Usina de Letras
Usina de Letras
12 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Tempo fechado -- 27/05/2011 - 17:03 (Jefferson Cassiano) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Enquanto lá fora o mundo se acaba em águas pluviais, aqui dentro cresce uma sensação estranha de déjà vu. Não sei se faz tempo que vi pessoas na televisão chorando em frente às câmeras: “Perdi tudo que eu tinha”. Perdeu tudo que tinha de novo?  Ano passado as chuvas foram menos abundantes e, ainda assim, essas mesmas vítimas perderam todo o “patrimônio” (fogão, geladeira, cama, guarda-roupas e TV). O que as fez ficar no mesmo lugar?

            Ah! Não tinham para onde ir. Todas elas são sem-parentes, sem-amigos, sem-padrinhos. Opa! “Sem padrinhos” vírgula. Como é que esse povo todo foi parar numa casinha de dois cômodos erguida porcamente na encosta de um morro que até o meu cachorro sabe, só de olhar, que é o lugar menos adequado para se construir uma casa? Mesmo que fosse de cachorro! Foi um padrinho que deu um jeitinho. E foi em troca de voto, de apoio precário de cabo eleitoral nalguma eleição recente.  Todos eles aceitaram o mimo e não devem ter reclamado da localização. Ninguém deveria ter aceitado o presente. Encosta de morro não é lugar para morar.

            O mesmo serve para os comerciantes da baixada e para os  moradores de certas partes da VV, em Rib City. Há fotos de alagamentos nessas regiões no começo do século XX, quando não havia ainda asfalto e o desmatamento era mínimo. Se naquela época já era um caos, o que se espera que aconteça? Que a natureza mude de humores e atenda as vontades dos homens? Por mais incrível que seja o projeto antienchente, as obras prontas só vão conseguir aliviar o problema.  Conclusão: desocupem essas áreas! Aí não é lugar para comércio, muito menos para residências. É lugar de enchente!

            Senhores ongueiros, senhoras voluntárias, caríssimos defensores dos fracos: podem me classificar de reacionário, insensível e o escambau! Aproveito o tempo fechado lá fora para fechar meu tempo aqui dentro. Isso já cansou. As vítimas que estão chorando na TV são tão culpadas quanto os vereadores, prefeitos, deputados e governadores que agora são acusados de negligência, imprudência e outro escambau.

            A culpa dos governantes não é essa. Prefeito não manda, ainda, na natureza. Vai chover muito e os Paços não poderão fazer nada além de assumir a verdadeira culpa: a omissão. Explico: se a única solução efetiva para as tragédias provocadas pelos alagamentos e deslizamentos é a desocupação, cabe aos governos providenciar a retirada de tudo que andar sobre duas pernas desses lugares. Essa atitude ninguém toma. Não é popular, não dá voto.

            Os senhores cidadãos desfavorecidos - e favorecidos com a casinha na encosta - não querem largar o osso e os senhores do poderzinho querem manter o poderzinho. Ora, diante disso, não me venham com lamentações repetidas. Quem está na chuva, e insiste em continuar nela, é para perder tudo de novo, de novo, de novo, de novo e outra vez.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui