Usina de Letras
Usina de Letras
18 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->A net é bela, é grande, é rica -- 13/02/2001 - 21:10 (José Pedro Antunes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Mas sem arte. Pois a vanguarda na internet é a indústria da pornografia

De Benjamin Heidersberger
Trad.: zé pedro antunes


O estágio da discussão sobre a arte não permite mais a constatação de que algo não seja arte. Pode ser que haja net-artistas, mas não existe net-arte. Talvez a questão seja mesmo irrelevante. Mesmo assim, algumas observações sobre a net-arte e os festivais a ela estreitamente vinculados:

1. Alguém disse certa vez que a arte por computador não existe, os computadores são a arte. Por analogia, eu gostaria de dizer: a net-arte não existe, a net é a arte. A net é bela, a net é grande, a net é rica e, se a tarefa da arte é a de um laboratório social, aqui ela fallhou. A verdadeira vanguarda da net é a indústria da pornografia. Ela tem as melhores idéias, as melhores interfaces, o melhor conteúdo e o melhor marketing.

2. A net-arte - como a seu tempo a holografia, Mickey Mouse podendo ser visto em 3D, não deixou o estágio da experimentação apaixonada pela técnica (se tanto).

3. Os museus fracassaram na apresentação da net-arte. Na verdade, são apresentadas telas de computador. Museus, ficai com os vossos quadros! Cada PC com conexão para internet é, em qualquer casebre deste mundo, a janela para a net.

4. Net-arte é (como o projeto 'Inteligência Artificial', há 50 anos em andamento) a tentativa de receber cada vez mais novos apoios. Não mais que isso. Muito dinheiro, nenhum resultado.

5. O que liga a net-arte ao mercado da arte é a máfia da arte, na qual artistas, críticos, galerias e museus mantêm as portas abertas uns para os outros e, assim, ganham muito dinheiro.

6. A comunidade net-artística é pequena, cozinha em seu próprio sumo e se dissolve lentamente. É o que se lê em todos os fóruns de discussão, por exemplo em www.rhizome.org . Uma transmissão para fora não existe. Os custos de cartazes e propaganda podem ser poupados, a menos que sirvam à satisfação da vaidade pessoal do artista. Net-artistas são download-artistas sem upload button.

7. O uso da net-arte é propriedade da indústria do hardware, portanto, da indústria dos computadores, que sempre tem algo de novo à venda. A indústria do entretenimento também lucra, porque sempre recebe, prontos, novos formatos e conteúdos.

8. Os sonhos dos artistas são os pesadelos dos seres humanos. A experiência mostra que os impulsos da mídia-arte e da net-arte terminam da maneira mais estúpida possível (Big Brother).

9. As exigências dos patrocinadores foram se tornando cada vez mais despudoradas com o correr do tempo. Praticamente, não existe um projeto sem um logotipo de uma firma qualquer. Os patrocinadores determinam o conteúdo, a localização do seu logotipo, e os net-artistas são fardos leves e bons soldados [N. do T.: que vivem a soldo].

10. O sentido da net-arte é o convite recíproco, se possível pelo mundo afora, para festivais e permanências em maravilhosos hotéis. Quem chegou à business class, alcançou o seu intento.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui