Usina de Letras
Usina de Letras
140 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->E.U.A.rght -- 26/03/2001 - 21:50 (Cecilia Reifschneider) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Nao queria vir, e nao quero ficar.

E gozado como agente so percebe o valor das coisas quando as perde...mesmo que seja uma perda momentania, como a minha. Estou morando nos EUA nao por escolha propria, mas alheia -e ditatorial- diga-se de passagem. Meus pais vieram pra ca e me carregaram junto. Nao pela primeira vez mas dessa vez o choque cultural foi grande de mais...estou ficando velha...ja nao aceito mudancas com tanta naturalidade. E o que perdi? O Brasil. Esse pais tao corrupto, tao atrazado ...fonte de tantas piadas...tem tanta coisa que o graaande EUA nao tem (ha!).

Duvidas? Pois entao...quando voce vai pra algum lugar voce (sendo branco) precisa saber se a maioria e ou nao e preta? Nao, claro. Mas aqui sim.

Aqui voce tem que considerar todas as interpretacoes possiveis e imaginaveis do que esta prestes a dizer...ver se pode talvez ferir os sentimentos de alguem...e se nao...ainda muito cautelosamente...pode falar.

Aqui voce pode ser processado por servir cafezinho muito quente.Voce pode levar suspensao por levar uma faquinha de descascar fruta (e descascar a bendita fruta) pro colegio.

Estou a dois meses aqui e ainda nao vi sequer uma pessoa rindo nas ruas. Nao sei se o clima contribui para o aparente mal-humor do povo...acho que quando o verao chegar vou ficar sabendo...mas pode ser que eles reclamem do calor.

' A falsidade rola solta' ...nao tem frase melhor para descrever a situacao deste mundo de formalidades ao qual fui brutalmente apresentada.

Mas nao sao somente as questoes culturais que me preocupam, de forma alguma. A comida aqui e outra fonte de saudade. Nao tem guarana, nao tem pastel, nao tem nada que voce coma e diga ' que gostoso!'. As porcoes sao exageradamente grandes, os salgados tem muito sal, os doces tem muita acucar. O grande problema desse pais e o fato dele ter coisa de mais. Tudo de mais. Muita comida, muita gordura, muitas regras (e proibido andar de bicicleta na piscina...e proibido cacar borboleta...e proibido ir pro cinema logo apos comer alho...isso em seus respectivos estados)

...Nao estou dizendo que o Brasil seja perfeito...estou dizendo que prefiro ter a liberdade de poder contar uma piada de loira sem correr o risco de ir para prisao.

-Nao sei porque a saudade venceu e me deixou escrever um texto tao 'romantico'...mas foi isso o que aconteceu-
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui