Usina de Letras
Usina de Letras
152 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Petrobrás -- 02/01/2001 - 19:31 (Carlos Delphim Nogueira da Gama Neto.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

'www.suacara.com'

Petrobrás

em excelente jogo de cena.

Existe muita oposição à privatização da Petrobrás e as razões são as mais diversas; vão desde interesses pessoais, corporativistas, patrióticos e, até, o simples prazer da contradição. Todas estas razões aqui lembradas e que dão sustentação às argumentações favoráveis, são passíveis de reversão, se houver empenho e interesse em mudar o quadro de justificativas privatistas. Este, porém, é um jogo do qual participa a minoria da parcela popular.
A grande maioria dos opositores sinceros se sustém nos exemplos anteriores de privatização de empresas estatais e na visão da necessidade de manutenção sob o controle do Estado das atividades econômicas importantes, como a indústria petrolífera.
Quando grandes grupos econômicos estão diretamente interessados e envolvidos neste processo, o trabalho de persuasão é feito a longo prazo, com muita paciência e ardileza. A exemplo das ocorrências que levaram o Brasil a participar da Segunda Guerra Mundial. Cinqüenta anos depois, levanta-se a hipótese de os navios brasileiros não terem sido torpedeados por submarinos alemães, fator decisivo para a participação brasileira no episódio bélico.
É o que parece que vem sendo feito em relação à Petrobrás. Uma série, coincidente, de episódios negativos, visa influir na opinião da maioria do povo, hoje partidária da não privatização, a mudar de posição.
Coincidem estes fatos denegridores com o maior empenho do governo em aprovar a privatização da empresa.
Este último ato, a tentativa de alteração do nome da empresa, economicamente irresponsável e de nível circense, com toda a certeza, é mais um dos ardis privatistas.
A lucubração, o tempo confirmará.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui