Usina de Letras
Usina de Letras
14 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62303 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10397)

Erótico (13575)

Frases (50695)

Humor (20043)

Infantil (5465)

Infanto Juvenil (4787)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140829)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6215)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->GABARITO – QUESTÕES DEZ 2010 , JAN 2011 -- 01/06/2011 - 13:44 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


GABARITO – QUESTÕES DE VESTIBULARES , DEZEMBRO DE 2010 E JANEIRO DE 2011 .



PRÉ HISTÓRIA E HISTÓRIA ANTIGA





1 D



RESPOSTA ESPERADA UNICAMP 2

a) Por um lad0, uma mudança na relação entre os povos da região , que deixam de disputar os territórios mais próximos para se expandirem para países longínquos ; por outro lado , essa mudança corresponde a um período de expansão marítima dos fenícios , que dá origem a rivalidades comerciais com os gregos .

b) De um modo geral, fenícios e gregos organizaram-se políticamente em cidades-Estado. No caso dos gregos pode-se mencionar ainda uma organização política peculiar de Atenas , a democracia . No caso do Egito , tratava-se de um Estado teocrático, no qual o monarca , o Faraó, tinha um caráter divino .



3 A



Resolução 4

A descrição feita pelo cronista associa a imagem de Átila ao terror , ao medo que se disseminava entre os membros do Império Romano com as invasões bárbaras .



HISTÓRIA MEDIEVAL





1 A 2 A



RESPOSTA ESPERADA UNICAMP 3

a) A heresia mencionada no texto poderia ser considerada uma ameaça ao poder da Igreja porque pregava a pobreza, enquanto a Igreja acumulava uma grande riqueza , e porque recusava a obediência ao papa e a toda a hierarquia eclesiástica .

b) A relação entre o poder religioso e o poder temporal na baixa Idade Média pode ser caracterizada a partir de diferentes situações históricas . Por um lado , a Igreja legitimava a estratificação social , justificando a existência das três ordens ( trabalhadores, guerreiros e clero) nas quais se dividia a sociedade ; a Igreja também legitimava o poder político , na medida em que ungia os reis ; além disso, a própria Igreja exercia o poder temporal , já que era uma grande senhora feudal ; o poder temporal, o chamado “braço secular” , era quem punia os hereges que a Igreja perseguia por meio da Inquisição . Por outro ,lado , essa relação também se caracterizava pelo conflito entre os dois poderes, como se viu na querela das investiduras e na existência de dois papas simultâneos durante o cisma de Avignon . Poderia ser mencionado também que naquele momento o início da centralização monárquica enfraquecia o poder da Igreja.





HISTÓRIA MODERNA







1B



Resolução 2

a) No século XVII com o Renascentismo surgiu uma nova mentalidade baseada no racionalismo de Descartes e uma nova forma de compreender a realidade a partir da investigação científica com Kepler, Galileu e Newton , superando o misticismo e o dogmatismo predominantes em períodos anteriores .

b) a pobreza no Haiti vem desde a colonização onde a produção açucareira gerou uma elite endinheirada e a maior parte da população na miséria , pelo trabalho escravo . A independência , apesar de ter ocorrido a partir de uma revolta de escravos não mudou a situação social devido aos governos tirânicos que se seguiram , mantendo a exclusão social . Com isso , no caso do Haiti, o terremoto teve seus efeitos ampliados pois a maioria da população vivia em moradias construídas precariamente , além da falta de infraestrutura urbana .





Resolução 3

Maquiavel acabou com a submissão da política e da moral à religião, tratando-as de maneira autônoma . Para ele a política não possuía qualquer fundamento exterior a ela , visando tão somente a tomada e a manutenção do poder. Valores religiosos como bem comum , justiça comum , bondade , não devem ser levados em conta pelo príncipe governante . Por isso foi o grande ideólogo do século XVI e suas idéias impregnaram a atmosfera intelectual da época.





4C 5 EE



RESPOSTA ESPERADA UNICAMP 6

a) O texto menciona , por um lado , os valores da burguesia em ascensão , ou seja , o interesse em ganhar dinheiro; por outro , o valor da liberdade religiosa, expresso no desejo de seguir apenas com as próprias consciências na prática da religião .

b) Várias conseqüências políticas poderiam ser citadas, como , por exemplo , o fim do absolutismo monárquico e a implantação de um regime republicano , com o aumento do poder do parlamento e o fortalecimento da burguesia comercial e da gentry .



RO/2011

RESPOSTA ESPERADA UNICAMP 7



a) Segundo o texto , as idéias de Diderot se opunham ao imperialismo por afirmar que as diferenças culturais são próprias do ser humano , o que leva à relatividade cultural ; dessa maneira não há uma escala universal de valores, nem pode haver culturas consideradas superiores ou inferiores .

b) No pensamento de Rousseau , o homem é naturalmente bom e a vida em sociedade o corrompe; nessa passagem do estado da natureza para a civilização , têm origem as desigualdades e a propriedade privada, tornando-se necessário um contrato social . Por meio do contrato social, que organiza as sociedades civilizadas, cada indivíduo abdica de seus direitos em nome do Estado, que deve defendê-los , devendo a vontade geral nortear as decisões do Estado .

Resolução 8

Kant associa o Iluminismo a uma emancipação da razão humana . O homem com o uso de seu intelecto e sua inteligência pode tornar-se senhor de seu destino , pensando por conta própria , libertando-se da dependência de outros . Se as instituições fossem obstáculo à liberdade e à igualdade social , deveriam ser eliminadas , bem como eliminados os laços sociais tradicionais, baseados nas corporações, autoridade feudal , etc.



HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA



1E 2B



Resolução 3

a) Londres e Paris cresceram no século XIX na esteira da Revolução Industrial que levou ao surgimento de fábricas nos centros urbanos que passaram a ser locais de atração de mão de obra das áreas rurais e mesmo dos pequenos centros urbanos , além da melhora na alimentação e a queda na taxa de mortalidade pelos avanços da medicina .

b) A violência urbana é uma característica já presente na época e que se tornou uma das principais fontes de preocupação dos moradores das grandes metrópoles modernas .





4 B





Resolução 5

Mussolini encarna a ideologia fascista que é o oposto da democracia . Surge um líder político absolutista que passa a identificar a sua vontade com a da Nação e a defender o nacionalismo exacerbado . Encarna o líder que fala direto às massas e ambiciona transcender a luta de classes , predominando o totalitarismo , o expansionismo , o militarismo, o anticomunismo .





6E 7E 8D 9E 10C 11 AA 12 DD 13E 14 EE 15D D

RO/2011

RESPOSTA ESPERADA UNICAMP 16

a) As principais preocupações de segurança e defesa são aquelas relativas ás ameaças à ordem estabelecida e que causam insegurança ; os medos que afetam a estabilidade e a integridade dos indivíduos e dos países ( Estados ). Alguns assuntos da agenda : narcotráfico , terrorismo e insurgências , migrações descontroladas , crime organizado, marginalidade social ( violência) , degradação ambiental e proteção de recursos naturais , conflitos regionais, disputas fronteiriças , perda de território , modernização e treinamento de tropas .

b) Corrigir a obsolescência do parque militar após anos de falta de investimentos ; instrumentalizar-se para participar de missões de paz em outros países ; preparar-se para responder a ameaças diversas( narcotráfico , guerrilhas , invasão militar , etc) ; instrumentalizar-se frente a um possível conflito internacional ; aumentar a influência em organismos internacionais e reivindicar assento no Conselho de Segurança da ONU .



2011

RESPOSTA ESPERADA UNICAMP 17

a) Os EUA vêm apresentando certa perda de competitividade frente a outros centos econômicos ( União Européia e China, por exemplo) ; seu sistema educacional vivencia uma crise , que afeta a formação de recursos humanos ; algumas infra-estruturas produtivas estão deterioradas ; sua economia apresenta dependência energética ( que provoca aumento dos custos produtivos) e tem havido crescente endividamento da população e do governo ( que resulta em baixa poupança para investimentos) ; seus gastos militares são preponderantes em relação a tecnologias de uso comercial e de gastos sociais ; e sua mão de obra é cara e relativamente menos competitiva .

b) O chamado estouro da bolha imobiliária ( forte processo especulativo ou crise imobiliária) ocorrido no mercado norte-americano , contagiou toda a economia mundial . Com a constatação de que as dívidas imobiliárias e demais eram impagáveis , houve uma repercussão econômica mundial , com a desvalorização de todos os ativos em dólares ( as dividas , como títulos do tesouro , ações de empresas , patrimônios imobiliários ,etc) bem como falências de empresas e bancos , gerando aumento do desemprego . Em muitos países houve a tentativa de contenção da crise por meio do aumento dos gastos públicos para intensificar investimentos e demanda .



RESPOSTA ESPERADA UNICAMP 18

a) A fala de Colin Powell tinha por objetivo a defesa dos ataques norte-americanos contra o Iraque , enquanto a obra de Picasso tinha uma mensagem pacifista , denunciando o horror da Guerra .

b) Essa obra faz referência ao bombardeio da cidade espanhola de Guernica , acontecido durante a Guerra Civil Espanhola. Nessa guerra , a direta espanhola ( monarquistas e nacionalistas, sob o comando de Franco) recebe o apoio da Alemanha Nazista , responsável pelo bombardeio de Guernica . Posteriormente, esse bombardeio seria interpretado também como um ensaio ou laboratório para os bombardeios sobre alvos civis que seriam realizados na Segunda Guerra Mundial .



RESPOSTA ESPERADA UNICAMP 19

a) A Revolução Russa representava uma experiência inédita , ao implantar um regime socialista ; além disso , no contexto entre as duas guerras mundiais , a Rússia socialista não sofria as crises do capitalismo de pós-29; e as próprias democracias liberais pareciam estar em risco nos anos 30, em face da ascensão de diversos regimes ditatoriais , de caráter fascista , na Europa ocidental .

b) Entre os fatores que levaram á derrocada dos regimes socialistas , pode-se citar , por exemplo, a estagnação econômica devido ao atraso tecnológico e aos altos investimentos na indústria bélica . Nesse cenário , a economia soviética torna-se incapaz de sustentar os regimes de outros países socialistas ; além disso há um enfraquecimento político do regime , em razão da derrota após dez anos de ocupação do Afeganistão . Com a ascensão de Gorbatchev, tem início um movimento de abertura política e econômica que levará ao fim dos regimes socialistas e da própria União Soviética.





ATUALIDADES GERAL



1B 2C 3B B 4E E



BRASIL COLÔNIA



1B 2B 3 B 4C



RESPOSTA ESPERADA UNICAMP 5

a) As duas interpretações apresentadas no texto são : uma, considerada tradicional , associa a luta contra os holandeses a um feito dos colonos brasileiros e negros , e não do colonizador português , o que serviria para reforças a identidade nacional ; a outra interpretação , que critica essa primeira , nega a existência de um sentimento nativista entre os brasileiros que lutaram contra os holandeses e explica essa luta pela inserção dos senhores de engenho na economia açucareira , na qual eles se viam como excluídos ou favorecidos pela ocupação holandesa .

b) Vários fatores podem ser mencionados , como a ausência de um herdeiro para o trono português , após a morte de D. Sebastião no norte da África , o que levou a União Ibérica , reunindo Portugal e Espanha sob um só governo ; ao mesmo tempo , a Holanda se tornava independente do império espanhol , criando uma rivalidade que impedia o comércio com as antigas colônias portuguesas; nesse comércio , os holandeses tinham grande interesse no açúcar produzido no nordeste ; além disso , tinham também interesse no tráfico de escravos .



BRASIL MONARQUIA





1D 2 B 3 D 4 D



RESPOSTA ESPERADA UNICAMP 5

a) O contexto internacional que explica a fala desse deputado era caracterizado pela ocorrência, poucos anos antes, de uma Guerra Civil, na qual se enfrentaram os Estados do norte e do sul dos Estados Unidos ; a derrota do sul teve como conseqüência a abolição da escravidão e a aquisição de direitos civis pelos ex-escravos no período da Reconstrução . Com isso , muitos sulistas derrotados , insatisfeitos com a nova situação , poderiam emigrar para o Brasil, onde ainda havia a escravidão .

b) Poderia ser mencionado que, na imigração para o sul do Brasil, o objetivo era a formação de colônias , povoando e expandindo a ocupação de regiões menos habitadas , enquanto em São Paulo a imigração visava a garantir a mão de obra das fazendas cafeeiras ; além disso , no modelo de imigração empregado nas províncias do sul, era muito mais fácil o acesso à propriedade por parte dos imigrantes , que desenvolveram uma economia voltada para o mercado interno.



BRASIL REPÚBLICA VELHA



1 C 2 C 3 A 4 E 5C C



Resolução 6

a) A produção de borracha na Amazônia foi uma atividade econômicamente significativa a partir do final do século XIX e até o início do século XX. Apesar de atrair uma grande quantidade de trabalhadores , o sistema de exploração da atividade conhecido como “aviamento” não produziu um processo de ascensão social . Pelo sistema , o trabalhador fazia a extração de borracha em árvores para ele determinadas pelo patrão proprietário do seringal e trocava o resultado da produção por mantimentos e remédios por preços fixados pelo seringalista criando uma dependência econômica que o mantinha eternamente devedor . Portanto era um sistema onde não havia estímulo para melhora na produtividade .A partir de 1913 a produção inglesa de borracha no Sudeste Asiático acabou com a produção brasileira .



7 A





BRASIL 1930- 1964





1C C



Resolução 2

A radicalização política ocorrida na época reflete o panorama internacional de então caracterizado pela consolidação de ideologias opostas o comunismo e o fascismo ,

No Brasil surgiu na época de Vargas a ANL – Aliança Nacional Libertadora de esquerda , liderada pelo PCB e presidida por Luis Carlos Prestes, com propostas de comunização do país, com o lema “Pão, Terra e Liberdade” .

Do lado da direita , a AIB , Ação Integralista Brasileira , liderada por Plínio Salgado, de caráter fascista e anticomunista , defendendo um governo nacionalista e totalitário , com o lema “Deus , Pátria e Família”.









3B 4 A



BRASIL 1964 – 2011



RESPOSTA ESPERADA UNICAMP 1

a) O sistema bicameral adotado pelo Brasil prevê a manifestação das duas casas na elaboração das normas jurídicas . As duas podem elaborar leis , com preponderância da casa iniciadora : se uma matéria tem início na Câmara dos Deputados , o Senado fará a sua revisão, e vice-versa , à exceção das matérias privativas de cada órgão . Cabe às duas casas fiscalizar o Poder Executivo . A Câmara dos Deputados é representante do povo brasileiro , sendo que a representação é feita por proporção da população ( os estados menos populosos tem no mínimo oito deputados e os estados mais populosos tem no máximo 70 deputados ). A Câmara dos Deputados é a Casa em que tem início o trâmite da maioria das proposições legislativas ( projetos de leis) e é ela que fiscaliza o emprego dos recursos arrecadados pelos Poderes da União . O Senado representa os estados (UFs) brasileiros , sendo que cada unidade da federação elege três senadores , em um total de 81 senadores no país . O senado Federal tem algumas atribuições específicas , em especial na área de controle e do endividamento dos entes federados e de concessão dos créditos da União . Tem também a prerrogativa de julgar as autoridades da República ( presidentes, magistrados , etc) . Na prática , tem uma função revisora, com poder de veto das matérias apreciadas pela Câmara , efetivando o aprimoramento das leis . Além disso, controla o Poder Executivo , tendo iniciativa de lei em matéria financeira , com predomínio de deliberações de interesse nacional ao invés de regional ou estadual .

b) O Estado é uma estrutura político organizacional formada por um poder político soberano, um povo, um território e um governo . Um governo é o núcleo decisório do Estado , encarregado da gestão pública . Enquanto o Estado é permanente , o governo é transitório nas democracias .



2 D



RESPOSTA ESPERADA UNICAMP 3

a) Entre as características da Constituição de 1988 que lhe renderam o apelido de “Constituição Cidadã” podemos citar : o fato de ter sido elaborada por uma assembléia constituinte eleita ; a restauração de instituições políticas democráticas , como , por exemplo , as eleições diretas para presidente , a criação de direitos sociais para os trabalhadores.

b) Esse contexto poderia ser caracterizado por vários problemas econômicos , como a recessão, o aumento da dívida externa e uma alta inflação , que levou à elaboração de diversos planos econômicos na tentativa de controlá-la .







4 B





BRASIL ATUALIDADES



1 A 2 D 3 C 4 B 5E E 6 C C





RESPOSTA ESPERADA UNICAMP 8



a) A usina será construída na bacia hidrográfica do rio Xingu( Amazônica) , no Estado do Pará .

b) Impactos ambientais : alterações da dinâmica fluvial, inundação de grandes áreas ; extinção de espécies da fauna e da flora; desaparecimento de áreas cultiváveis ; impactos sócio-econômicos ; desapropriação e deslocamento de pessoas para outras áreas; mudança na organização espacial; deslocamento da população indígena .









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui