Usina de Letras
Usina de Letras
10 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Farra-do-homem -- 12/08/2002 - 18:11 (Hilton Görresen) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
FARRA-D0-HOMEM



Algumas comunidades trouxeram de seu país de origem uma tradição estranha. Trata-se da farra-do-homem. Em primeiro lugar, escolhe-se um homem. Mas não é assim tão fácil como parece. Deve ser um homem diferente: um homem honesto, fiel, cumpridor da palavra. Viu como não é fácil? Em algumas comunidades, é comum isolarem essa espécie humana desde pequeno, preparando-o para a ocasião certa.
Como funciona a brincadeira? Em princípio, solta-se na rua o homem escolhido, doravante denominado de homem honesto. Na sua frente colocam dois obstáculos: de um lado, um financiamento da SUDAM; de outro, as precatórias do governo. O homem honesto, certamente, pula os obstáculos com categoria. Ainda se encontra disposto. Mais adiante, um empresário propõe lhe pagar propinas para liberar um documento na repartição. Desvia-se do obstáculo. Crianças lhe jogam pedras. Adultos começam a vaiá-lo. Isso faz parte da brincadeira. No próximo bloco, você verão (ou lerão) outras peripécias dessa deliciosa farra.
O homem honesto não anda nem mais dois passos e encontra um cobrador. Se fosse outro, desviaria a trajetória, fingiria que não estava vendo o fulano. Mas o homem honesto, não. Ali mesmo tira o talão de cheques do bolso, pede desculpas pelo esquecimento, e quita o débito. Novas vaias. Em seguida, vê-se diante de uma morena provocante, que faz de tudo para conquistá-lo (é um teste de fidelidade). O homem honesto atende-a com educação e respeito, mas recusa de imediato as propostas sensuais que lhe são dirigidas. Sai correndo, com o povo todo atrás de si.
Uns lhe puxam os cabelos, outros rasgam-lhe as roupas. O homem honesto tem um olhar bovino. Começa a cansar.
Aí os farrista aproveitam: oferecem comissões, vantagens, participações em negócios escusos, cargos bem remunerados... o homem honesto vacila, mas não se deixa comprar. Leitores, é preciso acabar com essa brincadeira cruel. Homem honesto também é um ser humano.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui