Usina de Letras
Usina de Letras
165 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50621)

Humor (20031)

Infantil (5433)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Roteiro_de_Filme_ou_Novela-->Um Pingüim no Shopping Center -- 01/07/2003 - 19:43 (Jefferson Cassiano) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
UM PINGUIM
NO SHOPPING CENTER
Ribeirão Preto tem História

Roteiro Curta Metragem
por Jefferson Cassiano
Novembro 2002
Núcleo de Cinema de Ribeirão

Tratamento Final
(16 minutos)

Total de Laudas: 17


SINOPSE
Cinco mesas do famoso Bar Pingüim, em Ribeirão Preto, discutem assuntos transversais. Um narrador bem humorado utiliza cada assunto como gancho para apresentar as particularidades e um pouco da história da cidade.

...............

UM PINGUIM NO SHOPPING CENTER
FADE IN

ABERTURA

INT. CORREDORES DO RIBEIRÃO SHOPPING
Câmera Subjetiva passeia pelos corredores do Shopping. Um Pingüim jovial (animação sobreposta) mostra-se em várias situações com pacotes, sorvetes, celulares sobre as imagens.

LOCUTOR OFF
(animado, fora do padrão)
Existe uma cidade onde um pingüim no shopping center não espanta ninguém. E não tem gelo nessa cidade, não! Muito pelo contrário. A temperatura aqui é bem alta, graças a um sol abençoado e muito, muito calor humano...


1. INT. CHOPERIA PINGUIM. MESA DE RUBENS E FARIA
Muitas mesas ocupadas, mas nos interessam apenas 5 delas. Na primeira estão RUBENS e FARIAS. RUBENS veste-se como um empresário bem sucedido. FARIAS é dentista e está com roupas brancas características. Ambos bebem chope e beliscam alguma entrada. A Câmera chega até eles, completando o passeio pelos corredores.

RUBENS:
Aguillera, Wilson Campos, Nei, Manoel e Mineiro. Mario, Lorico e Sócrates. Zé Mario, Arlindo e João Carlos Motoca. Isso é que era time!

FARIAS:
Tudo bem, Rubão. Sou obrigado a concordar: o time do Doutor Sócrates era uma seleção. Mas isso não é motivo pra torcer pro Botafogo. O Bafo sempre incomodou muito mais...

RUBENS:
Não discuto com comercialino, FARIAS.
FARIAS:
E nem eu discuto com Botafoguense...

RUBENS E FARIAS:
(Juntos)
Freguês tem sempre razão!
(risos)

V1. VIDEOGRAFIA . Fotos e imagens históricas do Botafogo e do Comercial. Escudos. Estádio Santa Cruz e Palma Travassos.

LOCUTOR OFF:
O Comercial Futebol Clube, também conhecido como Bafo, nasceu em 19 de um encontro entre diversos comerciantes da cidade. O come-fogo é um dos maiores dérbis do interior e movimenta toda a cidade. Grandes craques, como Sócrates e seu irmão Raí, aprenderam os segredos do futebol no meio da saudável disputa entre tricolores e alvi-negros. Já o Botafogo Futebol Clube de Ribeirão Preto, o Pantera, foi fundado em 1918, com a fusão de outros 3 times da Vila Tibério. Dizem que o nome do time foi tirado de uma frase de um dirigente que afirmou “Vou botar fogo em tudo!”. Ninguém sabe o que esquentava tanto a cabeça do moço.

2. INT. CHOPERIA PINGUIM.
Saímos da mesa de RUBENS e FARIAS para a mesa de ADRIANO, que fala com um sócio, pelo telefone celular.

ADRIANO:
(ao telefone)
Isso mesmo, o pessoal da Alemanha fechou. Claro!Colheitadeira, plantadeira, tudo. É!Eu não falei, a Feira sempre foi um sucesso e o nosso produto tem qualidade, né, Matias?

ADRIANO continua falando ao telefone.

LOCUTOR OFF:
É fácil entender sobre o que o ADRIANO está falando...

V2 VIDEOGRAFIA. Imagens de diversas Culturas, Relevo e Água.

LOCUTOR OFF:
Ribeirão Preto é o centro de uma região forte em agronegócios. Isso não quer dizer, necessariamente, que você vai encontrar muitos caubóis de chapéu andando pela cidade. Tem uns e outros que ficam até famosos na TV, mas essa é outra história. Bom... a vocação regional para a agricultura se deve tanto a terra vermelha quanto ao relevo plano,bom para plantar e para mecanizar o cultivo. Outro fator é o clima, com altas temperaturas e muita chuva no verão e inverno seco e pouco rigoroso. Tem também o aqüífero Guarani, a maior reserva subterrânea de água potável do mundo, que por aqui aflora como em nenhum outro lugar. Com tudo isso a favor e muita disposição para o trabalho, o Produto Interno Bruto da região de Ribeirão Preto ultrapassa os 22 bilhões dólares.


2A. INT. CHOPERIA PINGUIM. MESA DE ADRIANO.
ADRIANO ainda está ao telefone, esperando. TORELA, o garçom, aproxima-se da mesa e serve mais um chope.

TORELA:
Vamos molhar as palavras, amigo?!

Adriano concorda com um movimento de cabeça

ADRIANO:
(falando ao telefone)
Aquele pessoal do Nordeste ficou interessado
na linha de irrigação, viu?

TORELA:
(falando para a câmera)
Acho que, nesse caso, é irrigar as palavras...

TORELA deixa o chope sobre a mesa e sai. Adriano continua ao telefone.

V3. VIDEOGRAFIA. Fotos históricas da sociedade do café. Imagens de algodão de cana de açúcar.

LOCUTOR OFF:
Desde muito cedo a agricultura fez parte da história da cidade. Ribeirão Preto já foi a capital do ouro verde, o café. No início do século passado, muito dinheiro e glamour vieram para esta região graças ao sucesso internacional que o café plantado em nossas terras vermelhas conseguia. Depois da crise de 29, o café deixou de ser o carro chefe da economia regional e deu lugar primeiro ao algodão e, mais tarde, a um marzão verde e sem fim. Um mar de cana de açúcar.

2B. INT. CHOPERIA PINGUIM. MESA DE ADRIANO.
TORELA, o garçom, está ao lado de ADRIANO que ainda conversa pelo celular. O garçom olha para ADRIANO e se vira para a câmera.

TORELA:
(para locutor)
A gente, quer dizer, você não pode esquecer de dizer que o que manda na economia de Ribeirão Preto, hoje, não é só a agricultura, não! O comércio é que é forte por aqui.

LOCUTOR OFF:
Sim, eu sei, mas...

TORELA:
(interrompendo)
Mas que na região, Sertãozinnho, Serrana, Guariba, vixe!... predomina a agroindústria, principalmente a sucro-alcooleira que...

LOCUTOR OFF:
(interrompendo)
Que produz vinte e nove por cento do açúcar e do álcool consumidos no país... Eu ia falar isso mesmo!

V4. VIDEOGRAFIA. Imagens de usinas da região e campos cultivados.

LOCUTOR OFF:
É verdade. O pólo sucro-alcooleiro da região de Ribeirão Preto é o maior do mundo.Para o ano de 2002, a estimativa é de uma produção de 70 milhões de toneladas de cana. A busca de um combustível renovável e a revitalização do Pró Álcool indicam um potencial de crescimento ainda maior para o Setor. Agora, vamos voltar a conversa do ADRIANO.

2C. INT. CHOPERIA PINGUIM. MESA DE ADRIANO.
TORELA surge por trás de ADRIANO que ainda fala ao telefone.

TORELA:
(falando para a câmera)
Mas ninguém falou que a região também é grande produtora de grãos e de amendoim.

ADRIANO dá uma pausa na conversa ao telefone, cobrindo o fone.

ADRIANO:
(falando para a câmera)
E de laranja. Esqueceu de Araraquara, Matão, Bebedouro...

V5. VIDEOGRAFIA. Imagens da Agrishow.

LOCUTOR:
Ta certo, gente. Mas aquela conversa do ADRIANO , lembra? Então! Ele e o Matias produzem implementos agrícolas e resolveram montar um stand na Agrishow, a maior feira de Agribusiness da América Latina que acontece todo ano em Ribeirão Preto. O resultado?

2D. INT. CHOPERIA PINGUIM. MESA DE ADRIANO.

ADRIANO ainda fala no celular.

ADRIANO:
Verdade, Matias! Negociamos toda a produção
até 2004! Ahhhh!

ADRIANO pega a tulipa de chopp e levanta no ar, num brinde.

ADRIANO:
Vou até tomar um chope pra você, Matias. Sente só.

ADRIANO dá um gole no chope.

3. INT. CORREDOR DO SHOPPING
A câmera caminha para outra mesa. Durante o movimento, focaliza um casal de namorados passeando no corredor do Shopping, olhando vitrines.

LOCUTOR:
Esse casal está fazendo o que a região mais faz aqui em Ribeirão Preto: comprar. É verdade! Dá só uma espiada...

V6. VIDEOGRAFIA. Fotos históricas de imigrantes, comércio, centro. Imagens dos Shoppings, centros comerciais atuais.

LOCUTOR:
A história mostra que a incrível capacidade de receber bem foi a principal responsável pelo desenvolvimento de Ribeirão Preto. A natureza foi a primeira a dar boas vindas aos desbravadores. A chegada e a fixação dos imigrantes para o trabalho na agricultura representou um marco na vida da cidade. Os italianos,
alemães, espanhóis e japoneses que vieram pra cá, não eram apenas agricultores. Muitos eram comerciantes, artesãos, práticos de odontologia, ourives. Eles deram início àquela que hoje é a principal atividade da cidade: o comércio e a prestação de serviços. A área de influência de Ribeirão Preto prolonga-se por mais de 30 mil km quadrados e atinge 3 milhões de pessoas, em mais de 80 cidades. Claro que a localização geográfica ajuda muito... E ainda tem os 3 shoppings centers, as centenas de estabelecimentos instalados em diversos centros comerciais e uma sólida infraestrutura de transporte e serviços. A força do setor terciário projeta Ribeirão como pólo de desenvolvimento do turismo de negócio, com capacidade hoteleira de mais de 4.500 leitos. Isso é que é hospitalidade, hein? Com a palavra Gilberto Magioni:

3A. INT. CORREDOR PRÓXIMO CHOPERIA PINGUIM.
Casal de namorados sai de uma loja.

LOCUTOR:
Viu só! Lá vão eles felizes com mais um presentinho na sacolinha.

Câmera completa o movimento até outra mesa. Onde estão alguns estudantes: MOSCA, KEL e SANDRINHA.


4. INT. CHOPERIA PINGUIM. MESA DE MOSCA, TELMA E SANDRINHA.
Os amigos bebem chope, refrigerantes e comem lanches.

MOSCA:
O show foi irado, galera! Tava lotado.

KEL:
Capital Inicial é demais.

SANDRINHA:
(cantando)
O mundo vai acabar e ela só quer dançar!

MOSCA:
Cara, essa música foi show!

LOCUTOR OFF:
Eu prefiro aquela que o Dinho canta com o Kiko Zambianchi.

Os três estudantes olham para a câmera:
MOSCA, SANDRINHA E KEL:
(juntos, cantando)
Se um dia eu pudesse ver meu passado inteiro...

V7. VIDEOGRAFIA. Fotos antigas, imagens do Pedrão e do quarteirão paulista

LOCUTOR OFF:
A moçada é animada, mesmo! Desde sempre. Na época da sociedade do café, Ribeirão já era um centro cultural. O Teatro Pedro II é um símbolo do charme daqueles anos. Inaugurado em 1930, o Pedrão sofreu com sucessivas crises econômicas e com um incêndio que quase destruiu a bela construção. Mas, como uma fênix, ele renasceu, após um cuidadoso projeto de reconstrução.
O Pedrão foi erguido no famoso quarteirão Paulista, onde estão o Palace Hotel, que está sendo restaurado e o belo Edifício Meira Júnior. Bem pertinho está o Edifício Diederichsen, a primeira construção vertical do interior. E foi aí, abaixo do Edifício Diederichsen que nasceu um pequeno restaurante e choperia que, muitos acreditavam, recebia chope por uma tubulação que vinha direto da fábrica da Cervejaria Antarctica. Quem não conhece o Pingüim? É a cara de Ribeirão Preto! Hoje, Pingüim está mais moderninho e tem filiais em 2 Shoppings. Aliás, a alta temperatura é uma ótima desculpa para beber um chope gelado nas centenas de bares espalhados pela cidade.

V8.VIDEOGRAFIA. Imagens de espaços culturais da cidade e do Núcleo de Cinema. Trechos dos filmes já produzidos.

LOCUTOR OFF:
Vários espaços dedicados à música, teatro, artes plásticas, dança fazem de Ribeirão Preto a capital da cultura. Os principais espetáculos do mundo são encenados aqui. As mais de 30 salas de cinema fazem parte do circuito comercial e também há espaço para a produção independente. O Núcleo de Cinema, uma organização não governamental, trabalha para transformar a cidade num pólo cinematográfico nacional. A produção de documentários, curtas e longas em Ribeirão Preto já é uma realidade graças aos esforços do Núcleo.

5. INT. CHOPERIA PINGUIM. MESA DE DONA MÁRCIA, SEO TONY E DO GAROTO ERON.
DONA MÁRCIA, SEO TONY e ERON estão concentrados na leitura de livros. Cada um lê um livro diferente. A cena se estica um pouco. Ouve-se apenas o burburinho do bar. Os três viram as páginas em sincronia perfeita. Sorriem juntos, reagindo ao texto dos livros. TORELA passa pela mesa e olha, curioso. Sai de cena.

V9.IMAGENS DA FEIRA DO LIVRO

LOCUÇÃO OFF:
O Programa RIBEIRÃO DAS LETRAS está formando uma sociedade de leitores. A Feira Nacional do Livro faz parte do programa. Além da exposição e venda de livros, a Feira também serve como local para debates e para o encontro entre escritores e leitores.

5A. INT. CHOPERIA PINGUIM. MESA DE DONA MÁRCIA, SEO TONY E DO GAROTO ERON.
DONA MÁRCIA, SEO TONY e ERON continuam a leitura.

LOCUTOR OFF:
Dona Márcia, Seu Tony e o neto Eron adoram a feira. Deu para perceber, né?

V10.CONTADOR DE HISTÓRIAS, INAUGURAÇÃO DE BIBLIOTECAS, BIBLIOTECA VOLANTE.

LOCUTOR OFF:
Um dos objetivos do Ribeirão das Letras é inaugurar 20 bibliotecas por mês em todos os bairros da cidade. Mais de 80 bibliotecas já foram inauguradas. Tem até biblioteca volante que faz o maior sucesso nos canteiros de obras públicas e da construção civil

V11. IMAGENS DE PRÉDIOS EM RIBEIRÃO PRETO.

LOCUTOR OFF:
E por falar em Construção Civil, Ribeirão Preto não pára de crescer. E pra todos os lados. Com base num plano diretor,então, a competência e o talento de engenheiros, arquitetos e suas equipes aparecem em obras que podem até ser chamadas de... obras de arte.

6.INT. CHOPERIA PINGUIM. MESA DE MOSCA, SANDRINHA E KEL.
O telefone celular de KEL toca. KEL atende. É TALMA, falando do quarto da casa dele. Diálogo em Split Screen.

KEL:
Alou.

TALMA:
Fala, KEL?

KEL:
E aí, TALMA! Não vem pra cá, não.

TALMA:
Vou nada, cara! Tenho prova amanhã...

KEL:
Dá só uma passadinha.

MOSCA:
(interrompendo)
Desencana, mermão!

KEL:
(para MOSCA)
Pára, MOSCA!

TALMA:
KEL, se der eu pinto aí mais tarde!

KEL:
Ta bom! Vê se não dorme em cima dos livros de novo, hein? Beijão.

TALMA:
Outro!

7. INT. QUARTO DE TALMA:
TALMA está debruçado sobre livros, ao lado de um computador.

LOCUTOR OFF:
O TALMA é um dos mais de 150 mil estudantes de Ribeirão Preto.

V12. VIDEOGRAFIA. Imagens das diversas Faculdades de Ribeirão Preto.

LOCUTOR OFF:
São dezenas de faculdades com cursos em todas as áreas e dezenas de escolas. A cidade é um verdadeiro pólo de educação e tecnologia. A movimentação dos estudantes deixa Ribeirão com uma cara super jovem e colorida. Tem gente do Brasil inteiro estudando aqui.

7A. INT. QUARTO DE TALMA.

TALMA:
Curitiba.

8.INT. CHOPERIA PINGUIM. MESA DE MOSCA, KEL E SANDRINHA.
Os estudantes falam diretamente para câmera que se movimenta em chicotes.

KEL:
Sampa

SANDRINHA:
Brasília.

MOSCA:
Serrrrtãozinho...

KEL e Sandra riem do sotaque de MOSCA.

V13. VIDEOGRAFIA. Imagens de Hospitais, Clinicas

LOCUTOR OFF:
Ribeirão preto também tem muita vocação para a saúde, através do ensino e pesquisa, serviços e produção industrial. A USP, campus Ribeirão, mantém respeitados cursos de medicina, odontologia e outros na área de saúde e biológicas. Outras faculdades também oferecem cursos conceituados nessas áreas, fazendo da cidade um centro de formação de profissionais da saúde.

9.INT. CHOPERIA PINGUIM. MESA DE PAULA E EDUARDO
PAULA e EDUARDO estão conversando numa mesa. A câmera se aproxima. PAULA fala com a Câmera.

PAULA:
Meu nome é PAULA. Sou médica e me formei aqui na USP. Estou terminando minha residência no HC.

V14 VIDEOGRAFIA. Imagens do HC.

LOCUTOR OFF:
A simpatia da PAULA e de seus colegas e um atendimento qualificado, atraem para a cidade pacientes de todo Brasil que encontram tratamento em todas as especialidades nos diversos hospitais e centenas de clínicas
O hospital das clínicas de Ribeirão Preto, com uma área construída de mais de 72 mil metros quadrados e mais de 600 leitos, tem capacidade para atender 1.500 pacientes por dia. A área de influência do HC engloba uma população superior a 10 milhões de pessoas!
Os métodos de fertilização “in vitro” – chique, né? - dominados por profissionais e instituições de saúde da cidade, são considerados os mais eficientes do país.
Essa grande atividade no setor de saúde incentivou a instalação de grandes indústrias de medicamentos, suprimentos e tecnologia.

10. INT. CHOPERIA PINGUIM.
TORELA caminha com uma bandeja de chope

TORELA
Claro que você vai falar das outras indústrias além da Saúde, né? Tipo: Indústria Química, de Alimentos e Metalurgia. E tem também as indústrias de calçado de Franca.
(mudando tom)
Eu já trabalhei numa cozinha industrial, sabia?

V15. VIDEOGRAFIA. Imagens das principais Industrias de Ribeirão Preto e do Distrito empresarial.

LOCUTOR OFF:
É verdade? Pois as Industrias de Ribeirão Preto também são beneficiados pela localização privilegiada, junto à Rodovia Anhanguera e de um entroncamento viário que liga a cidade aos principais mercados do país. A internacionalização do aeroporto Leite Lopes também vai incentivar a exportação dos produtos locais e trará para a região novas indústrias na mão de obra qualificada oferecida pela região. Agora também tem o Distrito Empresarial, com toda a Infra estrutura!

11.INT. CHOPERIA PINGUIM. MESA DE DONA MÁRCIA, SEO
TONY E DO GAROTO ERON.
DONA MÁRCIA, SEO TONY e Eron continuam lendo o os livros, na mesma posição que estavam na cena 5. Torela passa pela mesa, novamente. Olha, coça a cabeça e sai.

VANDA OFF:
Menina, vou te contar um bafão!

12. INT. CORREDOR DO SHOPPING. ENTRADA DE UMA LOJA.
VANDA está conversando com uma amiga que não aparece na cena.

VANDA:
Eu teclei com ele umas 3 vezes. Então, ele passou o número de telefone aqui de Ribeirão. Eu só conhecia o cara do CHAT. Liguei e uma voz linda atendeu! Que voz!

V16. VIDEOGRAFIA. Várias imagens do Parque Curupira. Reconstituição da História de VANDA. Ela vai ao Parque Curupira esperando um príncipe e encontra um sapo.

VANDA OFF:
A gente marcou de se encontrar lá no Curupira. Cê conhece lá? É lindo, menina. Aí ele combinou assim: ele ia com uma camisa listrada e uma calça branca. A gente marcou no mirante, sabe? Bom... Cheguei lá e ele já tava paradão no mirante! Que dó! Não era bem o meu tipo, não! Acho que ele ta lá plantado até hoje...

12A INT. CORREDOR DO SHOPPING. ENTRADA DE UMA LOJA

VANDA:
Básico, menina!

V17. VIDEOGRAFIA. Imagens dos palacetes e das Sete Capelas

LOCUTOR OFF:
O Parque Curupira é um ótimo lugar para relaxar. Aliás, a paisagem de Ribeirão Preto é um convite a passeios diferentes. Das fazendas dos coronéis do café por exemplo, resistiram as grandiosas sedes. Francisco Schimdt comprou a fazenda Monte Alegre no final de século 19 e comandava seu império confortavelmente instalado na sede, que hoje abriga o Museu do Café. O Campus da USP também ocupa boa parte da área da antiga fazenda.
O encontro da fé paulista com o fervor imigrante fica transparente na galeria de devoção a céu aberto. Entre as muitas e belas igrejas existentes na cidade destaca-se o Santuário das Sete Capelas, incrustado na escavação de uma pedreira. As Sete Capelas ficam no Morro de São Bento, onde ainda estão o mosteiro, a Casa da Cultura, dois teatros e o Bosque Municipal, com um belo Jardim Japonês.
Prefere um passeio exótico? Que tal dar bananas aos macaquinhos da Mata Santa Tereza? Não vale dar doces, refrigerantes e outras guloseimas, hein? Que bunitinho...

13.INT. CORREDOR DO SHOOPING.
Alex, jogador de basquete do COC, caminha pelos corredores do Shopping. Ele está terminando de comer pipoca e amassa o saquinho. Alguns metros a frente de Alex está uma lixeira. Alex olha para a lixeira e depois para o papel que está em suas mãos. Assume a posição de arremesso e lança a bola de papel até a lixeira. A bolinha segue em Slow Motion e cai na cesta.

V18. VIDEOGRAFIA. JOGO DE BASQUETE DO COC.
Alex comemora uma cesta em jogo do COC. Imagens de jogadas do time.

LOCUTOR OFF:
Este é o Alex, jogador do COC Ribeirão. Porque não é apenas o Futebol que agita a torcida de Ribeirão, não! O time do COC representa a cidade nas maiores competições nacionais e internacionais, conquistando títulos importantes e incentivando a meninada a praticar esse esporte cada vez mais popular na região.

14. INT. CHOPERIA PINGUIM. MESA DE DONA MARCIA, ERON E SEO TONY.
DONA MÁRCIA, SEO TONY e ERON continuam na mesa, lendo calmamente. TORELA passa ao fundo e olha, ainda confuso.

V19. VIDEOGRAFIA. Imagens de água em torneiras, jatos, mangueiras, copos. Outros pontos da cidade.

LOCUTOR OFF:
As palavras para definir Ribeirão Preto são: qualidade de vida. Claro que sempre temos um problema ou outro para resolver. Mas é legal perceber que quando os problemas aparecem, a população se mobiliza para resolver rapidinho. Hoje, a cidade tem 100% do esgoto tratado, toda água consumida vem de poços artesianos e existe um cuidado grande com a natureza. Aqui, a gente ainda encontra um clima de interior mas combinado com tudo que uma metrópole oferece. Viver aqui e um barato tão grande que a gente sente orgulho de dizer que é de Ribeirão Preto. Tem orgulho de mostrar a cara para o mundo.

15. INT. CHOPERIA PINGUIM. MESA DOS TURISTAS.
O Locutor está sentado numa mesa com diversos turistas de vários países: Senegal, Japão, Índia, Alemanha, Itália.

LOCUTOR:
E é bom conhecer gente nova, ouvir histórias, fazer história. Nessa troca, Ribeirão é especialista. Se você ainda não conhece a cidade, venha logo. De avião, apenas 45 minutos na Ponte Aérea Ribeirão-Sampa. Rapidinho. Pode ser de carro pela Anhanguera. Ou num dos mais de 900 ônibus que chegam aqui todos os dias por tantas estradas e rodovias. Vem de bicicleta, carona, disco voador. Chegar aqui é muito fácil, difícil é ir embora.

O garçom TORELA aproxima-se do LOCUTOR.

TORELA:
É verdade. Eu já estou aqui há 17 anos!

RUBENS aproxima-se com um chope na mão.

RUBENS:
Há 17 anos? Em 85 cê veio pra cá?

TORELA concorda.

RUBENS:
Em 85 o Bota meteu 4 no Bafo. Um, dois, três, quatro! Lá no Palma Travassos!

TORELA:
Que Bota! Dá uma olhadinha na minha roupa!
Sou corintiano e comercialino!

FARIAS também se reúne ao grupo. A câmera começa um movimento de afastamento para um plano mais geral. O diálogo vai caindo em fade enquanto os primeiros acordes do encerramento musical começam a ser percebidos.

FARIAS:
(para Rubens)
Tomou, papudo! E você esqueceu de falar daquela vitória memorável do bafo em 74, gols do Davi e do Jader! Lá no Santa Cruz!

RUBENS:
Quer saber? No final, tudo acaba em chope mesmo!

TORELA:
(para locutor)
Vai um chopinho?

LOCUTOR:
Opa! Só se for agora!

16. INT. CHOPERIA PINGUIM. MESA DOS TURISTAS.
TORELA, LOCUTOR, RUBENS E FARIAS continuam conversando enquanto a câmera se afasta. Um músico da cidade é enquadrado sentado numa das mesas do bar, interpretando uma releitura do Hino de Ribeirão Preto. A música é ilustrada com um clip de encerramento e acompanhada pelos meninos do Bate Lata. O Pingüim animado do início volta neste clip, dançando. Fim da Trilha

17. INT. CHOPERIA PINGUIM. MESA DE DONA MARTA, SEO TONY E ERON.
DONA MARTA, SEO TONY e ERON estão lendo livros na mesma mesa. TORELA entra no quadro, olha para os três. Sai. Alguns segundo depois, TORELA retorna com uma cadeira e um livro nas mãos. Acomoda-se ao lado do trio de leitores e também começa a ler um livro. Os quatro viram as páginas sincronizadamente.

FIM

FADE OUT

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui