assistência de um Psicologo que o faça, assim como é útil ter o seu confessor, o seu pastor, o seu médico.
Pergunto: quem já encarou a adolescência como um período muito sujeito a estados depressivos?
Quando a pessoa é criança ela vê os pais “um quase como deuses”.
As crianças olham os pais de baixo para cima. Os pais são bem elevados e poderosos que a criança.
Os pais dão dinheiro para comprar sorvete, para ir ao cinema; compram chicletes e até bicicletas.
Depois a criança cresce e fica quase do tamanho dos pais, do tamanho ou maior que os pais.
À esta altura a criança olha o mundo. Olha o mundo e se pergunta:
- Isso, o “mundão” que está aí... como meus pais permitiram que chegasse a isso.
Trata-se mais de um sentir que de um pensar.
É natural que culpe os pais pelo estado de coisas desse indesejável mundo que a criança percebe.
Depois surgem perguntas: “Que serei”, “Que farei na vida?”, “Qual vai ser minha profissão?”, “Vou me casar?, Não vou?, Com quem vou me casar?, Meu casamento vai durar?, Vou ter a capacidade de ser fiel a meu cônjuge?, E vice-versa? etc.”
Maior relacionamento com Deus no coração, em comunidades; maior higienização dos pensamentos, sentimentos, aspirações e desejos, valores; maior atividade física e contato com a luz solar matutina e vespertina, mais contato com a natureza são formas de prevenir o surgimento da depressão e de afastá-la.
A todo tempo, tenhamos uma visão esclarecida desse período da vida chamado adolescência:


ADOLESCÊNCIA

Ó adolescência, amarga é a adolescência!
Por quê falar assim? Toda estação
produz seu fruto. Isto é sem exceção
e a adolescência é a fase da excelência,

período da fecunda incubação
do que há de mais sublime na existência
Só que as mudanças vêm em turbilhão
lançando os jovens perto da demência

E o trágico é que então ficam sozinhos
Ninguém os compreende nem ajuda
E nos jovens - ó drama! - tudo muda

Sem ninguém a mostrar-lhes seus caminhos
a cada qual compete decidir:
Sumir?! Ficar?! Lutar ou transigir?

Diógenes Pereira de Araújo & 61651;


Direitos e deveres

Quem tem direitos tem também deveres
Nosso maior direito é o de crescer
Quem mais crescer mais pode compreender
as belezas da vida e os prazeres

da inesgotável arte de viver
com Deus, consigo e com todos os seres
podendo conduzir seus afazeres
aos fins mais importantes de seu ser

os fins mais importantes da existência
é tudo que conduza a melhorar
nosso mundo. No esforço de ajudar

além de darmos paz à consciência
faremos nossa parte. Cada qual
decida e dose o esforço pessoal

Diógenes Pereira de Araújo

PS. Direitos e deveres podem ser encarados como
PRIVILÉGIOS E OPORTUNIDADES.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui