Usina de Letras
Usina de Letras
162 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->OS POETAS SÃO PRETOS -- 13/02/2002 - 22:47 (Mauro Ciro Falcão Gomes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Ao tomarmos consciência de que a poesia é importante para o amadurecimento intelectual de um povo, mas que de forma ridícula, é repudiada pela sociedade, lamentamos. É impossível permanecer tranqüilo. Lembremos que não é a poesia que depende de outras manifestações culturais, mas que em tudo referência: nos batuques, no samba, no bumba-meu-boi ela é ritmo, ressonância. "Os sururus em família têm por testemunha a Gioconda(...)". A poesia genuinamente maranhense não é admitida com facilidade, várias são as barreiras, entretanto existem muitos grupos que se arriscam e se comprometem com a poesia. Isso é omitido. Dessa forma, que me perdoem os mais sensíveis, continuamos sendo pretos. Pretos, mas com garra, administradores de uma causa que será vitoriosa com o tempo. Poeta não pode viver de livro e nem de poesia, principalmente aqui em São Luís, porque vai morrer de fome ou ser despejado por não pagar as contas, não restando nem o cortiço para se abriga. Isso vai mudar com nosso esforço. Não é intenção nenhuma obrigar a compra de livros ou forçar a leitura de nossos trabalhos, mas é necessário mostrar a realidade da poesia.



Para esse quadro repudioso mudar, estamos trabalhando aos trancos e barrancos. Quem pensa que nada acontece em nossa poesia, engana-se. Ela não se esconde por trás das palmeiras, nem solicita gorjeta por versos, infelizmente ela está exilada momentaneamente. Mas um dia a guerra acaba, e todos voltaremos à terra natal. Ler é importante, "não custa cem mil réis", é possível encontrar livros a preços acessíveis para todos. E nós, homens-poetas, não precisaremos escolher a poesia e nossa vida profissional. Resta apenas aceitar o dom de escrever. Alguém tem que fazer arte, ela não vai morrer sem o direito de uma luta justa.

_____________

"MENDES, Murilo". Canção do Exílio, 1959.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui