Usina de Letras
Usina de Letras
42 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62278 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10385)

Erótico (13574)

Frases (50666)

Humor (20039)

Infantil (5455)

Infanto Juvenil (4779)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6207)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->DOIS GRANDES AMIGOS SE FORAM. -- 23/05/2011 - 08:33 (Mário Ribeiro Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
DOIS GRANDES AMIGOS SE FORAM.







Hoje, 21.05.2011. Morreu na quinta-feira, 19.05.2011, em Tocantinópolis, Tocantins, a 531 km de Palmas, o estimado amigo e medico, Dr. MURILO BAHIA BRANDÃO VILELA(Viçosa, Alagoas, 01.01.1935). Faleceu com 76 anos. Filho de Laura e Jose Aluisio Brandão Vilela. Sobrinho de Teotônio Vilela e de Dom Avelar Brandão Vilela. Escreveu, entre outros, TAIPOCA-CRONICAS E CONTOS(2006), com prefácio de Ney Alves de Oliveira, apresentação de José Francisco da Silva Concesso, notas de orelha de Carmo Bernandes, sem dados biográficos completos no livro e sem qualquer outra informação ao alcance da pesquisa, via texto editado. O titulo do livro foi uma homenagem ao seu barco que tinha o mesmo nome. Após os estudos primários em sua terra natal, no Engenho Mata Verde, deslocou-se para outros centros, onde também estudou. Com 25 anos de idade, em 1960, em 08 de dezembro, formou-se Médico pela Faculdade de Medicina do Recife, em Pernambuco. Com o diploma debaixo do braço, mudou-se para Carolina, no Maranhão, às margens do Rio Tocantins, onde ficou por 9 anos. Nos anos seguintes, transferiu-se definitivamente para Tocantinópolis, norte de Goiás, hoje Tocantins, onde viveu até hoje(2011), portanto, mais de 40 anos. Médico, escritor, ensaísta. Pesquisador, memorialista, cronista, contista. Articulista de diferentes jornais e revistas. Membro da Academia de Letras de Araguaina e Norte Tocantinense(ACALANTO), Cadeira 04, de que foi Vice-Presidente, por 6 anos. Membro Correspondente da Academia Tocantinense de Letras, em Palmas. Murilo Bahia era casado e não tinha filhos. O corpo foi sepultado na tarde de quinta-feira, no Cemitério de Tocantinópolis. Apesar de sua importância, não é estudado na ENCICLOPÉDIA DE LITERATURA BRASILEIRA, de Afrânio Coutinho, edição do MEC, 1990, com revisão de Graça Coutinho e Rita Moutinho, em 2001, ou no “DICIONÁRIO HISTÓRICO-BIOGRÁFICO BRASILEIRO”, da Fundação Getúlio Vargas, publicado em (2001, 5 volumes, 6.211 páginas) e nem é convenientemente referido, em nenhuma das enciclopédias nacionais, Delta, Barsa, Larousse, Mirador, Abril, Koogan/Houaiss, Larousse Cultural, etc. É verbete do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, de Mário Ribeiro Martins, via INTERNET, dentro de ENSAIO, no site www.usinadeletras.com.br ou www.mariomartins.com.br. Bem como no DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DO TOCANTINS(Goiânia, Kelps, 2011), de Mario Ribeiro Martins.







Outra morte sentida foi a do meu amigo, empresário e advogado, Dr. Zamir Meneses. Foi meu aluno na Faculdade de Direito de Anápolis, onde se formou em Direito. Faleceu ontem(20.05.2011) e seu corpo foi cremado em Goiânia, conforme me informou, por email, meu amigo Dr. Roldão Izael Cassimiro que era também amigo pessoal do Zamir. Como empresário, teve uma rede de lojas de sapato, numa das principais avenidas de Anápolis, onde sempre viveu. Foi casado com a filha de Josias Braga, com quem teve vários filhos. De outro relacionamento, não teve filhos. Mais sobre ele, oportunamente.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui