Usina de Letras
Usina de Letras
50 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DO PASTOR EBENÉZER GOMES CAVALCANTI -- 14/05/2011 - 14:38 (Mário Ribeiro Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos



 





CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DO PASTOR EBENÉZER GOMES CAVALCANTI.





 





QUEM FOI EBENÉZER GOMES CAVALCANTI?





 





 





                                           Mário Ribeiro Martins*





 





 








         EBENÉZER GOMES CAVALCANTI, de Santa Maria do Belém, Pará, 19.10.1911, escreveu, entre outros, OS BATISTAS E O ECUMENISMO, A GAZELA DE JOPE(Romance), sem dados biográficos completos nos livros e sem qualquer outra informação ao alcance da pesquisa, via textos publicados. Filho de Antonio Gomes Cavalcanti e Dia Rodrigues Cavalcanti.








         Seu pai era alto funcionário do Banco Comercial do Pará e faleceu com 92 anos, em Belém, em 27.07.1967. Sua mãe faleceu em 1918, de gripe espanhola.








         Foi criado pela avó materna Rita Nunes Nogueira(de Baturité, Ceará) que também cuidou dos demais irmãos Elieser, Antonio, Ruth, Olir e Adiel.


Seu pai se casou a segunda vez com Ernestina Farias Cavalcante, com quem teve os filhos Omar e Eliel. Casou-se a terceira vez com Eunice Pinheiro da Câmara Cavalcante, com quem teve o filho Fernando.








         Quanto a Ebenézer, após os estudos primários em sua terra natal, deslocou-se para outros centros, onde também estudou. Freqüentou a Escola da professora Mestra Elisa e depois o Grupo Escolar Barão do Rio Branco. Concluiu o Curso Comercial, na Escola de Comércio de Belém, recebendo o título de “GUARDA-LIVRO”. Passou também pelo internato do Colégio Moderno. Formado na área, passou a trabalhar na Casa Bancária Moreira Gomes, ganhando cem mil reis por mês.








         Quando tinha 17 anos de idade, em 06.05.1928, foi batizado na Primeira Igreja Batista de Belém, pelo Pastor João Daniel do Nascimento, chegando a Presidente da União de Mocidade.








         Em 1930, quando tinha 19 anos, seguiu para o Recife, na busca de estudos teológicos, tendo ficado hospedado na Biblioteca da casa do Dr. Antonio Neves de Mesquita, até o início das aulas.





 





         Sob a direção do Dr. William Carey Taylor, passou a estudar no Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, enquanto cursava o secundário no Ginásio Oficial do Estado. Terminou o curso de Bacharel em Teologia, em 1936 e no ano seguinte-1937- diplomou-se Mestre em Teologia.


 





         Fundou, junto com Jônathas Braga e outros, o jornal A VOZ DO SEMINARISTA. Para se sustentar, trabalhou como Auxiliar do Bibliotecário do Seminário. Como estudante do Seminário, ganhou o PRÊMIO ZACARIAS TAYLOR. Foi Seminarista Auxiliar do Pastor Munguba Sobrinho, na Igreja Batista da Capunga, no Recife.








         No dia 08.05.1936, foi consagrado Pastor da Igreja Batista de Vitória de Santo Antão, interior de Pernambuco, tendo passado também pelas Igrejas de Limoeiro do Norte, Afogados, Concórdia e Olinda.





 





         Fizeram parte do Concílio Consagratório, os pastores: José Munguba Sobrinho, José Florêncio Rodrigues, Jonas B. de Macedo Filho, Pedro Cerqueira, Leslie Leônidas Johnson(L.L.Johnson), Orlando do Rego Falcão, Severino Batista, R. Elton Johnson, W. C. Harrison e Lívio Lindoso.


 





         Ainda no Recife, foi professor concursado de Português, no Ginásio da Madalena, do Dr. Aderbal Jurema, entre 1935 e 1936. No dia 08.06.1937, no navio NEPTUNIA, chegou em Salvador, Bahia, sendo recebido pelo Pastor Alfredo Mignac e uma Comissão da Igreja Batista Dois de Julho.








         Mas, só tomou posse na Igreja Dois de Julho, em 22.11.1937. Esta Igreja tinha tido, desde sua fundação em 21.11.1923, apenas quatro pastores: M. G. White, John Mein, Manoel Ignácio Sampaio e Alfredo Mignac.


 





         Em 14.02.1938, casou-se em Santo Antonio de Jesus, interior baiano, com a filha do Pastor João Martins de Almeida e de Maria Andrelina de Almeida, de nome NOEME MARTINS DE ALMEIDA, com quem teve os filhos Eneida Cavalcanti Heber, Enéas de Almeida Cavalcanti e Élvia Mirian Cavalcanti Fadul.








         Em 08.12.1944, Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Faculdade de Direito da Bahia, tornando-se Advogado. Em 1948, foi Consultor Jurídico da Secretaria da Agricultura da Bahia.





 





         Em 1950, foi eleito Deputado Estadual, na Bahia.


Em 1956, foi nomeado Conselheiro do Tribunal de Contas do Município, tendo sido seu Presidente e onde também se aposentou.





 





         Em 1958, viajou pela Europa, visitando 12 países.


Em 20.12.1964, recebeu o título de Cidadão de Salvador, pela Câmara Municipal. Em fevereiro de 1973, fez o prefácio do livro GILBERTO FREYRE-O EX-PROTESTANTE, do autor destas notas, publicado pela Imprensa Metodista, de São Paulo, prefácio este que se acha no site www.mariomartins.com.br


 





         Na década de 1940, foi um dos mais autênticos representantes do RADICALISMO BATISTA BRASILEIRO, tendo publicado artigos em Jornais e Revistas, como se vê no livro HISTÓRIA DAS IDÉIAS RADICAIS NO BRASIL(Recife, Acácia Publicações, 1974) ou no site www.mariomartins.com.br


 





         Além de escritor, pesquisador, orador, polemista, foi um dos maiores articulistas d`O JORNAL BATISTA, com sede no Rio de Janeiro, mas distribuído para todo o Brasil. Em 1949 e depois em 1969, foi Orador Oficial da Convenção Batista Brasileira, de que foi seu Vice-Presidente, em 1962.


 





         Faleceu no Hospital Português, de Salvador, no dia 01.06.1979, quando tinha 68 anos de idade, tendo sido Pastor da Igreja Batista Dois de Julho, em Salvador, durante 41 anos, 6 meses e 11 dias.





 





         Sobre ele foi escrito o excelente livro O PENSAMENTO VIVO DE EBENÉZER GOMES CAVALCANTI, por Celso Aloísio Santos Barbosa, em 1982. É referido em dezenas de livros, especialmente os que tratam da História dos Batistas no Brasil.








         Apesar de sua importância, não é mencionado no livro BAIANOS ILUSTRES, de Antonio Loureiro de Souza, editado em 1979 e nem é estudado na ENCICLOPÉDIA DE LITERATURA BRASILEIRA, de Afrânio Coutinho e J. Galante, edição do MEC, 1990, com revisão de Graça Coutinho e Rita Moutinho, em 2001 ou DICIONÁRIO HISTÓRICO-BIOGRÁFICO BRASILEIRO(2001, 5 volumes, 6.211 páginas), da Fundação Getúlio Vargas e nem é convenientemente referido, em nenhuma das enciclopédias nacionais, Delta, Barsa, Larousse, Mirador, Abril, Koogan/Houaiss, Larousse Cultural, etc.





 





          Embora tenha vivido em Salvador, Bahia, de 1937 até 1979, portanto, 42 anos e onde também foi Deputado Estadual e Conselheiro do Tribunal de Contas do Município, não é referido no livro DICIONÁRIO DE AUTORES BAIANOS(Secretaria da Cultura e Turismo da Bahia, 2006).





 





         Dizer-se que não nasceu na Bahia não é argumento, porque dezenas de outros nomes também não nasceram na Bahia e são biografados no Dicionário, entre os quais, Salete Aguiar(RGS), Lelea Amaral(MG), Argentino Amoedo(Espanha), Enio Araújo(SE), Fabricia Miranda(RJ), Nelson Araújo(SE), Luciete de Cássia(MG), Vanessa Bufoni(RJ), Maria Burgos(SE), Rodolfo Cavalcanti(AL) e centenas de outros nomes.





 





         O que houve mesmo foi DESCUIDO da parte dos PESQUISADORES e ORGANIZADORES, destacando-se Marisa Baqueiro Costa e Guilherme Augusto Figueiredo Castro.








         É verbete do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, de Mário Ribeiro Martins, via INTERNET, dentro de ENSAIO, no site www.usinadeletras.com.br ou www.mariomartins.com.br





 





 





 





*Mário Ribeiro Martins, Procurador de Justiça, Escritor. Membro da Academia Goiana de Letras, da Academia Tocantinense de Letras. Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás e da Academia Goianiense de Letras.www.mariomartins.com.brwww.blogdomariomartins.zip.net. http://pt.netlog.com/mariormartins.



Comentarios

Adriano Pereira de Oliveira  - 07/02/2020

Muito bom artigo. Gostei de ver. Conheci pessoalmente o Dr. Ebenezer Gomes Cavalcante.

O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui